GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO: ESSA LUTA É DE TODOS


Segundo o site do CNTE, a Greve Nacional da Educação foi um sucesso. Durante 03 (três) dias, professores e demais trabalhadores e trabalhadoras da área pararam suas atividades, para cobrar o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério e dos compromissos assumidos pelos governadores e prefeitos, para com a categoria. O Movimento envolveu as redes estaduais e municipais de ensino. Em alguns estados, como Pernambuco, mais de 85% das escolas pararam. Em muitos Municípios - Brasil a dentro, como diz o poeta Samuel Barrêto - a adesão foi quase total, caso de Curitiba, onde 95% dos educadores saíram às ruas para protestar.
De acordo com o presidente da CNTE, a próxima batalha dos trabalhadores da Educação é fazer uma campanha contra a votação, no Congresso, do projeto de Lei que altera os critérios de reajuste do piso, colocando apenas o INPC como fator de correção. "Nós não aceitaremos isso. Aceitamos discutir sobre a questão, mas não vamos discutir nada que não seja valorização. Aliás, o próprio ministro Aluízio Mercadante já se manifestou a respeito e na sua fala ao Congresso Nacional ele disse que não dá para ser simplesmente o INPC o fator de reajuste do piso", afirma. (Fonte: CNTE)
Pedreiras e Trizidela do Vale escreveram mais um importante capítulo de suas histórias. Nos dias 14, 15 e 16, professores se manifestaram junto à sociedade e denunciaram todo o descaso, falta de respeito e desvalorização que têm passado. Na luta da Classe, além do que se propunha a greve, foi possível reivindicar, denunciar e reclamar a má administração pública que está falindo o sistema público educacional do Brasil.
Com manifestações nas principais Avenidas e Praças de Pedreiras e Trizidela do Vale, centenas de professores marcharam e ergueram suas vozes, delatando e apontando todos àqueles que prejudicam a educação. Nas Praças da SUCAM e Corrêa de Araújo, houve importantes discussões, palestras e debates para que a toda população ficasse sabendo o motivo da paralisação. Para tanto, a mídia informativa, em suas várias vertentes se fizeram presentes no intuito de amplificar o “grito” do Movimento.
O encontro final ocorreu às 16h na Câmara de Vereadores de Pedreiras e transcorreu de forma muito proveitosa. Muitas preleções no dia deram um justo fechamento ao Movimento. Francinete Braga; Professor Elcinho Gírio; Professora Elionai Brasil; Gisele Leal, Presidente do SIMPROESSEMA; Ana Roberta, Presidente do SINDSERP; Antonio Nilson, Presidente do SINDSETV; Professor Eliud; Vanessa, Representante dos Alunos, compuseram a mesa, onde logo depois foi lhes oferecido a palavra, cada um explanando sobre temas relacionados ao motivo da greve.
O encontro teve momentos marcantes, ao sabor de falas sábias de professores conscientes e conhecedores da causa, os quais destacamos o desempenho impecável do professor e ex-vereador Eliud, esse autêntico lutador, o último dos moicanos, para não dizer ex-petista que se mantém com postura digna dos velhos tempos de liderança partidária. Você deveria voltar, Eliud. Outro que falou pouco, falou por último e disse tudo, professor Jânio Matos: “Onde estão os nossos vereadores que são escolhidos por nós para nos representar. Se as Leis municipais não estão sendo cumpridas, então, essas falas dos senhores, aqui, na câmara estão servindo apenas de palanque e falácias, nada mais.” Ao terminar sua fala, professor Jânio Matos foi aplaudido.
Algumas pessoas que se intitulam líderes, que estão à frente de movimentos que reivindicam os direitos de diversas classes, precisam aprender que discursos raivosos e armados de todo tipo de preconceito e ódio, não levam a lugar nenhum. Os tempos são outros, senhoras e senhores.
A presença dos Vereadores, Klebinho Branco, Otacílio Fernandes, Robson Rios, Ceiça e Magnus Branquinho e Corró de Trizidela do Vale, só apimentaram mais o encontro.
SEGUE FOTOS ABAIXO:
MANIFESTAÇÃO NA AVENIDA RIO BRANCO

 



CÂMARA DE VEREADORES DE PEDREIRAS

        

13 comentários:

  1. Nessa mesa só se salvam dois: Roberta que está chegando agora e o mestre Eliude. Os outros são apenas figuras decorativas e sem expressão.

