O Voo das Gaivotas!


Por: José Luiz

          Eu sempre acreditei que Deus não criou os animais simplesmente por criá-los, pra tudo Ele tem um propósito. Deus na sua suprema sabedoria tem sua metodologia própria para manifestar ao ser humano a Sua vontade, foi assim no passado, assim é no presente e será no futuro. Ele usou profetas, reis, pessoas comuns e animais para revelar seu plano divino. Vamos fazer um passeio pela bíblia e ver as formas mais inusitadas que Deus usou para se comunicar com os homens. Qual seria o animal ou bicho que Deus precisaria usar para transformar a sua visão do mundo atual? Na Bíblia os bichos também falam, pois vemos claramente Deus usá-los mostrando à sua importância no contexto histórico teológico e espiritual. Então vejamos o que estes bichos representaram em nossas vidas no passado e o que eles representam hoje.

        A jumenta de Balaão – (Num 22:21-33 A Bíblia mostra que Balaão era tido como profeta pelo seu povo, desejou amaldiçoar o povo de Deus, mas isso era contra a vontade de Deus, que pela boca de uma jumenta o fez abençoá-los. 

       Os corvos, tidos como aves imundas, foram usados por Deus para alimentar o profeta Elias – (1RS 17:1-6) sendo um dos episódios bem marcantes da bíblia

       O grande peixe que engoliu Jonas – (Jn 1:17)

quando este decidiu não obedecer a ordem de Deus, pegando um caminho contrário. 
 
       O galo usado por Jesus para revelar a Pedro que antes que ele cantasse, ele o negaria três vezes o fazendo chorar amargamente (Mc 14:66-72)

       A pomba que apareceu no batismo de Jesus no Rio Jordão revelando a João que aquele era o Messias. (Lc. 3.15-22)

       E tantos outros animais pelos quais Deus se manifestou.  Mas, com tudo isso! Quero abordar aqui um fato intrigante, mas muito interessante envolvendo os papas, Bento XVI. O emérito.  E Francisco o eleito. Já a Igreja Católica acredito ela ter sido o palco e cenário escolhido por Deus para manifestar a sua ação misteriosa mostrando o caminho diante tantos escândalos. Visto que esta igreja é ainda uma das fortes anunciadoras da sua palavra. Ele tinha que agir em seu favor!  E agiu nesse conclave que elegeu um Papa primeiro em tudo. O 1° Latino Americano, o 1° Jesuíta, 1° a usar o nome de Francisco, o 1° a renunciar ao luxo, o 1° a pedir a benção dos fies.  E para mostrar esse caminho diante tantas tecnologias de comunicação da era digital como face book, twitter, msn, e-mail, sms, wi fi etc. Deus mostrou que ainda prefere os seus métodos de simbologia bem naturais, utilizando-se mais uma vez de animais. Usou gaivotas, e “logo a gaivota prateada” cujo nome cientifico é (Larus ARGENTINUS). E Justamente naquele dia em que elas voaram, sentaram,  revezarem e revelaram exatamente no local  onde sairia o sinal que iria mostrar ao mundo, que o cardeal que Ele escolhera era o (ARGENTINO). Seria o Papa Argentino a Larus Argentinus” Gaivota Prateada! que escolheu um anel de prata em vez de ouro para conduzir a Santa Sé? Queria Deus mostrar através do vôo das gaivotas, aves que comem restos de comidas, para que a Igreja se volte mais para aqueles que vivem nas ruas, viadutos e lixões disputando comidas com urubus e cães vivendo em total pobreza? Coincidência ou revelação! o certo é que o Papa Francisco vem causando a maior revolução no mundo e na igreja , mostrando-se um homem simples e humilde bem ao estilo de São Francisco de Assis o santo dos animais e dos pobres que a 08 séculos atrás revolucionou e reconstruiu o catolicismo.  

9 comentários:

  1. Independente do que pensam as pessoas, do que elas acreditam ou ainda do que elas defendem de acordo com a sua maneira de ver o mundo, penso que essa é a função social maior do blog, abrir espaço para as pessoas expressarem o seu pensamento.

    Ter a coragem e a liberdade de se expressar, sem o medo do que as outras pessoas vão comentar, é uma virtude de poucos.

    Mais uma vez afirmamos: as pessoas estão a cada dia compreendendo a essência do blog e, o poeta José Luiz tem compreendido isso, pena não participar e utilizar esse espaço com frequência.

