PROJETO “PEDRAS VERDES ITINERANTE”

Por: Joaquim Filho/Fotos: Henrique Sousa/apoio: Everson Veloso


Uma ideia, uma caneta, uma máquina fotográfica, um veículo, uma estrada, e na companhia, amigos que gostam de uma aventura e descobrir o novo. Esses são os ingredientes perfeitos do mais novo projeto audacioso do blog Pedras Verdes, esse que já caminha para o seu terceiro ano de existência, e já é indiscutivelmente o maior blog da região do médio Mearim e um dos mais acessados e de mais credibilidade do Estado do Maranhão. 

Foi lançado nesse sábado próximo passado (24), o projeto “PEDRAS VERDES ITINERANTE”, uma sugestão inteligente e brilhante do vereador Everson Veloso, que tem como finalidade realizar viagens, visitas e conhecer de perto as realidades dos municípios maranhenses, no sentido de poder estar informando através de texto, entrevistas e imagens de tudo que será constatado “in loco”, nas cidades por onde passarmos. 

Por ter sido o autor do projeto, o vereador Everson Veloso fora convidado para integrar à primeira visita e fazer parte da realização do projeto que seguiu a seguinte a rota: saímos de pedreiras às 8h, passamos por Lima Campos, Independência, Peritoró, Alto Alegre, Bacabal, Bom Lugar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Trizidela do Vale e finalmente retornando para Pedreiras. 

Hospital Geral em Peritoró, as margens da BR e aspecto da vegetação que ladeia a BR em Alto Alegre do Maranhão

Artesanato na localidade Cachucha em Alto Alegre, MA e Restaurante Popular em Bacabal, MA.

Luiz Ribeiro Neto, seu irmão Junior Ribeiro (Colégio Reis Magos), vereador Everson Veloso (Pedreiras - PMDB) e Joaquim Filho, poeta e escritor, no Colégio de Bacabal, Reis Magos.

BACABAL

Logo que chegamos a Bacabal nos deparamos com uma manifestação pública que percorria as principais ruas e avenidas da cidade, a qual alertava a população quanto à questão da violência contra as mulheres e a violência infantil, no tocante à pedofilia. 

O movimento estava sendo organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e, como podemos observar tinha o apoio da Prefeitura Municipal de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

O movimento trazia como tema Campanha “LAÇO BRANCO”, que depois de nos aproximarmos da multidão e nos infiltrarmos levantando a “bandeira” do movimento, descobrimos com o líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia algumas informações sobre o real significado da campanha:

“A campanha Laço Branco foi criada no Canadá e a partir de um trágico episódio ocorrido na Escola politécnica de Montreal, em 1989. Um homem entrou em uma sala de aula e pediu para que os rapazes da turma se retirassem. As quatorze mulheres que permaneceram foram mortas com tiros à queima-roupa. Este episódio gerou um grande debate naquele país sobre questões relativas à violência do gênero.” 

COLÉGIO REIS MAGOS: 10 ANOS DE MUITA ALEGRIA!

Depois fomos fazer uma visita ao Colégio Reis Magos, localizada na Rua Dias Carneiro, nº 1748, uma escola de nome, renome e tradição na cidade que trabalha desde a educação infantil até a superior, pois no mesmo prédio funciona uma extensão do CEUMA de São Luís-MA. 

No Colégio Reis Magos fomos bem recebidos pelos membros da família que são os proprietários do mesmo há 10 anos: Dona Ellen Rose e seus filhos Luíz Neto e Júnior que por várias horas tiveram o prazer de nos receber e nos levar em cada parte interna do colégio, explicando cada detalhe: entrada da escola, secretaria, playgraund, C.T. tênis de mesa, pátio da escola, C.T. xadrez, teatro, castelo Reis Magos, biblioteca, bosque Reis Magos, galeria dos campeões, armários american box, ginásio poliesportivo, sala de informática, sala multimídia, etc. 

Lá, obtivemos a informação que o CEUMA, em breve, estará construindo oprédio próprio da mais nova Faculdade no interior do Maranhão, onde com isso, não será mais preciso o estudante sair da sua cidade para estudar na Capital do Estado. 

A nossa visita ao Colégio Reis Magos coincidiu justamente com o horário que o apresentador Ribinha da FM, da Rádio Cidade de Pedreiras estava fazendo o seu programa e, de Bacabal, fizemos um link ao vivo e passamos as informações para Pedreiras e toda região do nosso projeto e da visita que ora estávamos realizando.

Aeroporto Regional Presidente Sarney em Bacabal, MA, quase abandonado.

Aspecto da MA - 122, Bom Lugar, MA.


Estrada Maranhense, MA - 122 em boas condições, no entanto, requer muita atenção devido a grande quantidade de curvas; animais soltos na pista; muitos quebra-molas; muitos condutores trafegando de forma incorreta e nos finais de semana, muitos condutores alcoolizados.

