COLUNA DIOGO NASCIMENTO*: Concursos Públicos

Quem não sonha com a estabilidade financeira? Este é um sonho de muitos, milhões e milhões de brasileiros. E a forma mais segura de concretizar este sonho é através de um concurso público. O Brasil é o país dos concurseiros. Brasileiros, na maioria jovens em começo de carreira, com mais coragem pra arriscar, vivem em busca do tão sonhado emprego público. Mas também há inúmeros sonhadores com mais idade, que já possuem estabilidade, já são até funcionários públicos, mas buscam algo melhor.

O concurso público é para todos. Branco, negro, alto, baixo, homem, mulher. É a porta de entrada para uma vida melhor ou a porta de saída para uma situação atual insuportável. Os novos profissionais que estão entrando no mercado sempre buscam aprovação em um concurso, mesmo quando ainda estão na faculdade, visto que na maioria das vezes o tempo para chamar o candidato aprovado em um concurso é um pouco demorado, daí que dá tempo de um candidato no sétimo período de um determinado curso, que foi aprovado em um concurso, colar grau e assumir tranquilamente sua vaga.

Há também inúmeros profissionais, já concursados, que desejam mudar de área, mudar de empresa, ganhar uma remuneração melhor, e dentre outras possibilidades e vantagens que acabam atraindo um profissional mais experiente a tentar novos concursos. Sem contar quando não há como crescer profissionalmente ou quando o chefe não é o que você gostaria. Motivos para mudar de emprego não faltarão.

Não adianta ilusão, não adianta apenas orar. É preciso estudar. Eu sei disso, você também sabe. A preguiça ou a falta de rotina de estudos acabam atrapalhando um candidato. Mas há que se ter perseverança. Se um cursinho preparatório está fora do orçamento, uma boa apostila pode resolver. Chamar alguns amigos que também estão interessados no concurso e formar um grupo de estudos, também. Pagar um professor particular, que você conhece, e que cobrará mais barato, pra você ou para o seu grupo, para lecionar aquela disciplina que você menos domina e tem dúvidas, também pode ser uma boa ajuda. O fato é que os concursos públicos estão aí e é preciso sentar pra estudar e enfiar a cara nos livros.

O site de notícias G1 e sites especializados de concursos têm anunciado vários processos que acontecerão no país e que estão ou estarão com inscrições abertas em breve, vejamos: A prefeitura de Chapadinha realizará concurso para 224 vagas, diversos cargos, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 20 de fevereiro de 2014. A prefeitura de Lagoa Grande do Maranhão também realizará concurso através do Instituto Machado de Assis, são 61 vagas, e inscrições até o dia 06 de março de 2014. Em Barão de Grajaú, serão 47 vagas em concurso público da prefeitura, que será realizado pela Fundação Madre Juliana, com inscrições até 12 de março de 2014. A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para o concurso de soldado fuzileiro naval, que requer ensino fundamental e poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro de 2014, serão 1860 vagas, com salário inicial de R$1435,00. 

Concursos são vários, escolha o seu, ou os seus, abra sua apostila, o livro, bons estudos e boa sorte!

-- 
Diogo Nascimento
Farmacêutico-Bioquímico
Membro da Academia Lagopedrense de Letras e Artes
Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.