Educação: direito de todos, dever dos Governantes

Kariádne Maia
Há alguns anos ouvi pela primeira vez a expressão Plano de Desenvolvimento da Educação – o popular PDE - que trouxe consigo as 28 metas do Governo Federal para a educação do país, sendo que a principal é a garantia de uma educação básica de qualidade, além do investimento, também, na educação profissional e na educação superior. Considero-me uma militante da educação e, devido a este apreço, mesmo depois de deixar o trabalho em uma Secretaria de Educação e Regional de Educação, continuo a fazer parte de alguns segmentos no Maranhão, dentre eles, a OMEP – Organização Mundial para a Pré-Escola – da qual sou vice-presidente no estado do Maranhão. Também realizo trabalhos voltados para um projeto do MEC intitulado Mobilização Social pela Educação, cujo principal objetivo é o diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos. Desta forma, tenho acompanhado o desenvolvimento das ações do PDE no país, sobretudo em nossa região, se estas estão sendo executadas e qual o real efeito provocado por elas. E, nesta análise, percebo que o Brasil ainda caminha a passos lentos no quesito educação. As verdadeiras reformas educacionais ainda não aconteceram no país, mas o povo brasileiro sabe que isto não vai demorar a acontecer, se realmente quisermos.

Todos têm visto através da multimídia o sucesso dos países que mudaram sua história investindo efetivamente em educação. Coréia do Sul, Cingapura, Japão, servem de inspiração para os brasileiros, sobretudo porque temos o poder para escolher quem vai legislar e quem vai sancionar as leis que redirecionarão a educação do nosso país. 

Sem educação não há desenvolvimento – frase já internalizada por nós, visto que a ouvimos diariamente. Porém, as escolas brasileiras têm-se mostrado incapazes de cumprir sua função mais elementar: a de capacitar alunos com a ferramenta da leitura e interpretação de texto. Então, para que isto aconteça, é preciso investir exaustivamente em ações que beneficiem o aluno e que valorizem o professor. A luta pelo reajuste do piso salarial nacional e o investimento de 10% do PIB na educação são assuntos de ordem hoje no Brasil.

Os municípios têm uma responsabilidade imensa em se tratando do sucesso destas ações, pois é onde toda a prática e mudança iniciam. O momento atual não admite passividade, ao contrário, exige tomada de decisão a fim de que ocorram as grandes mudanças e, para isto, a análise do cidadão no momento de sua escolha de voto vai fazer a grande diferença. Observar os candidatos e avaliar quais apresentam melhores perspectivas e propostas consolidadas, sobretudo em educação e saúde, já seria um bom começo.

Não há dúvidas de que atualmente o povo é mais consciente de suas escolhas. A prática da politicagem, da compra e venda de votos já causam repulsa na sociedade. O que temos visto e ouvido sobre enriquecimento ilícito, desvios de dinheiro público, associados à miséria de muitos e, como desfecho, a impunidade, nos faz refletir sobre o que queremos para nós e para nossos filhos e netos. A educação transforma um povo e isto constitui ameaça para os políticos mal intencionados, porque povo educado não tolera corrupção. “Um povo educado não pode ser dominado!”

53 comentários:

  1. Nunca tive contato direto com Kariádine Maia mas sempre ouço elogios principalmente sobre sua simplicidade, gentileza e sobre sua vontade de mudar a cara da educação. Creio que este nome sim possa trazer esperanças para Trizidela do Vale.

    ResponderExcluir
  2. Taí gostei senti firmeza.

    ResponderExcluir
  3. Acredito também nisso. Mas o povo ainda a vê como uma pessoa distante. Mas com certeza ela é gente do povo.

    Luiz Pachêco Sousa

    ResponderExcluir
  4. Simplicio vc sumiu com medo de me responder!!!!

    Me fale sobre a familia LEITOA !

    Ainda espero sua resposta.

    Estou pedindo apoio nessa campanha,responde Simplicio.
    Vamos pessoal me ajudem.

    ResponderExcluir
  5. Tive a felicidade de trabalhar durante alguns anos com Kariádine. Jamais conheci pessoa tão apaixonada quanto ela pela educação. Sempre teve vontade de fazer mais, porém nem sempre tinha o apoio necessário. Posso afirmar, Fênix, sem medo de errar, que o que você ouve dizer dela em relação a sua simplicidade, gentileza e vontade de transformar a educação é a mais pura verdade. Parabéns, Kariádine, pela ideologia que carregas contigo. Oxalá tivéssemos mais pessoas interessadas e dispostas a mudar a educação do nosso município.

