O SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE: ÁGUA PARA TODOS!

Avenida Principal de Trizidela do Vale - MA
Ponte Sobre o Rio Mearim
Na passagem da semana nossa cidade irmã, Trizidela do Vale, foi festejada e presenteada com alguns descerramentos de faixas em obras e serviços públicos, além de outras atividades promovidas pela administração municipal que não deixaram o aniversário da cidade passar despercebidamente.

Dentre tantos acontecimentos destaco a questão do abastecimento de água, talvez o fato mais significante de toda comemoração. O sonho expressado tão empolgadamente nas faixas acima exibidas nos levam a reflexões recorrentes, cíclicas e fugazes: Vivemos em tempos de sofrimento, maus tratos e desespero, penso que o pesadelo da água pode durar mais 40 anos, quer seja em seu excesso ou sua falta. 

Agradeçamos primeiramente a Deus, que ilumina a cabeça de nossos gestores e nos permite viver em meio a este sistema humanamente falho, egoísta e concentrador, entretanto, recompensador. Agradeçamos a Roseana Sarney, Jânio Balé e Fred Maia pelas suas conquistas em prol de um bem comum; porém não esqueçamos que o Povo de Trizidela do Vale não é um, nem somente dois ou três; o povo é um conjunto de pessoas de mesma língua, costumes, interesses, história e tradições semelhantes que vivem em comunidade e compartilham estreitamente a fragilidade do viver em todos seus aspectos, do amanhecer ao anoitecer, do nascer ao padecer, somos filhos de uma mesma terra. 

Na imagem final, um sinal caiu do céu no momento da cavalgada, a tão almejada água é distribuída por igual e para todos, talvez neste instante Deus quisesse ensinar algo e nos dizer a importância deste elemento para nossas vidas, em Sua onipotente sabedoria Ele nos dá mais uma lição, e se faz presente. Talvez estivesse chorando, talvez fosse Maria, os Santos ou as almas que se foram, ou tão simplesmente Ele nós quisesse dar banho e lavar nossos erros.

19 comentários:

  1. FICO FELIZ POR VCES ESTAREM SENDO PRIVILEGIADOS E ABENÇOADOS PELOS MILAGRES DOS HOMENS E DE UM DEUS TODO PODEROSO. HA MUITO TEMPO ESSA QUESTAO DA FALTA D'AGUA NA TRIZIDELA. QUE JESUS CONTINUEM ABENÇOANDO A TODOS VCES E OS POVOS DO MUNDO INTEIRO, PRINCIPALMENTE NOS LUGARES ONDE A SECA É CONSTANTE. PARABENS AOS GOVERNANTES..

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Aí já é demais! Culpar só o Jânio por isso! Desde que trezidela ainda era um bairro de Pedreiras que é desse jeito. Então não é porque trocaram um E por um I no nome pra transformá-lo em município, se que não foi por pura ignorância, que a culpa é da última gestão! O cara pode até não estar fazendo nada, mas até a cheia do mearim ser culpa dele é sacanagem!

    Quarta via

    ResponderExcluir
  3. Eu em esse doido aí de cima tá é louco! kkkkkkkkkkkk leia denovo o texto e entenda!

    ResponderExcluir
  4. Tem razão companheiro! Eu não li o texto e já fui mandando brasa! perdoem a falha.

    ResponderExcluir
  5. Até Deus demonstrou a sua felicidade mandando um chuvinha pra celebrar comemoração da tão esperada caixa d'agua para melhorar a vida desse povo que já estava sem esperança,pois já vem de loga data sendo lesados...mas como Deus existe e milagres pode acontecer...obrigado Senhor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pobre Trizidela,sofrida população, de fato a tão esperada água somente caiu do Céu,quanta demagogia com esse povo que clama por uma vida digna.Festejaram mais uma vez o deacaso,a 40 anos como dizem esperando por este momento e a 17 anos os gestores enganam a todos,apenas cavalos foram a rua para sentir a água que caia do céu.

