A TRISTE SITUAÇÂO DOS GARIS

Uma cidade bem organizada é uma cidade limpa, via de regra. A limpeza do nosso município configura-se responsabilidade da Administração Pública, essa por sua vez, mantém um quadro de funcionários encarregados para o exercício de tais funções como: varrer ruas, praças e avenidas, coletar o lixo domiciliar, e manter as vias livres de detritos que possam carretar problemas a população.   

Nesse cenário aparece à pessoa ilustre do GARI, profissional da limpeza, que é pago para exercer uma função essencial. Embora seja uma atividade de suma importância, muitos os desvalorizam, esnobam sua atividade, associam esse profissional a um pobre coitado que não teve oportunidade de escolha, restando essa como única opção.  

Faço um desafio a todos os leitores desse blog, a imaginarem suas vidas sem esses profissionais, que faça sol ou chuva estão trabalhando, e mantendo a cidade limpa. Fico imaginando a difícil vida de um Gari, que faz de suas forças a coragem de se manterem honestos, muitos descartam suas vaidades para poderem se manter dignamente.

A ofício de Gari, não é nada fácil, ainda mas, quando não há um apoio para o exercício da profissão. Os Garis de Pedreiras, trabalham de forma sub-humanas, sem qualquer preparo sistemático, falta de um tudo, luvas, botas, mascaras, falta os cuidados básicos, muitos arriscam suas vidas, manuseando os detritos de forma incorreta. O lixo hospitalar, mistura-se com o lixo domestico, colocando em risco a saúde do pai de família que se submete a esse trabalho, para proporcionar o mínimo para seus familiares.

Quem tiver a oportunidade de passar enfrente ao Garajão da prefeitura de Pedreiras, terá a noção da precariedade que os garis enfrentam, só o cheiro desagradável de lixo que empesta as caçambas faz com que nos desperte ânsia de vomito, o mau cheiro é muito forte.


Cadê a administração Pública que não vê isso? Até já sei a possível argumentação do Sr. Bento, possivelmente alegará que os próprios profissionais não querem usar os EPI’s, porém, essa justificativa não convence já que é de responsabilidade do município impor o uso obrigatórios desses equipamentos, visto que se algo de trágico acontecer será acarretado as responsabilidades a administração do município. 

Cadê os vereadores que também não olham por esses trabalhadores? Sr. França,  você já parou para se colocar no lugar desses garis? Você que só vive no garajão, melhor que ninguém, deveria ser o apoio desses homens e mulheres que tanto precisam de melhores condições de trabalho.

Fica ai a dica, para os futuros candidatos a prefeito e vereadores. Olhem com atenção a essa classe de trabalhadores, que tanto tem colaborado para o esplendor de nossa cidade, não os explorem, não os enganem com promessas que vocês nunca irão cumprir, vejam essas pessoas como seres humanos e não como bichos, oportunizem a eles o mínimo de dignidade para uma vida saudável.

46 comentários:

  1. Pedreiras esta a cada diaesquecendo os requisitos basicos para o bem estar da população, entre ela está a coleta de lixo, apesar de ser algo que ta funcionando bem. A preocupação realmente é quanto ao profissional que não tem qualificação e nem apoio material para fazer seu trabalho com segurança.

    Ass. Antonio Filho

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de me manifestar a favor da melhoria na Qualidade de Vida no Trabalho, a famosa QVT, principalmente no caso dos GARIS, mas tambem quero esclarecer que ja foram feitos inumeros pedidos por parte dos vereadores em relação a vestimentos adequados como luvas, botas, farda etc. Porém todos temos conhecimento que são pedidos, a execução tem que ser autorizada pelo executivo. Podem ter certeza que na proxima sessão estarei cobrando novamente as melhorias.
    Abraços e sempre a disposição.

    ResponderExcluir
  3. Será muito bom vereador. Por favor faça mesmo. O tratamento que nós trabalhadores recebemos da prefeitura é no minimo desumano.

    de já Agradecemos, todos os Garis.

    Maria de Jesus

    ResponderExcluir
  4. Gente um gari ter um equipamento que proteja sua propria saúde é DIREITO...como é que pode eles recolhem todo e qualquer tipo de lixo com as proprias maos sem preteção alguma...DESUMANO....

    ResponderExcluir
  5. A prefeitura não adianta dizer que os garis não gostam, estragam muito rápido ou não querem usar o fardamento e EPI'S. Se falar isso (e o que eles tem falado), simplesmente e mais um certificado de incompetência da administração pública.