    ResponderExcluir
  6. EU SIMPLISMENTE AMO E ADMIRO POR DEMAIS KARIADNE MAIA...ESPERO QUE ELA VENÇA AS ELEIÇÕES DE TRIZIDELA ANO QUE VEM....

    COM ELA NO PODER,EU CREIO QUE A EDUCAÇÃO VAI MESMO PRA FRENTE,O QUE HOJE PRA ALGUNS NÃO É PRIORIDADE

    ResponderExcluir
  7. Esse grupo kaka, gustavo tavinho e simplicio araujo são as melhores opções para conduzir a renovação em trizidela. nosso federal simplicio é muito inteligente e sabe fazer, estamos com eles.

    ResponderExcluir
  8. dizem que teve uma reunião na trizidela por esses dias aonde o simplicio disse que tem certeza que o grupo dele ganha em trizidela pois o povo quer renovação, mas eu duvido muito que o grupo de janio perca essa eleição, principalmente se o candidato for o ronaldo o povo de trizidela gosta de ver a "folha" voar. essa eleição vai ser muito cara e todo mundo sabe que só janio tem a maquina e o real.

    ResponderExcluir
  9. o povo já não é mais tão ignorante como antigamente,ele pode dar dinheiro o quanto ele puder fazer que muitos irão receber,porque afinal cavalo dado não se olha os dentes....agora votar nele ai vai ser outra coisa.Porque meu querido um é pouco dois é bom...mas três é demais e ninguem aguenta.Você não leu o que a futura prefeita escreveu a "A educação transforma um povo" e Trizidela hoje tem bastante gente educada e consciente.

    ResponderExcluir
  10. nanabanana, a educação transforma sim, mas ela mesma não fez uma administrassao essas coca coca toda na na educação e o povo ainda é muito ignorante aqui, so si tivessi uma campanha pra abri a cabeça do povo antes, quem não entendeu o artigo dela foi vc.

    ResponderExcluir
  11. O prefeito deveria era cumprir com seus compromissos no tempo certo e não ficar empurrando as coisas com a barriga deixando pra depois pra ver se as pessoas esquecem e uma delas seria repassar para os prefessores as sobras do dinheiro do FUNDEB.Ja que ele tem muito dinheiro então,moço dê o dinheiro do professores que são os que menos tem.

    ResponderExcluir
  12. A vc ANTONIO NETO:

    É engraçado quando quando queremos obter informação de uma pessoa que se diz seria e honesta e faz acordos com pessoas do tipo da familia LEITOA da cidade de TIMOM.
    "rapaz todo mundo sabe que luciano leitoa tinha que votar em um federal em timon, tinha que ser alguem da base de oposição e escolheram simplicio devido sua aproximação com jackson lago. qual o problema??" Antonio vc acha normal pra chegar ao poder fazer acordos com pessoas desse tipo? Vc deve ser pior que o SIMPLICIO!
    Simplicio vc sumiu com medo de me responder!!!!

    Me fale sobre a familia LEITOA !

    ResponderExcluir
  13. diga especificamente o que vc quer saber sobre a familia dos suinos? quer saber sobre o barao. a porca ou o leitao? ass. Simplicio Clone

    ResponderExcluir
  14. CAMPANHA RESPONDE SIMPLICIO!!!!!!!!

    É engraçado quando quando queremos obter informação de uma pessoa que se diz seria e honesta e faz acordos com pessoas do tipo da familia LEITOA da cidade de TIMOM.
    "rapaz todo mundo sabe que luciano leitoa tinha que votar em um federal em timon, tinha que ser alguem da base de oposição e escolheram simplicio devido sua aproximação com jackson lago. qual o problema??" Antonio vc acha normal pra chegar ao poder fazer acordos com pessoas desse tipo? Vc deve ser pior que o SIMPLICIO!
    Simplicio vc sumiu com medo de me responder!!!!

    Me fale sobre a familia LEITOA !

