O SANTUÁRIO DE SÃO BENEDITO ESTÁ EM FESTA, NOVOS ACÓLITOS FORAM INSTITUIDOS


A Igreja de São Benedito, que muitas alegrias tem vivido nesses últimos tempos, não se cansa nem se engana com o tamanho da Fé de seus fiéis. Na noite de ontem, 11/11, o Santuário de São Benedito fortaleceu, mais ainda, suas bases, pois 15 jovens em um enorme ato de amor a Deus, professaram sua Fé, recebendo a Instituição do Acolitato. 

O Ministério do Acolitato atua perincipalmente nas celebrações, nas visitas aos enfermos e na preparação do altar do Senhor. Na verdade seguem o exemplo do mártir, São Tarcísio que pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. A história conta que no decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão. Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura.

Conversando como um dos novos ministros, Francisco Rodrigues Morais Filho, mas conhecido como Chico da TV, perguntamos o que significava ser acólito para ele: "O ministério acolitato, não é apenas vestir aquela roupa preta em dia de celebração, vai mais além, como disse nosso bispo, acolito é um ministro a serviço da comunidade, disse. E completou com empolgação: " Eu me sinto muito feliz, em poder servi a minha igreja a minha comunidade, servir ao meu senhor, servir ao meu DEUS. Não tenho nem palavras para expressar tamanha alegria".

Assista ao Vídeo












O Santuário de São Benedito cada vez mais lindo! 

2 comentários:

  1. MOÇÃO DE APLAUSOS

    PARABÉNS À BAND E AO APRESENTADOR NETO CORINTO PELA CORAGEM, A HONRADEZ DA PROFISSÃO E A SERENIDADE EM TRAZER À LUZ DO PÚBLICO O CASO APOESP. A GENTE SÓ LAMENTA TUDO AINDA ESTÁ TÃO OBSCURO, COM PESSOAS QUE SE OMITEM A FALAR. MAS A GENTE SABE QUE VOCÊ NÃO "DEIXA BARATO", NETO, E COM CERTEZA IRÁ ATÉ O FIM DESSE CASO, DOA A QUEM DOER. NÓS ESTAMOS ESPERANDO TODOS OS DIAS VOCÊ DESVENDAR ESSE MISTÉRIO. PARABÉNS MAIS UMA VEZ E OS NOSSOS SINCEROS APLAUSOS, QUE VOCÊ MERECE.

    GRUPO ÉTICA DE PEDREIRAS

    ResponderExcluir
  2. Tive a feliz oportunidade de ter sido acólito por 03 bons anos da minha vida; dos 11 aos 14 anos de idade. E foi um dos períodos em que eu mais cresci em aprendizado e maturidade espiritual. Sob a coordenação de Dom Jacinto, tive excelentes e inesquecíveis aulas com Joaquim Filho e Jamil e Jaldo Leitão, Edílson Macedo, entre outros abençoados monitores. Até como atender corretamente o telefone e sobre a vida sexual do adolescente aprendíamos, entre outras coisas interessantes mais, como por exemplo: curso bíblico, liturgia, comportamento à mesa e portar-se adequadamente em público em várias situações, escrever cartas etc. Tive também a emocionante oportunidade de ter ido a Roma e ter estado na Via Ápia e nas catacumbas de São Calixto, locais em que foi martirizado e sepultado São Tarcísio. Que esse novo grupo possa desfrutar da bênção que é servir ao altar de Cristo e estar próximo da Eucaristia. Feliz percebo a espiritualidade de meu povo aumentando e intensificando-se sob a ungida, pastoral do Padre Zé Geraldo. Parabéns, paroquianos! Graças a Deus rendam, meus colegas acólitos! Feliz povo de Deus sob essa condução abençoada do atual pároco, instrumento do Espírito Santo na vida de nossa gente! Aleluia!!!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.