A HISTÓRIA VIVA: E AGORA FUNASA?

Ministério da Saúde: ONTEM E HOJE.

VÍTIMAS DO DDT/MALATION

O DDT e Malation foram inseticidas amplamente usados no combate a malária, doença de chagas e outras doenças transmitidas por vetores, principalmente na região norte, nordeste e centro-oeste. Até a década de 90, os guardas e agentes de endemias da antiga SUCAM (agora FUNASA) eram as pessoas que mais manipulavam esses produtos químicos. 


Os guardas de endemias dedicaram boa parte de suas vidas no cumprimento das atividades para preservar a saúde da população. "Guardas da SUCAM", ficaram assim conhecidos pois tinham uma estrutura linear hierarquizada, onde mais pareciam soldados do exército. Eram regidos pelo Manual dos Guardas de Inseticida, publicação do Ministério da Saúde.

Segundo o manual: os guardas deveriam ter uma conduta social exemplar, evitar contatos com bebidas alcoólicas, obedecer fielmente às ordens do seu superior, e ter o cuidado de estar com seu uniforme sempre limpo, e claro, desempenhar sua atividade com perfeição.

Os agentes eram submetidos ao trabalho árduo e diariamente eram sujeitados a cumprir metas. Pelo manual, eles tinham a obrigação de borrifar uma parede de 19 m2 em 60 segundos. 

Sem qualquer orientação sobre os riscos causados pelo DDT, eles “preparavam” a residência para receber a borrifação, e caso os moradores não pudessem ou recusassem a afastar os moveis, esse trabalho passava a ser obrigação dos guardas.

Eles recebiam 1 (uma) Bomba modelo Hudson com capacidade para 10 litros; 1 (um) balde de 5 litros para a preparação do inseticida; 1 (uma) caneca para medir a pasta; 1 (uma) pequena pá de madeira; 1 (uma) bolsa de lona; materiais para anotações e 1 (uma) bandeira para identificar que a residência estava sendo borrifada. Eles não recebiam botas.

O manual foi rigoroso no cumprimento das obrigações e regras impostas aos guardas, mas não há um parágrafo se quer com pelo menos uma orientação ao guardas quanto aos riscos do contato direto com o DDT. No manual consta que os guardas deveriam orientar as pessoas a não se aproximarem no momento da borrifação e manter as criações e animais de estimação distantes. Ou seja, os superiores tinham noção do perigo que o DDT representava para a saúde dos animais dos proprietários das residências, mas não manifestavam qualquer preocupação com a saúde dos homens que tinham a missão de salvar as vidas da população.

O perigo estava presente justamente nos gestos mais repetidos por eles antes de entrarem em ação. Sem saber, na hora de preparar a emulsão, eles expondo seus corpos à doenças crônicas e assinando uma sentença de morte. As contaminações ocorreram em decorrência de inadequadas formas de armazenamentos, transportes, manipulação e aplicação dos inseticidas usados pelos guardas da antiga SUCAM. Entre os inseticidas, o DDT.

Grande parte dessas intoxicações ocorreu devido a orientação que os funcionários recebiam. Eles eram informados por seus chefes que o DDT não causava dano a saúde. Alguns inclusive diziam que os guardas poderiam ater “beber com açúcar” o inseticida que não sentiriam nada.

A atitude irresponsável provocou sequelas irreparáveis no organismo desses servidores, desde problemas neurológicos que ocasionam a perda dos movimentos, até câncer de pele e outras doenças, que os afastaram do trabalho.

Fica o questionamento: E agora o que vão fazer pelos guerreiros de outrora? 

 

 

O ERRO AINDA CONTINUA?

 
Images ilustrativas da internet

4 comentários:

  1. ALGUÉM ME EXPLIQUE O QUE HOUVE COM A FUNASA? SE PERDEU NO TEMPO? E SEUS FUNCIONÁRIOS, AINDA ESTÃO JOGADOS E A MERCÊ DAS PREFEITURAS? TRISTE FIM PARA ESSE POVO, AINDA TEM GENTE QUE FICA JOGANDO PIADA E FAZENDO DEBOCHE DA CARA DESSE POVO!

    SE HÁ ALGUM ERRO E SE FORMOS PROCURAR CULPADOS PELA DECADÊNCIA DA SUCAM/FUNASA, PODE TER CERTEZA QUE VAMOS PRIMEIRO ACHAR MÁ ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICOS SUJOS! CORRUPÇÃO ATÉ AS TAMPAS.. PROCESSOS QUE ATÉ HOJE ROLAM POR CONTA DE PREFEITOS E CONVÊNIOS, NO MINIMO MAL EXECUTADOS. CITO DOIS EXEMPLOS DE MAUS ADMINISTRADORES: EDMÍLSON ALENCAR FILHO E RAIMUNDO NONATO ALVES PEREIRA, PROCUREM E VÃO ACHAR!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, na matéria anterior eu até cheguei a pensar que era somente "elogios", e acabei tocando neste assunto que você traz a tona agora!

    Muito bem Pedras, essa situação tem que ser denunciada!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi gente eu gostaria muito de uma ajuda, eu estou procurando meu pai q desde quando eu nasci eu n o conheci, só sei q ele trabalhava na antiga sucam, e parece q o sobrenome dele e matos, eu tenho a foto dele, http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAuad4mEQ6qRZAzeYb3sxOyWa9Bz5NjUOgGFiaRP8onhQbcnW2NLfPXLdJoImvIK7kNcusPWdDMP5_82mVWudoYAm1T1UKbRuFu_t8XpN3qdvAfvPU-aNFmG.jpg esta foto ai q eu tenho. O meu pai é o que esta atrás, do motorista, se vcs tiverem alguma resposta entrem em contato comigo, pelo e-mail: anjo-marcante@hotmail.com, ou Rodrigomarvin@gmail.com, e orkut, anjo-marcante@hotmail.com, por favor se tiver alguém q colhesse esse homem que esta atrás do motoqueiro por favo, me informem, esse homem é meu pai, estou louco pra conhecê-lo, é um sonho q eu busco. Ele trabalhou com um homem chamado Ataíde, e foi em 1989 que ele conheceu a minha mãe, e por algum motivo ele não voltou mais, gostaria de saber se ele ainda esta vivo, gostaria muito de ter o meu pai por perto, obrigado pela atenção de vcs.

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando ALCIDES o Cid Cidinho que trabalhou numa escola na Ilha do Governador, Cocotá RJ morava em Jacarepaguá po favor preciso de ajuda para encontrar. Meu Facebook é Ana Lúcia Soares. Ficaei muito grata!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.