    Parabéns, José Luiz! Continue enviando mais textos reflexivos e cheios de sabedoria.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  2. Um texto que instiga o leitor. Envolvente traz uma reflexão em torno da questão religiosa e política além de explicar muita coisa da América Latina. O autor foi muito feliz em sua boas colocações e embasamento teológico.

    Vou ler mais um pouco e voltar aqui.

    ResponderExcluir
  3. parabéns meu ex professor brilhante reflexao

    ResponderExcluir
  4. José Luis reflexivo, certeiro, ponderado e ousado. Falar das coisas divinas requer sapiência, mas acima de tudo, ousadia. Parabéns pelo bem elaborado texto e pelas "imagens" da codificação dos atos circunstanciais de um Deus indecifrável.

    ResponderExcluir
  5. Discutir religião sem religiosidades sempre, não é mesmo confreiro José Luz? Li e gostei.

    Salve! Lembrou-me as conversas iluminadas com este Filho da Luz, que sempre tratou da religião coerente, crítica, ativa.

    Um texto esclarecedor e instigante. Características que fatalmente denunciam a identidade de seu autor! A arte literária está isso... O bom texto mostra a face que tem.
    Parabéns José Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Bravíssimo, grande amigo! Belísssimo texto, esplêndido raciocínio lógico, magnífica dissertação. E o simbolismo, emblema e mistério por trás do texto é o que mais o enriquece.
    Parabéns!

    Allan Roberto Costa Silva

    ResponderExcluir
  7. BELO TEXTO AMIGO, UMA BOA VISÃO SOBRE O JEITO QUE 'DEUS" USOU OS ANIMAIS P/ MOSTRAR SUAS OBRAS, O QUE NOS FAZ REFLETI. TENDO EM VISTA QUE SEMPRE ACHEI QUE A ÚNICA COISA QUE NOS DIFERE DOS ANIMAIS É A CERTEZA QUE TEMOS DA MORTE EM VIRTUDE DE NOSSOS PECADOS. O RESTANTE SÃO MEROS DETALHES.
    FRANCISCO É SEM DÚVIDA UM EXEMPLO DE SIMPLICIDADE, HUMILDADE, É A IMAGEM DE UM GRANDE CHEFE QUE SE PREOCUPA COM QUEM ESTÁ AQUÉM DA SUA SOBERANIA, E MAIS UMA VEZ DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS.
    MAIS UMA VEZ PARABÉNS POR SER UM BOM OBSERVADOR DAS COISAS DE DEUS, E UM BOM NARRADOR.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da reflexão Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Caríssimo José Luis, a quem tenho maior respeito e adimiração pelas primeiras lições de Bíblia e Filosofia. Pois o mesmo já foi meu professor. Nossos primeiros questionamentos sobre a Igreja, a Bíblia, enfim o mundo já eram constantes. Entretanto nunca perdemos de vista a busca pela Verdade Absoluta que se revela naquilo que para a maioria é mentira e ilusão. Sim! É mentira e ilusão. A “Instituição Católica” teimava, queria teimar em cima do contrário disso. Como pode um Papa sair da “Igreja” e ir à Igreja? Anel de ouro..., anel de prata?! Pompas para o Papa! Não?! Deus, a Verdade revelada no trovão? Na tempestade? No extraordinário? Quanto mais queremos busca-Lo nestas coisas espetaculares, mas ele se torna irrevelável. É a metafísica da luz que ofusca os nossos olhos. Olhe para um holofote, olhe para uma lamparina. Verás a diferença.
    Deus se revelou na brisa leve, se fez homem em uma manjedoura, ao lado de animais. Fez orações simples e nos ensinou. Resumiu todos os ensinamentos Bíblicos em uma Máxima. O “ÁGAPE”. Os alter christus aprenderam, contemplaram e viveram isso aponto de se transformarem em um Outro Cristo. Assim foi chamada Francisco de Assis, um Outro Cristo. HUMILDADE, SIMPLICIDADE. O Rei dos reis se revelou assim. Lavou e beijos os pés dos discípulos.
    A Verdade mais uma vez está se revelando naquilo que “para o mundo é loucura, mas que para nós é poder de Deus”(I Cor. 1, 18.). Com nosso novo Papa a Igreja passará por muitas transformação. Francisco reconstruirá a Igreja de Cristo.
    Luis, seu texto é de uma inspiração divina, mostrado a nós o que não fomos capazes de enxergar, por conta da ofuscante vaidade de querermos espetacularizar a manifestação Divina. Quando Li seu texto sentir a presença de Deus.
    Obrigado meu irmão, que Deus continue lhe inspirando. Amém.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.