FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA: PEDREIRAS ESTÁ PERDENDO A GUERRA CONTRA A DENGUE?


Apesar dos recentes esforços Pedreiras está em situação delicada na Guerra Contra a Dengue. Centenas de pessoas entre fevereiro e março foram atendidas com os sintomas da doença. Os casos recebidos nas unidades de saúde foram notificados quase que na maioria das vezes, porém, sabe-se que a subnotificação é fator constante em nossa comunidade, muitas pessoas, sequer procuram atendimento médico, preferindo tratar-se por conta própria. Talvez seja até uma boa ideia, visto que o principal posto de atendimento, o Hospital Geral, encontra-se superlotado e sem condições de receber plenamente o seu cliente. A outra opção a Clínica Nossa Senhora das Graças, não saberíamos informar se está preparada para este tipo de atendimento. 

O alerta lançado pelo Ministério da Saúde, ano passado, colocando Pedreiras em estado de atenção, talvez não tenha sido interpretado pelas autoridades de saúde local com sendo de alto risco de epidemia. Mesmo sem testes sorológicos para fechamentos e comprovação dos casos, as mais de 200 ocorrências notificadas tiveram apenas 02 (dois) confirmações em laboratório privado. Os testes rápidos, mesmo tendo vários casos positivos, não são levados em consideração e não tem qualquer proveito na tomada de decisão pela gestão local. 

Nas recentes investidas da sociedade contra o Aedes egypti, mesmo com a sociedade se mobilizando, não se nota um resultado efetivo no combate a doença. Sob a batuta de ilustres Coronéis da estirpe de Simão da FUNASA e Ivaldo Lima, também da FUNASA e um batalhão de competentes soldados rasos, percebe-se que não houve uma estratégia consolidada, tão pouco tática eficaz, mesmo com o LIRAa ( Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) indicando uma grande infestação. A Educação em Saúde não saiu do ABC e comando de Lima, não saiu do gabinete do General, talvez o "secretário" devesse cair mais no campo de batalha. 

Estes recentes acontecimentos chamaram a atenção da Epidemiologia do Estado, que logo encaminhaou de São Luís uma equipe para a regional de Pedreiras, sob o comando da Tenente Graça Lírio enfermeira da secretaria de Saúde do Maranhão, os municípios da regional foram cobrados e, principalmente Pedreiras que tem o maior número de casos registrados de dengue, até mesmo mais que São Luís. Foram coletadas amostras de sangue pela equipe do Estado para confirmação dos casos suspeitos; contudo, ressaltamos que Pedreiras já sofre de epidemia de dengue, esperemos em Deus que não tenhamos baixas fatais. 

Sabemos que a população tem papel fundamental no combate ao Mosquito da Dengue, no entanto, sem um comando firme dos responsáveis por coordenar as ações do município nesta luta, não é inteligente apontar a comunidade como principal responsável pelo alastramento da doença.

8 comentários:

  1. Das coisas ruins que atrzam essa saúde de pedreiras esse cimão é um. O cara se axa o rei da cocada preta. Conselheiro de saúde de eraque, a saúde de mal a pió e ele calado emcima do muro. Tinha que cimão mermo.

    Dona Doença

    ResponderExcluir
  2. ainda bem qui deus num da aza a cobra. se esse simão fosse alguma coiza, meu deus.

    ResponderExcluir
  3. Entrei no terço dos homens e agora tô resando todo santo dia pra num adoecer. Quero morrer di uma vez só. porque adoecer em pedreiras e precisár da saúde daqui é moorer a minga.
    Esse simão é do concelho e só sabe babar.

    ResponderExcluir
  4. minino si depender de estrategia desse si mãocol para erradicar a dengue em pedreiras, nós tá é lascadim lascadim.
    Finalmente esse blog que vive dentro do gabinete do prefeito fez uma materia interessante, porque urtimamente vces tem só babdo o gobverono muncipal.

    ResponderExcluir
  5. Incrível o que Lima falou, é muito vergonho, o que está acontecendo em Pedreiras. Ou a turma do prefeito tá querendo mesmo é verba do Estado? Inclusive a maioria dos funcionários da FUNASA estão com o prefeito.

    ResponderExcluir
  6. Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Fala oposição,Raimundo Louro, Paulo César, Graça Melo, Totonho Chicote, Edmilson Filho, Ricardo do PT, Eliud, e Rogerio Vereador.

    ResponderExcluir
  7. gosto do lima, é um rapaz bom prestativo e umilde. agora esse cimão e essa clitiude são merda pura. num sei porque o lima segura eles na saúde tratando o povo mal como essa mulher e esse rapaz metido a atal.

    Sem sangue

    ResponderExcluir
  8. esse secretariozinho de pedreiras(ivaldo laranja) nao sabe porra nenhuma de politica, pensa que o povo e besta.ivaldo laranja tu pode e gastar o dinheiro que tu roubou da secretaria de saude que tu nao vai pra lugar nenhum ladrao discarado!!!!!!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.