    Ass: Carlo Florêncio

    ResponderExcluir
  6. o mais engraçado é a importancia que se dão a alguns e se tiram de outros. Vejam bem, so o aluguel do carro do Liminha custa em media por mes 3.000 reais. Poxa tudo isso pra uma pessoa, enquanto que para um grupo de garis, nao tem nem luvas nem mascaras, nem botas, e se algum desses garis passar mal, nem um atendimento bom nos hospitais eles terão.

    ResponderExcluir
  7. É se olharmos para administração como um todo há alem dos garis muitas coisas desumanas.Acorda gestão o povo estar esperando ação de voces,ou vão agir apartir de março do ano q vem?

    ResponderExcluir
  8. E o Elias Bento ainda pensa em ser prefeito ou vereador. Vai entender esse povo

    ResponderExcluir
  9. Acho que o frança vive no garajão so atras dos votos dos gari hehe

    ResponderExcluir
  10. observa-se que tanto a cidade de Pedreiras como Trizidela do Vale há uma grande produção de lixo, no entanto, não vejo nenhum trabalho que estimule na prática a coleta seletiva do lixo, pois esta ação ajudaria muito o trabalho dos garis, preservava o meio ambiente e toda a população. além disso, os veriadores deveriam fazer um projeto de políticas públicas voltado para reciclagem do lixo, há muitos desempregados e com a coleta de lixo e um local para reciclar seria essencial para todos nós. Hora de agir... (Magna)

    ResponderExcluir
  11. Acessores para Poeiras e Detritos!

    ResponderExcluir
  12. Gente saibam que cidade limpa, tubulações de esgotos subterraneo, isso nao gera votos. eles preferem trazer uma banda (q nem isso estao trazendo) do que investir na infra estrutura, nem sei pq que tem essa secretaria sendo que ela nao faz nada.

    ResponderExcluir
  13. Gent alguem pode me dizer o q aconteceu com a ponte do palmeirinha.TERMINA OU NÃO TERMINA.pedras tira umas fotos dela e faz uma matéria q tá precisando d um empurrãozinho pra ver c termina.

    ResponderExcluir
  14. A ponte da palmeirinha, que por sinal, só estava sendo construida por intermedio da vereadora Ceiça, tem sido motivo de grandes questionamentos, a respeito de sua estrutura. Um grande amigo meu, que trabalha na prefeitura, afirmou que não teria como construir uma ponte maior de duas vias, pois o custo é altissimo. de acordo com esse amigo, a ponte ainda nao está concluida. Veremos o que vai acontecer.

    Secretario dê sua opniao:

    ResponderExcluir
  15. Se a pont tá sendo contruida por intermédio da vereadora eu pesso a ela q fiscalize o q tá acontecendo e dê uma resposta ao povo q precisa daqla ponte contantiment.

    ResponderExcluir
  16. Apenas o vereador Branquinho c manifestou em relação a situação dos garis.Cadê os outros eles não precisam do voto deles? ou estão por tras das cortinas.

    ResponderExcluir
  17. Bento e França aparecam para se justificarem

    ResponderExcluir
  18. Eu sou morar do parque das palmeiras e a Vereadora Ceiça tem sido prestativa demais ao povo, pena que ela depende do prefeito pra fazer mais coisas pelo povo, mas a ponte era um sonho nosso e ela conseguiu, pena que nao fizeram do jeito certo.

    ResponderExcluir
  19. Ceiça é muito prestativa mesmo, pena que está do lado de um governo decadente. Mas, fique tranquila vereadora, o povo está vendo sua luta.

    Zé De tumé

    ResponderExcluir
  20. É mas se ela decidui apoiar o prefeito,então é sinal q assina embaixo do q ele faz;ai vem a pergunta cadê a entrada do conjunto ?e o posto de saude por ela prometido?ela é posição então deveria ter um pouco mais de credito com o homem.A questão não é ser prestativa para alguns tem q trabalhar pra comunidade no geral.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com vocÊ anonimo, mas veja que o prefeito nao dá conta nem das vontades dele, quanto mais dos vereadores. #fato

    ResponderExcluir
  22. Vontades dele ou do sogro?

    ResponderExcluir
  23. Já foi aprovado, por unanimidade, requerimento do vereador Davi Leite solicitando a aquisição de material de proteção aos garis
    Só resta o secretário de infra – estrutura colocar em sua agenda como prioridade.
    É um absurdo admitir que essas pessoas que realizam o trabalho de limpeza e coleta do lixo, principalmente o lixo hospitalar, fiquem expostos dessa maneira.
    Lembrando que não é só em Pedreiras que existem garis, basta atravessar a ponte que também iremos encontrar os mesmos problemas.
    Espero que com a implantação da usina de plasma, possamos nos fazer dizer que esse problema, enfim, foi solucionado.
    Precisamos estruturar a equipe da limpeza publica tanto no que diz respeito a Material de proteção, quanto em transportes adequados.
    A utilização de caçambas e tratores no transporte desses lixo, é outra questão há ser observada.