    ResponderExcluir
  7. QUEM É O FAZEDOR DE FAIXA DE PEDREIRAS E TRIZIDELA DEO VALE QUERO CONTRATAR!!! KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Deus é luz,pena que os últimos gestores de Trizidela, pelas loucuras que o poder pode levar, acham que poderiam substitui-lo. Tivemos o primeiro reinado,tão criticado e combatido com promessas do novo "deus" que não durou muito tempo e acabou.O novo "deus", agora no poder total,caindo nos mesmos erros,acha que poderia melhorar sua popularida,hoje em baixa,utilizando o novo sistema de abastecimento de água que já poderia ter sido entregue a população a anos atrás se não fosse a forma eleitoreira e na mal condução desses recursos usados de forma errada sustentando campanhas políticas.

    ResponderExcluir
  9. eles dizem que o sistema de agua iria funcionar mais é só mentira pq já esta com uma semana que no bairro jeruzalem nãó tem agua na torneira

    ResponderExcluir
  10. se ate em pedreiras ta faltando agua, quanto mais trizidela do vale....

    ResponderExcluir
  11. Água de onde Pedras Verdes? é bom vcs fazerem uma nova investigação a respeito do assunto. Pq a água só veio mesmo a dos céus. E na hora da inauguração da caixa dágua dos chuveiros expostos pra comemoração não saiu uma gota de água. Um constrangimento só. Uma vergonha. Qual é a desculpa dessa vez? E acho que essa água errou de percurso, pq até hoje não chegou aqui nas minhas torneiras.

    Moradora do bairro aeroporto.

    ResponderExcluir
  12. Indignado com a demagogia14 de novembro de 2011 às 13:46

    A água mudou de percusso igaul o dinheiro muda quando vem para trizidela. Poxa, até a agua muda. Esse politicos de trizidela nao dispensa nem a água... que coisa... é muita ganancia dessa Tirânia.... ninânia... manânia... nanânia... sei lá como se chama essa prefeita.

    ResponderExcluir
  13. Lembro muitíssimo bem que ha quatro anos o atual prefeito fazia promessa da conclusão deste abastecimento de agua em Trizidela. Dizia: "no próximo mês estaremos concluindo esse tao sonhado projeto de abastecimento de água independente aqui de nossa cidade. É um compromiso meu entregarei proximo mês". Ora, essa promessa era em setembro de 2007. Se passaram exatos quatros anos. Caramba, por que só agora é que inauguraram? aliás nem star funcionando.
    Eles fazem isso porque eles mais uma vez querem chamar o povo de BURRO. É isso mesmo eles chamam o POVO DE BURRO. pelo fato do povo terem a memoria curta.
    E ao final... o povo acaba sendo BURRO mesmo... por entrar nessa armação maquiavélica da política.
    Que dor meu Deus...!!!....!!!!! Quando vamos mudar... !!!!

    ResponderExcluir
  14. Quero parabeniza a pessoa que elaborou o texto sobre a água em Trizidela, muito bom, sabias as palavras do amigo esse tipo de conteúdo que devemos posta em uma ferramenta tão importante como as redes sócias. Só não concordo quando falam que Trizidela não tem água há 40 ANOS existia sim uma deficiência no sistema de abastecimento d’água por falta visão dos administradores antes da emancipação do bairro. É muito importante que façamos uma reflexão no número de habitante quando era o bairro Trizidela pra hoje uma cidade com 15 anos de administração publica e com mais 18.900 habitantes senso 2010.É inadmissível em uma administração seja ela publica ou privada construir um habitacional com mais de 200 residências sem oferecer água potável isso sim significa um atraso,por exemplo habitacional monte cristo.Zé Fernandes

    ResponderExcluir
  15. Essa é a maior obra da história de Trizidela. Parabéns Jânio Balé. Enquanto aos adversários invejosos que fiquem babando com essa grande obra.

