Inamovibilidade, eis a questão?


Caros amigos do BLOG PEDRAS VERDES, passado as festividades carnavalescas, parece que agora sim, começou o ano e, já com o caldo fervendo e bem apimentado. O governo Totonho Chicote, que vem se encontrando nestes meses iniciais, está enfrentando uma oposição sorrateira que promete infernizar a vida do prefeito. Alguns no afã politiqueiro de atacar o incipiente chefe do executivo municipal se esquecem de esconder seus próprios rabos. Outros vem usando de expedientes bem maquiavélicos, já demonstrando o que pode acontecer no futuro. 

É certo que devemos participar da atual administração, apoiar, fiscalizar as ações, cobrar transparência e de forma mais extrema, podemos até fazer um levante e exigir nossos direitos. Agora, devemos ficar atentos quanto aos criadores de polêmica gratuita e sem fundamento, que tem o simples intuito de perturbar a sociedade. 

Correu em rede social na internet a seguinte nota:
“MOVIMENTO DE APOIO À PERMANÊNCIA DE DRA. Sandra Pontes NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PEDREIRAS, NESTA TERÇA-FEIRA, ÀS 8:00H, NA PRAÇA DA SUCAM... ESTÃO QUERENDO CALAR NOSSA VOZ... VENHA E TRAGA SEU GRITO DE REVOLTA CONTRA ESSA DECISÃO!”
Algum tempo depois a promotora Sandra Pontes emite uma nota de esclarecimento:
“Esclarecimentos a Sociedade da Comarca de Pedreiras/MA.
Nos termos da Constituição Federal os membros do Ministério Público tem inamovibilidade e assim só poderão ser transferidos de suas Promotorias de Justiça de onde são titulares por promoção ou remoção por antiguidade ou merecimento, necessitando de ato voluntário de inscrição e que figurem na primeira quinta parte da lista. Sou a 82ª da lista de antiguidade da Entrância Intermediária e amo Pedreiras. Portanto, acho difícil alguém conseguir minha transferência desta Promotoria de Justiça. Luto e ajo pelo cumprimento da lei e pela realização da justiça. Doa em quem doer. Bom domingo a todos. De Pedreiras, 24 de fevereiro de 2013.”

Logo em Seguida o assessor especial da prefeitura de Pedreiras, Allan Roberto Costa Silva emitiu notas de esclarecimento:

NOTA 1:
“Esclarecimento a sociedade pedreirense - atenção!!!
“A manifestação que acontecerá na manhã da próxima terça-feira, 26/03, na praça da SUCAM, não se trata de nada referente a protestos pela manutenção da douta e competente promotora de justiça titular da 1ª vara da comarca de pedreiras nesta cidade. Até porque se fosse para tal trataria-se de algo inócuo, pois por previsão constitucional, promotores de justiça são inamovíveis, não podem ser transferidos nem por vontade do governador do estado, por ser o ministério público um órgão independente do judiciário e com autonomia administrativa e financeira.
Nota 2:
“Esclarecimento a sociedade pedreirense - atenção!!!
A manifestação tratar-se-á de um protesto contra um projeto de emenda constitucional - PEC - nº 37 de autoria do deputado federal maranhense Lourival Mendes, delegado civil de carreira, que prevê a extinção do direito do ministério público-MP fazer investigação criminal e exercer o controle externo sobre as polícias, que são atuais prerrogativas constitucionais do MP. Ora, isso esvaziaria quase completamente a função do MP como órgão defensor da sociedade - sua função maior e mais nobre. E deixaria a sociedade somente nas mãos das polícias, que na maioria das vezes sabemos ser corporativistas, abusadoras dos direitos humanos, corruptas e injustas. A manifestação é contra a famigerada PEC-37. Ela é o grande perigo. Você e sua família querem ficar à mercê “disso? Não usemos a manifestação para fazer politicagem! A promotora não corre nenhum risco de ser removida de pedreiras e não há nenhum interesse no atual governo municipal para tanto”.

25 comentários:

  1. Decepção: O BLOG PEDRA VERDES A CUSTA DA MANUTENÇÃO DE SEUS PREVILEGIOS JUNTO A PMP,PARECE TER-SE VENDIDO JÁ QUE VAI CONTRA A POPULAÇÃO NO AFÃ DE DEFENDER O PREFEITO E SUA TURMA NO QUE SE REFERE AO DIREITO QUE TODOS OS CONCURSADOS QUE ESTUDARAM E PAGARAM A TAXA PARA FAZER O CONCURSO PARA SERVIDOR PÚBLICO TEM. DIREITO DEFENDIDO COMO VERDADEIRA GUERREIRA PELA DRA.SANDRA PONTES A QUEM A POPULAÇÃO APOIA. SE O PREFEITO É DIGNO DE SUA FÉ E DO CARGO HORA INVESTIDO QUE CHAME OS QUE PASSARAM E QUE TEM O LÉGITIMO DIREITO DE ASSUMIR SUAS FUNÇÕES NO MUNICÍPIO, OU PASSARÁ PARA A HISTÓRIA DE PEDREIRAS COMO UM DOS CARRASCOS DO POVO!


