SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROJETO GESTÃO NOTA 10 MUNICIPAL
COORDENADORA: PROFESSORA SÔNIA ABREU
PRÊMIO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR
APRESENTAÇÃO
O Prêmio visa contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, assim como para destacar e disseminar boas práticas de gestão.
Serve como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da gestão escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
DECISÃO COLETIVA
O preenchimento dos itens avaliativos do Instrumento de Autoavaliação, anexo ao Manual, deve ser feito após reflexão e consenso da comunidade escolar sobre os aspectos a serem avaliados.
Participe deste processo! A Autoavaliação constitui estratégia imprescindível da gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar a escola.
DEFINIÇÃO
1 - O Prêmio Municipal de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência Municipal, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
OBJETIVOS
O Prêmio foi instituído para atingir os seguintes objetivos:
a) estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade;
b) valorizar as escolas públicas municipais que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas de gestão escolar;
c) apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar; e
d) incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a sua auto-avaliação
PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS
O Prêmio está aberto à participação de todas as escolas da rede pública, municipal, — educação infantil, ensino fundamental regular, e na modalidade de educação de jovens e adultos que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações deste Regulamento.
Para candidatar-se ao Prêmio, a escola deve apresentar os seguintes documentos:
a) o Instrumento de Autoavaliação, completamente preenchido, em todos os itens de avaliação, com listagem das ações e processos implementados em relação a cada item (instrumento em anexo neste Manual);
b) justificativa da candidatura ao Prêmio, seguindo o item 3 das orientações para a realização da autoavaliação, deste Manual (de cinco a seis páginas);
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Descrição documentada e análise interpretativa das principais ações listadas no Instrumento de Autoavaliação, incluindo ilustrações a essa análise, como fotografias que podem ser impressas ou xerocopiadas (no máximo 30 fotos), mapas estatísticos, tabelas, gráficos, relatórios, atas de reuniões etc., devidamente interpretados;
PLANO DE MELHORIA
AJUDA MEMÓRIA
l Plano de melhoria da escola (de três a seis páginas), a partir das análises feitas na auto-avaliação (ver o item 4- pág. 19 deste Manual); e
l a ajuda memória do processo de auto-avaliação realizado na escola, devidamente assinado pelos membros do conselho escolar, com identificação do segmento da comunidade escolar que representam;
CONSELHOS ESCOLARES
Para realizar a Autoavaliação, a escola mobiliza o seu Conselho Escolar ou órgão equivalente, integrado por representantes de todos os segmentos da sua comunidade, de modo que essa Autoavaliação seja realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica.
O CONSELHO ESCOLAR EXERCE AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES:
a) realizar o processo de auto-avaliação no âmbito da unidade escolar;
b) propor um plano de melhoria da gestão da escola, a partir da avaliação realizada;
c) organizar a documentação necessária à apresentação da candidatura; e
d) encaminhar a candidatura da escola para o Comitê Municipal.
INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO
a) os conselhos escolares;
b) o comitê municipal;
Comitê Municipal é formado, no mínimo, por representantes.
a) da Secretaria Municipal da Educação;
b) do SINDSERTV;
c) da Câmara Municipal Legislativa;
d) do poder Executivo;
e) de universidades públicas;
f) do poder judiciário;
g) da Secretaria de assistência social.
DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO
a) gestão de resultados educacionais;
b) gestão participativa;
c) gestão pedagógica;
d) gestão de pessoas;
e) gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação deve orientar-se pela observação dos seguintes aspectos:
a) foco da gestão escolar, traduzindo o esforço consistente das diversas ações para elevar os índices de aproveitamento, aprovação, permanência e sucesso dos alunos e para a melhoria contínua da aprendizagem, devidamente evidenciado em gráficos e tabelas indicando a evolução dos dados nos últimos dois anos;
b) esforço, criatividade e inovação da escola, na busca de superar-se continuamente, mediante estratégias e alternativas diversificadas de gestão e de resolução de problemas; consistência e unidade de orientação entre ações e processos inovadores adotados pela gestão escolar;
c) inserção da escola na comunidade e vice-versa, demonstrando uma ampla articulação, sensibilidade, abertura e adoção de medidas de integração e complementaridade;
d) demonstração de práticas de gestão democrática na escola, com o funcionamento pleno de seus mecanismos de gestão colegiada, envolvendo a participação dos pais, professores, funcionários e alunos no processo de tomada de decisão;
e) demonstração da capacidade de reflexão crítica sobre a prática da escola, refletida na descrição analítica apresentada e organização dos documentos para o Prêmio; e
f) proposição clara de um plano de melhoria, tendo por base as análises realizadas na auto-avaliação, com vista à superação de desafios identificados, assim como à melhoria de processos e seus resultados
Calendário e prazos
a) divulgação municipal local: 20 à 31 de março/2013;
b) encaminhamento das candidaturas das escolas na SEMED: de 01 a 30 de abril/2013;
c) encaminhamento dos documentos para analise e avaliação pelo Comitê Municipal: de 1º a 30 de novembro/2013;
d) avaliação final, pelo Comitê Municipal, das escolas : de 01 a 20 de fevereiro/2014;
Premiação da escola vencedora: 25 de fevereiro de 2014.
Sugestões.
1º colocado: R$ 15.000,00
2º colocado: R$ 10.000,00
3º colocado: R$ 5.000,00
CONSIDERAÇÕES GERAIS
As escolas que concorrem ao Prêmio aceitam o estabelecido neste Regulamento e concordam, implicitamente, com a divulgação dos resultados e dos relatos pertinentes à sua experiência.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Municipal..
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Trizidela do Vale – Ma.
O movimento pela moralidade e transparência na política de pedreiras convoca o público em geral para se fazer presente na camara de pedreira quarta feira, dia 3, esclarecimentos sobre o dinheiro da previdencia do municpio. estamos contando com a sua participação. queremos saber pra onde foi o dinheiro dos aposentados.
ResponderExcluirMMTPP (Movimento pela moralidade e transárência na política de pedreiras)