    ResponderExcluir
  16. EITA TREZIDELA DO VALE TODO E 100 VEREADOR, 100 AGUA, 100 INAGURACOA, 100 OBRAS, 100 PAGAMENTO, 100 SAUDE, 100 EDUCACAO E 100 SORTE COM ESSE PREFEITO OU PREFEITA E TUDO 100 E O ANIVERSARIO 100 INAGURACAO MESERICORDE TREZIDELA...........

    ResponderExcluir
  17. MAIS DEPOIS DE TANTO DINHEIRO QUE ELE ROUBOU DA CIDADE O MINIMO QUE ELE PODERIA FAZER ERA ISSO.
    AGORA SÓ PRA LEMBRAR ALGUNS APAIXONADOS.
    SEGUE EM ANEXO NUMEROS DE PROCESSOS DO ATUAL GESTOR COM SUAS CONTAS REPROVADAS.
    Processo n. º 3387/2006-TCE
    Natureza: Prestação de contas anual de governo
    Origem: Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale
    Exercício financeiro: 2005
    Ordenador de despesa: Jânio de Sousa Freitas
    Ministério Público de Contas: Procuradora Flávia Gonzalez Leite
    Relator: Conselheiro Raimundo Nonato de Carvalho Lago Júnior

    Prestação de contas anual de governo, de responsabilidade do Sr. Jânio de Sousa Freitas, Prefeito de Trizidela do Vale no exercício financeiro de 2005. Desaprovação das contas.

    PARECER PRÉVIO PL-TCE N.º 141/2008

    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 31, §§ 1º e 2º, da Constituição Federal, o art. 172, I, da Constituição do Estado do Maranhão, o art. 1º, I, c/c o art. 8º, § 3º, III, da Lei nº 8.258, de 6 de junho de 2005 (Lei Orgânica do TCE-MA) e o art. 1º, I, do Regimento Interno deste Tribunal, decide, por unanimidade, nos termos do relatório e voto do Relator, acolhendo o Parecer nº 1632/2008, do Ministério Público, emitir parecer prévio pela desaprovação das contas da Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, relativas ao exercício financeiro de 2005, de responsabilidade do Sr. Jânio de Sousa Freitas, constantes dos autos do Processo n.º 3387/2006-TCE, em razão de o balanço geral não representar adequadamente as posições financeira, orçamentária e patrimonial do Município em 31.12.2005, bem como o resultado das operações, de acordo com os princípios fundamentais da Contabilidade aplicados à Administração Pública.

    ResponderExcluir
  18. Processo: 3257/2007 - TCE/MA
    Natureza: Prestação de contas anual do Prefeito
    Exercício financeiro: 2006
    Entidade: Prefeitura de Trizidela do Vale/MA
    Responsável: Jânio de Sousa Freitas (CPF n.º 162.888.072- 49), residente na Rua Santo Antônio, n.º 939, Bairro Santo Antônio, Trizidela do Vale - MA, CEP 65.727-000
    Procurador constituído: Achylles de Brito Costa, OAB/MA 7876-A
    Ministério Público de Contas: Procurador Jairo Cavalcanti Vieira
    Relator: Auditor Antônio Blecaute Costa Barbosa.

    Prestação de contas anual de governo do Município de Trizidela do Vale, de responsabilidade do Prefeito Jânio de Sousa Freitas, relativa ao exercício financeiro de 2006. Desaprovação das contas de governo. Encaminhamento de cópia de peças processuais à Procuradoria Geral de Justiça do Estado para os fins legais.

    PARECER PRÉVIO PL-TCE/MA N.º 188/2009

    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, no uso da competência que lhe conferem o art. 172, inciso I, da Constituição Estadual e o art. 1º, inciso I, c/c o art. 8º, § 3º, III, da Lei n.º 8.258, de 6 de junho de 2005 (Lei Orgânica do TCE/MA), decide, por unanimidade, em sessão ordinária do pleno, nos termos do relatório e proposta de decisão do Relator, acolhida a manifestação do Ministério Público de Contas, emitir parecer prévio pela desaprovação das contas anuais do Município de Trizidela do Vale, relativas ao exercício financeiro de 2006, de responsabilidade do Prefeito, Senhor Jânio de Sousa Freitas, constantes dos autos do Processo n.º 3257/2007, em razão de o Balanço Geral do Município não representar adequadamente as posições financeira, orçamentária e patrimonial do Município em 31/12/2006, bem como o resultado das operações, de acordo com os princípios fundamentais da Contabilidade aplicados à Administração Pública.