    P.S: ESPERO QUE ESSE COMENTÁRIO SEJA PÚBLICADO!

    ResponderExcluir
  2. QUEREMOS PAZ E JUSTIÇA NOSSA PREFEITO ASSUMIU UM MUNICIPIO SUCATEADO, E ACIMA DE TUDO FOI REALIZADO UM CONCURSO NO FINAL DE UM MANDATO QUE DUROU 8 ANOS SEM NEM UM VEREADOR DE OPOSIÇÃO, FOI UM GOVERNO QUE NÃO SOFREU NEM UM TIPO DE PERSEGUIÇÃO, O ATUAL GOVERNO ESTAR COM 56 DIAS MAIS DAR PARA PERCEBER QUE VAI SOFRER BASTANTE COM GRANDES OPOSIÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o povo que trabalha quer receber o que é seu de direito.De que adianta paz com a barriga vazia?

      Excluir
  3. PERGUNTA: SE A PREFEITURA TEM NECESSIDADE DE SERVIDORES, PORQUE NÃO SIMPLESMENTE CHAMAR A GRANDE LISTA DE APROVADOS NO CONCURSO AO INVÉS DE QUERER APROVAR UM PROJETO DE LEI QUE GARANTA CONTRATAÇÕES DE NÃO CONCURSADOS? O QUE A PREFEITURA TEM CONTRA OS CONCURSADOS? OU SERÁ QUE TEM ALGO A FAVOR DOS CONTRATADOS?

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que a Promotora Sandra Pontes sabe que esse Blog não tem nada contra o Ministério Público, o Povo e nem tam pouco faz aqui apologia a quem quer que seja. Já pensou se isso fosse verdade!!!

    Fernando Castro

    ResponderExcluir
  5. Voceis que perderam a boquinha no poder, deixa de tá querendo jogar um poder contra o outro.por favor, vamos nos conformar e tocar nossas vidas, deixa que o prefeito trabalhe, deixa que as autoridades do poder judiciário tomem suas decisões. in nam

    ResponderExcluir
  6. Sofrer o que? Que perseguição?
    Dinheiro público tem que ser administrado com transparência e a lei constitucional tem que ser respeitada e cumprida por todos principalmente pelos entes da administração pública.
    O concurso público foi legítimo, portanto a lei deve ser cumprida.
    Vergonha e a atual administração atrasar dois meses de salários sem justificativa plausível.
    Mais vergonhoso ainda e um “apresentadorzinho” que baixava o pau na administração passada e agora vem com a maior cara lavada “Da um tempinho pro to-tonto pagar”.

    Parabéns a Dr. Sandra Pontes.

    ResponderExcluir
  7. Gostei dos "rabo de arraia" que a promotora deu no Chico Corinto hoje, o cara quer defender o indefensável!

    ResponderExcluir
  8. "Não deixar o prefeito trabalhar" é diferente de cobrar que o prefeito trabalhe corretamente.

    ResponderExcluir
  9. A Promotora acochou e os concursados estão sendo chamados, parabéns Doutora fique muito tempo entre nós!

    ResponderExcluir
  10. É simples gente, concursado pode brigar pelos seus direitos e já os contratados, se forem fazer alguma reclamação vão ser demitidos.....é por isso que eles queriam criar essa lei, mais ainda bem que temos essa promotora.

    ResponderExcluir
  11. O dia Internacional da MULHER é uma vitória para todas as MULHERES, e em especial À Dra. SANDRA, promotora que tem garra e não se cala diante das injustiças, igual a ela também já passou por aqui um grande HOMEM, Dr, Douglas, a quem tenho um sincero apreço, parabéns Dra, Pedreiras só é princeza porque existem lutadoras igual a você que não deixa nosso castelo desabar, V.Sa luta a nosso favor.

    ResponderExcluir
  12. A Dra. sandra tá mais do que certa em contestar sobre; "Se a Câmara é a casa do Povo, porque o Povo não tem vez e nem voz"? É verdade Dra. nós elegemos os politicos e depois temos que ouvi-los e aceitar tudo porque não temos vez e nem voz dentro da Câmara, isso é uma vergonha, não para eles, mas para nós que ainda brigamos com nossos amigos por causa dessa corja.

    ResponderExcluir
  13. ...diante da ausência de BOM SENSO, resta-me apenas concluir:
    "Sem justiça não tem paz e sem paz eu sou refém.A injustiça é cega e a justiça enxerga bem, mas só quando convém." Gabriel O Pensador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justiça não precisa babar ninguém, promotor é concursado, já prefeito é só quatro anos...

      Excluir
  14. Tudo em Pedreiras vira um movimento politico-partidário e logo se arma um palanque. Ora, senhores e senhoras, a luta é contra uma Lei retrógrada que quer tirar os poderes do tão competente e importante Ministério Público. Então, algumas pessoas que estão fora de foco da vida política e pública, se aproveitam para aparecer e tentar renascer das cinzas. Veja que até gente que já foi citada pelo Ministério Público e tem processo correndo na Justiça agora posa de bonzinho, falando em nome da Promotoria.

