A Igreja de São Benedito, que muitas alegrias tem vivido nesses últimos tempos, não se cansa nem se engana com o tamanho da Fé de seus fiéis. Na noite de ontem, 11/11, o Santuário de São Benedito fortaleceu, mais ainda, suas bases, pois 15 jovens em um enorme ato de amor a Deus, professaram sua Fé, recebendo a Instituição do Acolitato.
O Ministério do Acolitato atua perincipalmente nas celebrações, nas visitas aos enfermos e na preparação do altar do Senhor. Na verdade seguem o exemplo do mártir, São Tarcísio que pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. A história conta que no decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão. Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura.
Conversando como um dos novos ministros, Francisco Rodrigues Morais Filho, mas conhecido como Chico da TV, perguntamos o que significava ser acólito para ele: "O ministério acolitato, não é apenas vestir aquela roupa preta em dia de celebração, vai mais além, como disse nosso bispo, acolito é um ministro a serviço da comunidade, disse. E completou com empolgação: " Eu me sinto muito feliz, em poder servi a minha igreja a minha comunidade, servir ao meu senhor, servir ao meu DEUS. Não tenho nem palavras para expressar tamanha alegria".
Assista ao Vídeo
O Santuário de São Benedito cada vez mais lindo!
MOÇÃO DE APLAUSOS
ResponderExcluirPARABÉNS À BAND E AO APRESENTADOR NETO CORINTO PELA CORAGEM, A HONRADEZ DA PROFISSÃO E A SERENIDADE EM TRAZER À LUZ DO PÚBLICO O CASO APOESP. A GENTE SÓ LAMENTA TUDO AINDA ESTÁ TÃO OBSCURO, COM PESSOAS QUE SE OMITEM A FALAR. MAS A GENTE SABE QUE VOCÊ NÃO "DEIXA BARATO", NETO, E COM CERTEZA IRÁ ATÉ O FIM DESSE CASO, DOA A QUEM DOER. NÓS ESTAMOS ESPERANDO TODOS OS DIAS VOCÊ DESVENDAR ESSE MISTÉRIO. PARABÉNS MAIS UMA VEZ E OS NOSSOS SINCEROS APLAUSOS, QUE VOCÊ MERECE.
GRUPO ÉTICA DE PEDREIRAS
Tive a feliz oportunidade de ter sido acólito por 03 bons anos da minha vida; dos 11 aos 14 anos de idade. E foi um dos períodos em que eu mais cresci em aprendizado e maturidade espiritual. Sob a coordenação de Dom Jacinto, tive excelentes e inesquecíveis aulas com Joaquim Filho e Jamil e Jaldo Leitão, Edílson Macedo, entre outros abençoados monitores. Até como atender corretamente o telefone e sobre a vida sexual do adolescente aprendíamos, entre outras coisas interessantes mais, como por exemplo: curso bíblico, liturgia, comportamento à mesa e portar-se adequadamente em público em várias situações, escrever cartas etc. Tive também a emocionante oportunidade de ter ido a Roma e ter estado na Via Ápia e nas catacumbas de São Calixto, locais em que foi martirizado e sepultado São Tarcísio. Que esse novo grupo possa desfrutar da bênção que é servir ao altar de Cristo e estar próximo da Eucaristia. Feliz percebo a espiritualidade de meu povo aumentando e intensificando-se sob a ungida, pastoral do Padre Zé Geraldo. Parabéns, paroquianos! Graças a Deus rendam, meus colegas acólitos! Feliz povo de Deus sob essa condução abençoada do atual pároco, instrumento do Espírito Santo na vida de nossa gente! Aleluia!!!
ResponderExcluir