Coluna AR: O recado das urnas


Desde 1988, há exatos 24 anos, o povo de Pedreiras clama por mudança e renovação na administração pública como também no modo de se fazer política em nossa cidade. Quando em 1988 Graça Melo quebrou a hegemonia dos Branco vencendo as eleições daquele ano, o povo deu um recado claro de que queria algo novo e de que estava cansado do velho método politiqueiro vigente. E de lá vem tentando com várias personalidades políticas locais até Lenoilson Passos. Todos eles capitalizaram o sentimento de renovação e mudança populares e frustraram corações e mentes ávidos pela transformação. 

Mas nosso povo é persistente e nunca deixou morrer a esperança de que o novo viria. E nossos políticos entenderam esse recado; amadureceram, fizeram auto-críticas e entenderam seus erros. É palpável a mudança nos métodos políticos de Raimundo Louro e o amparo popular de Edmilson Filho. 

Totonho Chicote vem agora capitalizar os mesmos sentimentos de renovação e mudança, representando o novo e a capacidade de implementar as políticas de desenvolvimento que a cidade tanto precisa, resgatando a soberania que sempre foi o símbolo maior da “Princesa do Mearim”, dando ao nosso povo a esperança de dias melhores com geração de emprego e renda, autonomia financeira, resgatando a auto-estima e a cidadania desse povo ultimamente cabisbaixo. Sua jovialidade e história de empresário bem sucedido aliados à força política do grupo do deputado Raimundo Louro ajudaram a definir o resultado desse processo eleitoral. Sua expressiva e histórica votação é representativa disso. Como a pífia votação do candidato do poder confirma essa tese. 

Outra evidência de que o povo aspira a mudança foi a segunda colocação na eleição para Simplício Araújo. O jovem suplente de deputado, que agora com a vitória do deputado federal RibamarAlves como prefeito de Santa Inês tornar-se-á deputado federal titular pelos próximos dois anos, teve uma votação expressiva, conquistando os jovens como maioria do seu eleitorado e teve um comportamento ético e propostas atrativas e inteligentes durante todo o pleito. Mais tempo de campanha e ele poderia ter sido o prefeito eleito... 

Mas a esperança se estampa escancarada mesmo é na nova composição da Câmara Municipal. Dos 13 vereadores eleitos, apenas 04 dos antigos retornaram. E desses 13 a maioria é de jovens na terceira década de vida. Uma Câmara majoritariamente neófita em sua composição e jovem etariamente – é a reafirmação da esperança de Pedreiras em seu Parlamento. 

Analisando a conjuntura maior, o grande vencedor político dessa eleição foi o deputado estadual Raimundo Louro que sai das urnas despontando como a maior liderança política do Médio Mearim. Em Pedreiras fez a esposa vice-prefeita e dois filhos vereadores. Em Trizidela do Vale fez mais um dos filhos vice-prefeito. E das treze cidades da regional, fez onze dos treze prefeitos que apoiava. É papagaio agora para todo lado e que morram de raiva os adversários, mas o bigode de arame mexeu as pedras certas no xadrex dessa eleição. 

Esperança, mudança, transformação, competência, transparência, seriedade, participação popular, crescimento, desenvolvimento, saúde e educação de qualidade, geração de emprego e renda, urbanismo, respeito ao meio ambiente e tanto mais que foi depositado nas urnas como clamor aos nossos prefeito e vereadores eleitos. Que não decepcionem nosso povo, pois é ele quem bota e é ele quem tira. 

Allan Roberto Costa Silva

Médico, ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, Membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP.

23 comentários:

  1. Vão ser mais quatro anos de atraso!!!

    Essa historia de que Raimundo Louro e Edmilson Filho agora reviram seus conceitos é conto de fadas. Nada disso que Allan Roberto falou é verdade! A verdade é que são os mesmos grupos que mandam sempre.

