PEDRAS E OLÉO E PEROBA NELES

E o convidado de hoje é:

Moisés Abílio
Diz certo adágio popular, muito conhecido nos rincões nordestinos que: “quem tem os olhos fundos, chora cedo”. Nunca este dito esteve tão atual.

Como aqui na região banhada pelo rio Mearim, tudo se traduz nesta linguajem pitoresca, destas bandas. Cardumes, ou pencas de candidatos perambulam, rua abaixo, rua acima, em busca desenfreada de auto-afirmação, se dizendo pré, sabe-se lá baseado em que. 

“Não, não sou e nem tenho a intenção de ser candidato, de forma nenhuma, mas se o povo quiser, aqui estou para me sacrificar por todos”. Ouve-se a meia voz em quase todas as rodas de conversas por toda a região. 

Não sei como vai o estoque de óleo de peroba, nos armazéns dos municípios circunvizinhos, mais como antecipar produtos que serão consumidos é lucro certo, verifiquem os seus estoques. 

Ora sonhar é inerente ao ser humano, sabe-se que o sonho embala o homem, mais também se faz necessário haver discernimento, entre sonhos e delírios. Sonhar faz bem, ser acometido de delírios fantásticos, onde o povo é visualizado usando cabresto e orelhas de burro, é caso de tratamento das clinicas especializadas, em questões mentais. 

Nunca pensamos que pudéssemos agradecer, por não existir aeroporto em Pedreiras. Pois sem o mesmo, pára-quedistas vem poluindo a nossa cidade, imaginem se tivéssemos um local especifico para receber-los, aí sim será terrível. 

Ouve-se a quatro cortados que, agora sim, o tão esperado progresso acontecerá. Que bom porque apesar dos avanços precisamos sempre de mais. 

Nomes, sobrenomes, estão ao nosso dispor. A situação nominal está tão séria que tem até candidato assumido ao cargo de pré que usa o nome de multinacional, para bem definir-lo. 

Durma-se com um barulho destes. È esperar pra ver. 

Como diria minha santa mãezinha, que partiu antes do combinado “Cautela e caldo de galinha, não faz mal a ninguém”. Deixa a águas rolarem. Mesmo que para isso, tenhamos que usar as PEDRAS. Tenho dito.

10 comentários:

  1. Desculpas!

    Comentei no post errado...

    ResponderExcluir
  2. Nomes, sobrenomes, estão ao nosso dispor. A situação nominal está tão séria que tem até candidato assumido ao cargo de pré que usa o nome de multinacional, para bem definir-lo.

    NÃO ENTENDI, ALGUÉM EXPLIQUE...

    jOSE SILVA

    ResponderExcluir
  3. José Silva, eu tb não entendi o que ele falou. Essa conseguiu ser pior que a do Chico da TV.

    ResponderExcluir
  4. Valeu poeta, eu entendi muito bem o seu recado continue assim brilhante.

    ResponderExcluir
  5. É fácil julgar, eu desafio-os a criar um texto melhor ainda. Coragem não é pra qualquer um você se veste de anônimo e diz o que quer, quero ver você dar sua cara a bater, pelo menos o cara não tem medo de levar pedrada afinal ele ta no blog é das Pedras.

    ResponderExcluir
  6. O ARTIGO É EXCELENTE, PORÉM QUEM NÃO ENTENDEU A MENSAGEM É PORQUE INFELIZMENTE ESTUDOU POUCO OU QUASE NADA, E QUEM MANDOU VOCÊ GAZEAR AS AULAS? EXISTEM PESSOAS QUE LÊEM E NÃO ENTENDE, SIMPLESMENTE PORQUE NÃO SABEM LER. VAI VER QUE ESSE TIPO DE GENTE TAMBÉM É CLASSIFICADO COMO UM AUDIOBETA, OU SEJA, OUVE E NÃO ENTENDE O QUE ESTÁ SENDO DITO. COM CERTEZA NOS COMENTÁRIOS DO JORNAL DA GLOBO PELO RENOMADO ARNALDO JABOR ESSA PESSOAS APENAS OUÇA, MAS NUNCA IRÁ CONSEGUIR ENTENDER O QUE ELE QUIS DIZER.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao escritor Moisés, bom texto... infelizmente nem todos tem a capacidade de entender.

    Continue, quem sabe chegará um dia onde a maior parte da população terá condições de ler e compreender os textos.

    CIA DAS LETRAS, BRASIL.

    ResponderExcluir
  8. Estudar, ler, entender o que está escrito é muito interessante, principalmente quando as vírgulas estão todas colocadas em seu devido lugar.

    Gramática

    ResponderExcluir
  9. Trechos do texto:

    "para bem definir-lo"
    "Ouve-se a quatro cortados que"
    "mais como antecipar"
    "Ora sonhar é inerente ao ser humano"
    "onde o povo é visualizado usando cabresto e orelhas de burro"
    "pára-quedistas"
    "para receber-los"
    "Que bom porque apesar dos avanços precisamos sempre de mais"
    "È esperar pra ver"
    "Deixa a águas rolarem".

    É por isso que certos textos as pessoas leem e não entende.
    Sem comentários.

    Professora Conceição de Maria

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.