ESTÁ SENDO REALIZADO EM PEDREIRAS O PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA – 2013
Por Joaquim Filho
O Auditório da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF sediou nessa segunda-feira (08) o primeiro dia do curso Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, ora acontecendo na cidade de Pedreiras, ministrado por técnicos da Controladoria Geral da União, com o apoio do Ministério Público e Prefeitura Municipal de Pedreiras.
Desde cedo, a equipe de coordenação da equipe do Governo Municipal esteve trabalhando no evento, onde das 8h30 e 9h30 aconteceu o credenciamento, e em seguida o mestre da cerimônia deu as boas-vindas aos presentes fazendo a abertura dos trabalhos.
Falou que o curso Programa de Fortalecimento da Gestão Pública 2013 é uma iniciativa da CGU e tem como objetivo promover a formação técnica de agentes públicos de todo o país, de modo a aumentar a qualidade da gestão pública, principalmente municipal, e tornar possível a boa e regular aplicação dos recursos públicos.
Foi formada a mesa das autoridades que contou com a presença ilustres:
Francisco Antônio Fernandes da Silva (Totonho Chicote), Prefeito Municipal de Pedreiras; Dra. Sandra Soares de Pontes, Promotora de Justiça; Vereador Robson Rios Portela, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Dr. Roberto Viegas, Chefe da Controladoria Geral da União Regional do Maranhão; Dr. Francisco Filho, Representante da Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão; Dr. Cândido Madeira Filho, Controlador Geral do Município de Imperatriz-MA.
Seguindo o protocolo do cerimonial houve a execução dos hinos nacional e do Município de Pedreiras e, em seguida, o espaço aberto para as falas onde o primeiro a fazer o uso da palavra foi o Excelentíssimo Prefeito Totonho chicote que falou da satisfação da cidade de Pedreiras ter o privilégio de está sediando um curso de grande importância para a Gestão Pública, com a capacitação de servidores públicos Federais no sentido de aplicar no seu dia-a-dia nas repartições públicas.
Depois seguiram as falas das demais autoridades, nas quais destacamos as palavras de Dr. Robert Viegas, chefe da Controladoria Geral da União que disse que não existe mais esse negócio de gestor, secretário ou funcionário público fraudulento chegar à frente da justiça e dizer que não sabia de nada, que assinava o cheque e as papeladas, mas não sabia o que estava assinando. Isso acabou. Os técnicos da CGU vem há tempo conscientizando os gestores para lidarem com o patrimônio público.
Depois das falas as autoridades retornaram aos seus lugares de origem para o início da primeira palestra, no primeiro dia de curso, com o tema: “O papel da CGU”, sendo o expositor Dr. Roberto Viegas.
No período da tarde, das 14h às 15h30 aconteceram as palestras: “Lei de acesso à informação e LC 131/2009”, expositor Dr. Leonardo Bento (auditor da CGU) e das 15h30 às 17h “Como estruturar o controle interno”, expositor Dr. Cândido Madeira (Controlador Geral de Imperatriz-MA.)