    Todos sabem que não foi o povo que tirou Edmilson Filho, Raimundo Louro e Lenoilson. Quem os derrotou foi a vontade dos grandes grupos que ficam pulando de galho em galho em busca de um bom cargo e quando não conseguem se juntam novamente e apóiam o candidato derrotado da última eleição!

    Não precisamos ler o futuro para sabermos que esse grupão que apoiou Totonho vai se juntar novamente, daqui a quatro anos, e apoiar Simplício.

    Se esse grupão que apoiou e elegeu Totonho tivesse apoiado Lima ou Simplício ou Chico ou Zé, teriam elegido qualquer um!

    E é por isso que digo, Allan Roberto, o recado das urnas é o mesmo de sempre!

    ResponderExcluir
  2. Camarada Allan, renovação com Raimundo Louro é brincadeira. Vou repetir o que já disse várias vezes: o grande problema de Pedreiras, atualmente, é exatamente a falta de um líder. Raimundo Louro não tem o perfil de um líder político. Ele está mais para chefe de bando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O LIder já chegou e é com ele que vem o futuro: Simplicio Araújo 23

      Excluir
    2. O povo não precisa de liderança, o que o povo precisa é gente honesta no poder!

      Excluir
  3. Vem mais frustração de "corações e mentes" por ai.....é triste!

    ResponderExcluir
  4. Análise afiada e lúcida, doa a quem doer. Lógico que tem os que discordam, mas Dr. Allan foi em cima da realidade. E Raimundo Louro é o novo "Sarney" do Médio Mearim. Mais uma vez parabéns para o Doutor como analista político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma grande vantagem ter um novo Sarney, uma nova traça para corroer o que é do povo!!!!! Se um Sarney é uma praga imagine dois.

      Mais respeito dona Silvia!!!

      Excluir
    2. Dona Silvia acha que tá elogiando o Rlouro chamando-o de "novo Sarney"? Meu Deus!!! Esse é o povo que elegeu TChicote, estamos ferrados!

      Excluir
    3. Silvia Lemos, pelo bem que senhora quer sua família não fale uma bobagem dessas... Todos os estados da nação já se livraram das oligarquias, menos o Maranhão. Esta oligarquia que reina aqui a quase cinquenta anos representa todo a desgraça do nosso povo. O maranhão não é referência em nada e é considerado o pior estado da nação gração a oligarquia Sarney.
      Como pode a senhora ficar feliz com Raimundo Louro, pela montagem de uma oligarquia no médio mearim.
      Dona Silvia Lemos, tenha hombridade e peça desculpa por esse comentário tão inoportuno.

      Excluir
    4. Que imoralidade em “Dona” Lemos, que comentário infeliz!!!

      É vergonhoso ver como ainda existe pessoas que se orgulham de serem agentes de manutenção de uma politica que garante ao Estado do Maranhão o status de miserável.

      Excluir
  5. O Alan é um anarquista por natureza, votou no Raimundo Louro em seguida fez oposição sistemática ao governo do mesmo, forjando até um incendio no seu próprio carro pra incriminar o então prefeito da época. Depois ajudou a eleger o Lenoilson e com suas cachaças e drogas costumeiras passou a fazer oposição sem razões pedindo demissão do municipio indo então trabalhar no municipio de Trezidela onde tratava o povo mal e ainda urinava muito doidão na frente do hospital. Até o momento a salvação de Pedreiras é o Totonho quem sabe lá pelos meados de abril o anarquista não volta a sonhar com uma nova solução pra Princesa do Mearim, pois o que sabemos é que o próximo administrador anda comprometido e individado até os dentes. Em relação a nova Câmara Municipal ex Edil acho que a ex Vossa Excelência tá com o cérebro corrompido pelas drogas ao achar que o povo e Pedreiras tem consciencia política votando em Claucia Alencar, Everson Veloso, Paulinho SP e Marcos Louro dentre outros. Será que isso é onsciencia ou boca de urna de R$ 100,00?