    ResponderExcluir
  24. Kleber, confio em você espero que este fardamento esteja como os garis até o final de OUTUBRO. pode SER? queremos uma posição certa.

    VARREDORA DE RUA, MARIA INÊS

    ResponderExcluir
  25. Eu acho engraçado é que toda cobrança que se faz aos vereadores eles dizem que ja estao sendo providenciados. kkk Só que a gente nunca vê.

    ResponderExcluir
  26. ainda bem q o vereador Klebinho c manifestou.mas cadê os outros?

    ResponderExcluir
  27. concordo com vc JP falam q prfeito não atende os reqrimentos deles ,mais não sai do pé do prefeito.Virem oposição seus vereadores e chutem o pau da barraca pra ver c as coisas não acontecem.

    ResponderExcluir
  28. Concordo anonimo tá faltando é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Esses vereadores n~eo tem ideia da dificil vida de um Gari, só lembram deles na hora da eleição.
    Eu duvido se um desses vereadores teriam coragem de se quer comer na casa de um gari.

    ResponderExcluir
  30. Vereadora Ceiça??prestativa??quando??aonde??eu moro colado da casa dela e não to vendo isso não...que ela reze muuuuito...mais muuuuuito mesmo caso ela queira ganhar ano que vem de novo....nos aki do parque das palmeiras ainda hoje aguardamos a caixa de agua...o posto de saúde...e principalmente o asfalto da entrada do parque das palmeiras que esta uma verdadeira VERGONHA,mais ela afirmou que ate julho o asfalto ja estaria colocado,hoje são 17 de que mesmo??ah ta de agosto,vem alguem aki na entrada do parque das palmeiras,e veja se tem asfalto,Ceiça não prometa aquilo que vc não pode cumprir,nos do Parque das Palmeiras estamos decepcionados demais com vc,acreditamos em uma ilusão de que elegendo uma vereadora aki mesmo do parque das palmeiras,as coisas iriam melhor,mais foi so ilusão mesmo

    ResponderExcluir
  31. Ainda hoje aguardamos aquela sua "força" que vc prometeu na campanha pra gente Ceiça....nós sabemos que vc pode dar emprego pra muita gente....porem vc esqueceu de seus vizinhos do Parque das Palmeiras,mais tudo bem,ano que vem vc ira vir nas nossas portas novamente pedir voto....vc pode ate pedir....mais se vc terá esses votos de novo.....sei não...ti cuida Ceiça,veja bem o que vc ta fazendo,minha familia e meus amigos tem muitos votos pra vc,mais vc pode perder todos eles.

    ResponderExcluir
  32. Sou do parq das palmeiras tambem e concordo com os dois anonimos acima a vereadora Ceiça pra nós foi e estar sendo uma verdadeira decepção.Quem mora proximo sabe q até um bom dia dela é dificil receber,quanto mais sua promessas d campanha(especialment a entrada do conjunto)VEREADORA preste atenção em qual casa vai pedir voto novament,pq vai receber muito não na cara.

    ResponderExcluir
  33. parece q a vereadora ganhou para prestar serviço para o prefeito e não para o povo.é uma pena pq ela tá perdendo a oportunidade d fazer sua carreira politica.

    ResponderExcluir
  34. Estou indignada com a entrada do parq das palmeiras e é pq temos dois vereadores (Antonio França e Ceiça)França pelo menos não foi tão votado aqui,mais a Ceiça tirou a maioria dos seus votos no parque e vila das palmeiras.Depois dizem q o povo é esquecido;esquecida é essa vereadora q nem lembra mais o q prometeu em campanha(na palestra enfrent a igreja)vou lembrar vereadora :entrada do conjunto,posto d saude entre outras.q raaaaaiva d ter confiado!

    ResponderExcluir
  35. Vereadora ainda da tempo d correr atras do prejuizo.O parque das palmeiras aguarda sua boa vontade.

    ResponderExcluir
  36. eu acredito piamente que todos os Garis receberão todo o meterial necessario para desenvover um bom trabalho,pois...faltam poucos meses para terminar o ano.E sabe o que tem o ano que vem? Adivinha!? ELEIÇÃO....KKKK nesse periodo tudo acontece!!!!!! tens alguma duvida? Espere e veras!!!