    ResponderExcluir
  19. AGIRA FIEIS ESCUDEIROS APAIXONADOS ME EXPLIQUEM COMO SE LIVRAR DE TANTAS IRREGULARIDADES.

    SEGUE EM ANEXO

    BJIM

    Processo n.º: 3272/2008-TCE
    Natureza: Prestação de contas anual de prefeito
    Origem: Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale
    Exercício financeiro: 2007
    Responsável: Jânio de Sousa Freitas, brasileiro, casado, Prefeito Municipal, RG 48301295-5 SSP-MA, CPF 162.888.072-49, endereço: MA 119 – nº 1670 – Bairro Aeroporto, Trizidela do Vale – Ma.
    Ministério Público de Contas: Procurador Paulo Henrique Araújo dos Reis
    Relator: Conselheiro Álvaro César de França Ferreira


    Prestação de contas anual do Prefeito. Irregularidades detectadas. Não apresentação de documentos de defesa. Irregularidades pendentes. Desaprovação das contas de governo.


    PARECER PRÉVIO PL-TCE Nº. 05/2010
    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, no uso da competência que lhe confere o art. 1º, inciso I, c/c o art. 10, I, da Lei nº 8.258, de 06 de junho de 2005 (Lei Orgânica do TCE-MA), decide por unanimidade, em sessão ordinária do Pleno, nos termos do relatório e voto do Relator, acolhida a manifestação do Ministério Público de Contas, emitir parecer prévio pela desaprovação das contas anuais do Município de Trizidela do Vale, relativas ao exercício financeiro de 2007, de responsabilidade do Sr. Jânio de Sousa Freitas, em razão do Balanço Geral do município não representar adequadamente as posições financeira, orçamentária e patrimonial do Município em 31 de dezembro de 2007, e pelas razões seguintes:
    · Ausência de documentos solicitados na IN 09/05 (item 2 da Seção I do RIT);
    · Entrega intempestiva das peças orçamentárias – PPA, LDO e LOA ao TCE-MA (item 1.1 da Seção IV do RIT);
    · Elaboração do PPA com falhas formais (item 1.2.1 da Seção IV do RIT);
    · Ausência dos anexos de Metas e Riscos Fiscais na LDO (item 1.2.2 da Seção IV do RIT);
    · Abertura de Créditos Adicionais acima do limite permitido pela LOA (item 1.2.4 da Seção IV do RIT);
    · Infringência do Princípio do Equilíbrio Financeiro (item 3.1 da Seção IV do RIT);
    · Não demonstração do saldo patrimonial do exercício anterior (item 4.2.1.1 da Seção IV do RIT);
    · Ausência do quadro das reformas e ampliação dos bens imóveis (item 4.3 da Seção IV do RIT);
    · Não implantação do Plano de Cargos e Salários dos servidores (item 6.2 da Seção IV do RIT);
    · Não encaminhamento da tomada de contas do Regime Próprio de Previdência (item 6.3.1 da Seção IV do RIT);
    · Ausência de cópias de pareceres/Lei ou Decreto da criação do FMAS (item 9.2 da Seção IV do RIT);
    · Ausência da Certificação da regularidade fiscal do responsável contábil (item 10.3 da Seção IV do RIT);





    · Não encaminhamento dos RREO’s e dos RGF’s do exercício, descumprindo os termos da Resolução nº. 108/2006-TCE/MA (item 13.1 da Seção IV do RIT);
    · Ausência de comprovação de realização de Audiências Públicas em 2007 (item 13.3 da Seção IV do RIT);

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.