Cidade de Bom Lugar, aparente calmaria numa tarde quente.

BOM LUGAR

Em Bacabal, resolvemos voltar pela MA que liga à cidade de Lago da Pedra, foi quando resolvemos entrar na cidade de Bom Lugar e fazer uma rápida visita pelo centro, onde fizemos algumas imagens das ruas, praças, avenidas, igrejas e prédios público. Um fato nos chamou a atenção: nossa presença por razão da cidade ser pequena deixou os moradores admirados e desconfiados sem saber do que se tratava a nossa presença, mas aos que se aproximavam e pediam explicação, dizíamos tratar de uma equipe do blog Pedras Verdes que estava realizando um projeto de visitar todas as cidades do maranhão em busca de informações em todas as áreas.

Bom Lugar é uma cidade e um município do estado do Maranhão, Brasil. Localiza-se na microrregião do Médio Mearim, mesorregião do Centro Maranhense. O município tem 12.317 habitantes (2003) e 264 km². Foi fundado em 1997. O município que corresponde ao atual Bom Lugar era pertencente à Bacabal, até ser desmembrado em 1995 através da lei estadual.

MA - 122, muita fazendas, plantações e pecuária, com destaque para a produção de laticínios e gado para corte. A agricultura de subsistência e o trabalho pesado da roça, se contrastam, no contrastante Maranhão. 
Neste dia, na cidade de Lago da Pedra aconteceu um óbito ocasionado por acidente de motocicleta. VEJA AQUI.

Lago da Pedra, MA.
LAGO DA PEDRA

Em Lago da Pedra chegamos já no período da tarde e fomos fazer uma visita ao Bioquímico Diogo, funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Pedreiras, sobrinho de Ronni Von, gerente do Armazém Paraíba, de Pedreiras. 

Depois fomos dar uma volta pela cidade fazendo imagens, conversando com as pessoas e tentando localizar alguns amigos: Benedito Carvalho, Secretário de Cultura; Antônia Portela, poetisa e membro da Academia Lagopedrense de Letras e outras personalidades da cidade.

Acesso ao Centro de Lago do Junco, MA e igreja em forma de Espaçonave.

Ruas de Lago do Junco.

Neste dia aconteceu um óbito ocasionado por uma colisão em um jumento.na estrada perto do Povoado Jiquiri.VEJA AQUI.

LAGO DO JUNCO - LAGO DOS RODRIGUES - IGARAPÉ GRANDE -BERNARDO DO MEARIM: 

Nesse percurso podemos observar os problemas de sempre que existem na rodovia que corta esses lugares: falta de acostamento, queimadas, bichos mortos e lixo jogado nas margens da estrada, mato invadindo a estrada e a presença constante de animais soltos nas estradas oferecendo perigo para quem trafega de moto e carro. 

Observamos também a falta de respeito para com as Leis de Trânsito onde motoqueiros circulam da forma que bem querem, colocando suas vidas em risco e a vida de outrem.

Lago dos Rodrigues em evolução, projeto habitacional faz a cidade crescer.

Parada para saborear o famoso abacaxi da Barraquinha. Gelado é uma delícia.

Igarapé Grande, MA.

Pecuária e a imprudência na estrada. Motoqueiros não deram a mínima para quem estava atrás.

MA - 122, e o recém inaugurado Hospital do Estado.

Deve ser algum tipo de tradição manter jumentos na pista.

Bernardo do Mearim, MA.

Chegada em Trizidela do Vale/Pedreiras

O lançamento do projeto “PEDRAS VERDES ITINERANTE”, em sua primeira edição, foi muito interessante para lançarmos uma nova forma de fazer mídia nas redes sociais, uma oportunidade para conhecermos de perto a realidade de cada município, manter contato com outros blogueiros da região, poetas, escritores, professores, formadores de opinião, políticos, religiosos e demais pessoas da sociedade civil.

Qualquer pessoa de Pedreiras e Trizidela do Vale, político ou não, caso queira acompanhar-nos nessas viagens poderá integrar à nossa equipe, desde que saiba que esse projeto não tem fins políticos, pois a finalidade é somente a notícia através de um projeto que já nasceu com sucesso. 

2 comentários:

  1. Parabéns é uma ótima iniciativa mostrar um pedacinho de nossa cidade verde, arborizada e maravilhosa, vendo esta paisagem de trizidela senti saudades e muita vontade de mergulhar no Rio Mearim, uma das riquesas de nossa amada trizidela e Pedreiras. Parabéns tbm aos nossos representantes Totonho Chicote/vice e Fred Maia/vice, ambos estão fazendo um excelente trabalho. Abraço a todos meus conterâneos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse projeto o blog Pedras Verdes está de parabéns, as fotos ficaram bacana, visite mais as cidade que compõem o Médio Mearim principalmente Lago dos Rodrigues uma cidade linda e hospitaleira.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.