    João de Castro

    ResponderExcluir
  15. Acredito que a assessoria do prefeito e os demais bajuladores não devem ver a promotoria e os concursados como opositores do governo, apenas estamos lutando pelos nossos direitos, já que tivemos competência para passarmos no Concurso Público. Portanto, o fato de começar a convocar os aprovados é o primeiro passo para um acordo de paz, e nós educadores devemos estar cientes de que para ter uma qualidade na educação, na saúde, na assistência social e demais áreas, devemos estar unidos em prol do bem comum.

    ResponderExcluir
  16. ENGRAÇADO FOI VER A LENOLIXADA, A TURMA DO GOVERNO PASSADO, CORRUPTA E ADMINISTRATIVAMENTE DESASTRADA, QUE PASSOU 08 ANOS SEM FAZER UMA MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO EM PROL DO POVO OU POR JUSTIÇA SOCIAL, TER IDO EM PESO ONTEM A MANIFESTAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DISFARÇANDO-SE DE LUTAR POR JUSTIÇA, CONTRA A ATUAL GESTÃO E EM DEFESA DA DRA. SANDRA PONTES. TUDO ISSO EM APENAS MENOS DE 02 MESES DE INÍCIO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. NÃO PASSAM DE ABUTRES, HIPÓCRITAS E FALSÁRIOS, QUE SE APROVEITARAM DA OCASIÃO PARA DESTILAR O VENENO E A INDIGNAÇÃO POR AINDA NÃO TEREM DIGERIDO A DERROTA NAS ELEIÇÕES; QUANDO NA VERDADE, GRANDE PARTE DAS DIFICULDADES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO SE JUSTIFICA NO DESASTRE ADMINISTRATIVO E NO ROMBO FINANDEIRO QUE ELES DEIXARAM NA PREFEITURA QUE HERDAMOS.
    Allan Roberto Costa Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tava no manifesto??? O representante do prefeito.. há assim o prefeito é marionete...Só apareceu na hora q foi conveniente inaugurar a casa de recuperação....

      Excluir
    2. Despeitado porque perdeu a boquinha... incompetentes até para se manterem no poder... é importante que digiram logo o sabor amargo da derrota poruqe serão 08 anos com um projeto de poder de 20. É só organizar a casa e a bagunça que vcs deixaram.

      Excluir
  17. Engraçado é ver esse governo que só sabe culpar o governo anterior, aliás,o mentor desse governo foi grande perseguidor do governo anterior e por serem incompetentes tão se perdendo logo no inicio do governo, desse jeito vai ser mal quatro anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despeitado porque perdeu a boquinha... incompetentes até para se manterem no poder... é importante que digiram logo o sabor amargo da derrota poruqe serão 08 anos com um projeto de poder de 20. É só organizar a casa e a bagunça que vcs deixaram.

      Excluir


  18. Os fins justificam os meios?
    Tomei conhecimento de um fato inusitado em nossa cidade e, muito embora não compartilhe do mesmo ponto de vista da maioria resolvi exercer meu direito de cidadã e expressar minha opinião. Assim como os nobres edis eu também sou contrária a atitude da Promotora de Justiça Drª Sandra Pontes na Câmara Municipal de Pedreiras.
    De início quando assisti a matéria hesitei em aceitar os argumentos dos vereadores, mas quando fui surpreendida com a presença da Promotora no Programa de TV e tive a oportunidade de analisar sua fala, sua postura, cheguei a conclusão que os vereadores estavam no seu direito de questionar a atitude da Promotora, uma vez que não era comum acontecer . É exatamente por se tratar da casa do povo que eu acredito que a Câmara deve ter regras e normas a serem seguidas.
    Na minha concepção a Promotora tem o direito de participar das sessões assim como tem o dever de cumprir suas funções no local de trabalho e, portanto seria mais viável desenvolver um trabalho social de conscientização e mobilização política. A curto prazo poderia ser realizada ações públicas incentivando a população a participar das decisões políticas e a longo prazo um projeto de parceria com as escolas municipais visando inserir no conteúdo programático das disciplinas como tema transversal assuntos relevantes do contexto social e político da nossa cidade, a fim de preparar o cidadão para participar ativamente na sociedade.
    Um fato que me chamou a atenção foi quando o Chico Corinto finalmente conseguiu concluir a seguinte pergunta: “Drª a Senhora poderia dar um tempinho para o atual Gestor organizar a casa”? Ela respondeu:
    “ Depende do que se entende por tempinho, se dar um tempinho for fechar os olhos...” Então eu questiono: E esse TEMPO que se passou de 2008 até agora para se conscientizar que os concursados devem ser chamados, como é que eu posso interpretar?Para ilustrar este episódio eu me recordei do trecho de uma música de Gabriel O Pensador que diz: A injustiça é cega, mas a justiça enxerga bem, quando convém.
    Em suma, sou a favor que os concursados tenham seus direitos garantidos, sou a favor da participação popular nas sessões, ...sou absolutamente a favor que se faça a coisa certa da maneira certa. Afinal de contas o fim justificam os meios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raciocínio perfeito, Maria!
      Lucidez fenomenal!

      Excluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.