    ResponderExcluir
  37. Moro na Europa, mas sou filha de Pedreiras e atualmente estava na cidade. Pude observar o descaso com a higiene e limpeza do mercado central! É uma desordem, lixo para todos os lados, e logo onde compramos o alimento de cada dia! Imagine, um médico, que sabe de todos os riscos que um alimento contaminado pode causar! Deixa nosso mercado ficar neste estado!!!! E nem inaugurou uma obra, já tirou as pessoas de seus lugares, falando que irá fazer mais obras! Acho que ele pensa que o povo é besta. Todos já sabem o que é...
    Não dá para comparar o governo daqui, com o de Pedreiras! São mundos totalmente opostos. Adoro Pedreiras, mas no caminho em que está, no futuro, será apenas um LIXÃO!!!! ACORDA, meu povo, vamos esquecer as camisas, ajudas, areia, cimento... E vamos VOTAR com consciência!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Eu tiro o chapeu pro vereador Antonio França...é claro que ele deve pedir benfeiturias pra cidade inteira,não apenas aonde ele obteve votos,mais pelo menos ele diferentimente da VEREADORA CEIÇA não mudou seu jeito de ser,onde que ele me encontre ele sempre fala comigo,da um bom dia,boa tarde,boa noite,pois isso é educação que me parece que VEREADORA NÃO TEM,falta passar por cima da gente e não diz nem OI....
    Mais tudo bem Ceiça,vc ano que vem vai precisar de novo da gente que mora aki no Parque das Palmeiras,ai vc vai ver a burrada que fez em dá as costas pra gente.

    ResponderExcluir
  39. Outra coisa tambem super aplausiva do VEREADOR FRANÇA...foi que depois de ele estar eleito,em pleno gozo do seu cargo de vereador,eu presenciei com meus olhos o vereador em pleno sol quente ele construindo a ponte que liga a Rua 7 do parque das palmeiras ao colegio Raimundo Monteiro que ja fica do outro lado da rua.
    Agora me digam qual vereador que se sujeita a isso?CEIÇA?OTACILIO?OU TA MESMO O "BONDOSO" KLEBINHO BRANCO??IM-PO-SSI-VEL DE SE VER ESSES DAI FAZENDO ISTO.

    ResponderExcluir
  40. SO quero dizer que nao to puxando saco pro VEREADOR FRANÇA,muito menos sendo babão...ate pq infelizmente eu não votei nele e fui confiar na VEREADORA QUE DIZIA QUE IRIA REPRESENTAR O PARQUE DAS PALMEIRAS.
    VEREADORA CEIÇA QUANTA DECEPÇÃO....APENAS LAMENTO POR TUDO QUE VEM FAZENDO DE ERRADO.

    ResponderExcluir
  41. Gente a vereadora ceiça é uma pessoa humilde e batalhadora, quem convive com ela sabe. é facil falar mal. vejo que ela tem sim personalidade. Não to aqui pra criticar ninguem, como muitos fazem, mas daí dizer que ela nçao fez nada pelo bairro, é demagogia demais.

    ResponderExcluir
  42. POis amigo parque cite ai os beneficios feitos pela vereadora,só se foi em outro bairro pq aqui no parq não conheço nenhum.Beneficio para sua meia duzia de amigo pode até ser,mais pra comunidade nuuuuuca!

    ResponderExcluir
  43. aki no parq so se fala nisso.(atuação dos vereadores)

    ResponderExcluir
  44. Convido os outros bairros a fazerem um visita ao parque das palmeiras pra ver tamanho abadono.

    ResponderExcluir
  45. Se o Parque das Palmeiras realmente recebesse as benfeiturias que foram prometidas nosso bairro seria valorizado alem do que ja é....hoje um aluguel no parque das palmeiras é 200,300 reais...uma casa pra vc comprar aki é 28 mil casa pequena que ainda nem foi reformada sai nesse valor de 28 mil.
    Mais so o estado daquela nossa entrada é deprimente...a pessoa que pretende vir morar aki ja desanima com essa buraqueira que temos na entrada do Parque das Palmeiras.
    Mais é assim mesmo...tudo tem seu começo,meio,.principalmente FIM,e torço pra que um dia o Parque das Palmeiras realmente encontre seu representante LEGITIMO...so aviso aqueles que estão rindo a toa com cargo de vereador que aproveite enquanto é tempo,pois nós do Parque das Palmeiras iremos da o troco,não vejo a hora da eleição chegar.

    ResponderExcluir
  46. Não sou do parque das palmeiras mas tenho um prima q mora la e realmente a entrada do conjunto ta uma vergonha .eu nem sabia q tem dois vereadores morando ali,pq nem parece la é tudo sujo especialment na entrada ,mais ano q vem voces podem dar o troco.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.