    Ex-aluno rede estadual.

    ResponderExcluir
  2. rapaz me diz uma coisa aonde é que elcinho dar aula hein, ele é professor de que mermo? porque se ele dar aula como escrve no blog os aluno tá morto, num vam aprender nada.

    Hanal Fa Beta

    ResponderExcluir
  3. Eliaeiounai, nem esse nome eu sei dizer. quem é essa ái mermo. o que tem de educadora meia tigela num é brincadeira. esse pessoal qí é bom só pra tá nos gabinete, no friim ganhando sem dá aula. pra cima de min sinhora.!!!

    Mobral Sil

    ResponderExcluir
  4. Klebinho fica tranquilo você não se elege mais, mais participe no seu final de mandado, porque antes você não participaria, vale tudo é ano de politica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EX AMIGO por um acaso tu é ex amigo por que mesmo, será que é porque ele não te deu um emprego pra tu não fazer nada.
      se os branco voltar a comandar esse cidade nos vamo volta pros trilho.

      Excluir
    2. Jaquellune, você não conhece Klebinho, pois eu te garanto ele é um verdadeiro mercenário.

      Excluir
  5. Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais são:

    1 – Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

    2. Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.

    3. Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

    4. Parentes e amigos empregados:Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

    5. Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

    6. Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos.

    É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

    7. Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos. Se o seu prefeito comete pelo menos um desses “pecados” fique de olho, reúna provas e denuncie.

    Vamos lá cidadãos!

    NOTA: SE ALGUNS DESTES EXEMPLOS OCORREM EM PEDREIRAS, É MERA COINCIDÊNCIA.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao professores pela manifestação, alguém tinha que tomar as rédias e se indignar, estamos fadados de ver desmandos na educação e pela falta de educação, confesso que sou professor e não tenho a coragem que tiveram, mas o caminho é este.meus parabéns aos organizadores

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo e ex-companheiro de Partido, Eliud.
    Estive na Câmara Municipal de Pedreiras, na audiência sobre o Piso Salarial dos professores e outras questões que envolvem a classe. Você, como sempre, companheiro, dando a sua parcela de contribuição na construção de uma sociedade mais dígna. Parabéns! Aconselho você a voltar, pois a política precisa de homens sérios e honestos como você.

    JF. Produções!

    ResponderExcluir
  8. Professora Elioenai minha mestre querida nunca esquecerei suas aulas, sempre segura no que dizia e sempre paciente. Precisamos de mais professores como a senhora.

    ResponderExcluir
  9. Eita, minino que inveja mata.....kkkkkkkkk....

    ResponderExcluir
  10. fico estarrecido em ver pessoas que denigre nós professores, existem pessoas para todo tipo , pois esses anônimos que ai acima citaram coisas absurdas em referências à Elcinho À Elionai e demais, fiquem sabendo que graças a nós professores vocês tem um futuro seja ele profissional ou educacional afinal todos vocês que estão ai acima criticando se sabem escrever isso é porque tiveram um professor para lhe ensinar, e outra é tão feio criticar quem você não conhece não achas senhores ou senhoras anônimos ou anonimas?

    Professor Edmilson Lima

    ResponderExcluir
  11. É muito complicado criticar só pelo simples fato do ato, sem nenhum respaldo, ofendendo gratuitamente só pra causar uma "fofoca" (pelo menos ao que parece). Antes de fazer uma análise de um profissional, primeiro se conhece esse trabalho! Pelo menos assim, seremos menos alienados..

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.