    ResponderExcluir
  6. Não existem "grandes conquistadores" que não sejam "grandes políticos". Um conquistador é um homem cuja cabeça se serve, com feliz habilidade, do braço de outrem.
    Voltaire
    ...Parabéns Dr. Allan Roberto, sua análise foi perfeita!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Luis Braúna você com poucas palavras falou a verdadeira realidade.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Luis Braúna você falou pouco simples e objetivo, mostrando o que realmente foi esta campanha que influenciou na vitoria do candidato eleito. Esperamos que este faça algo e não destrua nossa linda cidade, pois se não vamos dar a resposta daqui a 4 anos.

    ResponderExcluir
  9. O Allan Roberto é semelhante a uma biruta de aeroporto, muda seus posicionamentos de acordo com os ventos do poder.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu irmão Allan pelo artigo, foi de uma clareza tamanha. E quanto a Raimundo louro o mesmo amadureceu com certeza, pois hoje não esta mais só preocupado com a política local da cidade de Pedreiras e sim com a política da macro região do médio Mearim, e quanto a Totonho chicote o mesmo tem oportunidade de trabalhar por seu povo, homem humilde e tem a capacidade de ouvir as pessoas.

    ResponderExcluir
  11. QUE SAUDADE DOS VERDADEIROS HOMENS DE BEM QUE CONSTRUIRAM PEDREIRAS. FUI CRIANÇA E ADOLESCENTE NESTA CIDADE. ME CORTA O CORAÇÃO VELA ENTREGUE AOS ABUTRES.MUITOS DELES CAIRAM AÍ DE PARA-QUEDAS. NÓS VERDADEIROS PEDREIRENSES DEVIAMOS NOS INDIGNAR E BANIR ESSA CORJA DA NOSSA CIDADE. DEFINO A ATUAL SITUAÇÃO ASSI.

    PEDREIRAS - MUDAM OS MOSQUITOS MAIS A MERDA CONTINUA A MESMA.

    ResponderExcluir
  12. Doido ou normal
    Doente ou são
    Uno ou dúbio
    Drogado, bêbado ou lúcido
    Inteligente ou burro
    Educado ou bruto...
    É necessário que reconheçamos que o AR sabe das coisas, sabe o que diz e o que escreve.
    Pena que poucos escrevem coisas sensatas aqui nesse blog e, quando os escrevem, são tolhidos e mal compreendidos por uma massa que carrega na massa cinzenta merda misturada com coco.
    Se pessoas como Dr. Allan, Simplicio Araújo, Samuel Barrêto, Kleber Lago e muitos outros formadores de opinião esvrevssem para o blog, elevaria o nível. Mr. Heel se eu fosse você muita besteira que se comentam aqui não são dignas de publicação. Pense nisso!

    Antônio do Mercado
    Eu voltei


    ResponderExcluir
  13. Caro médico Allan Roberto, a grafia da palavra Xadrez é com a letra z, e não com "x", como o Senhor escreveu. Caso não seja o mesmo que transcreveu o texto para postagem, deveria ter observado e retificado o grave erro de português, eis que subscreveu o mesmo ("assinou em baixo"), e, como se sabe, a diferença do REMÉDIO para o VENENO está na DOSAGEM!

    Membro de Academia de Letras, igualmente, deve sempre observar a norma culta da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe-me, amigo, pelo crasso erro. Mas ele é de digitação e revisão, não de desconhecimento da norma culta da língua, pois esta eu domino. Veja que o "X" e o "Z" são teclas vizinhas no teclado. Obrigado por ter me informado do que me passou despercebido.
      ALLAN ROBERTO

      Excluir
  14. Quanta besteira essa de fazer comentário ao AR porque deve ter se enganado ao digitar a palavra Xadrez, vai catar coquim amigo.

    ResponderExcluir
  15. Allan tu da ibope viu cara escreve mais pro blog

    ResponderExcluir
  16. Pedreiras está cheia de babões. Melhor ficar "catando coquinho" que babando os outros. Não sabe nem escrever rapaz, e fica babando os outros transgressores. Só se for "coquim" mesmo.... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.