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não tenho nenhuma aproximação de amizade com Kariádne Maia, mas sempre achei-a uma mulher simples, humilde e desprovida de arrogência, embora ostente uma posição social e financeira bem acima dos padrões da grande maioria das duas cidades: Pedreiras e Trizidela. Mas é como diz a educadora Kariádne Maia: "Educação é tudo". E, por educação ser tudo, eis aí o grande diferencial de uma pessoa com uma visão de dimensões alargadas, a ponto de pensar tal qual pensou Paulo Freire: "Só a educação pode transformar a sociedade."
    A minha aproximação com Kariádne Maia tem sido de forma tímida e limitada, nas quais, as poucas vezes foram através do poeta e jornalista Moisés Abílio, que a tem como uma grande amiga e admiradora. Portanto, não pensemos que o fato da Educadora escrever um texto, no qual a essência principal é a educação, isso já seja campanha política. A cidadã trizidelense Kariádne Maia apenas está utilizando-se desse perídico virtual para transmitir a sua forma de pensar.
    Penso e defendo a ideia, que qualquer pessoa que defenda a educação, merece a nossa atenção. Não esqueçamos que o melhor candidato a Presidente da República de todos os tempos, foi o Senador Cristovão Buarque, justamente porque nos seus discursos muito enfatizou a Educação como prioridade. Destarte, Kariádne Maia ao lado de grandes defensores da nossa educação: Eliude, Cícero Queiroz, Nazeldo, Aldenora Veloso, Claudia Brasil e muitos outros, merecem os nosso respeito e a nossa admiração.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  16. Não em canso de ler e comentar sobre o tema educação, deveria ser assim na administração municipal. Juntamente com a saúde, são os pontos mais preocupantes de qualquer governo, sendo que saúde é privilegiada diante da educação.

    Já ouviriam o adágio popular, "SAÚDE 10, EDUCAÇÃO ZERO", Já não é mais assim, as coisas aqui em Pedreiras são assim: "Saúde? cadÊ, EDUCASSÃO? OXI É COM S, Ç OU SS?".

    AS CRIANÇAS, não tem qualquer cupa do erro de seus, estas ficam boiando na mão de professores abalados, desmotivados, mal remunerados e sem apoio da prefeitura. Triste situação. Resta perguntar: Onde vamos parar?

    E ainda, eles tem coragem de surrupiar dinheiro público de nós pobres coitados. Digo a eles: DEUS ESTÁ VENDO!

    Ass: Professor da Vida

    Raimundo Flores

    SÃO LUÍS - MA

    Desculpe qualquer coisa, pois estou sob efeito de calmante.

    ResponderExcluir
  17. Conheço essa educadora,pois assim posso chama-la,acredita na educação para transformar vidas,enquanto secretária criou a lei do Plano de Cargos e salários de Trizidela do Vale que muito valorizou nós professores,sempre defendou a melhoria da qualidade da educação pública.Acredito nessa mulher Humilde e de personalidade formada.

    ResponderExcluir
  18. Simplicio vc sumiu com medo de me responder!!!!

    Me fale sobre a familia LEITOA !

    Ainda espero sua resposta.

    Estou pedindo apoio nessa campanha,responde Simplicio.
    Vamos pessoal me ajudem.

    ResponderExcluir
  19. Confesso que sempre fui Fã de Kariadne Maia,nos conhecemos pessoalmente pelo acaso de frequentarmos academia no mesmo horário.
    Kariadne,boa sorte eu seus projetos futuros que eu tneho certeza que são brilhantes,pois vindo de vc so podemos aguardar coisas boas,vc sempre terá meu apoio,qualquer coisa estou a sua disposição.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  20. Nós professores de Trizidela faremos uma grande força por nossa vitória.

    ResponderExcluir
  21. Se janio tem "dinheiro" como lá em cima estão dizendo,esse não é dele é do Povo(municipio) agora quero saber porque ele não entrega para nós professores o dinheiro do Fundeb que entrou em abril,olha não vamos desistir e vamos pra rua lutar pelo que é nosso.O que é seu prefeito está por vim,vc não perde por esperar.

    ResponderExcluir
  22. Vamos só lembrar de Trezidela como foi no passado,como é hoje com essa administração catastrófica e o que podemos fazer de melhor pelo futuro,só depende de nós.Não vamos repeti o erro do passado.Esse texto acima diz tudo: A educação transforma um povo,acreditamos na visão dessa mulher.

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha de Texto kariadine,quanta saudades tenho de você quando era gestora da Regional de Educação do Estado.Estou torcendo por você,és muito humana e tem um carinho especial pelos professores.Vitória!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Gente, só para informar:
    Depois de tomar conhecimento que descobrimos a identidade dele, o cidadão que aqui se passa por CURIOSO, para não responder um processo e ser desmascarado publicamente, vai pessoalmente pedir desculpas ao homem de bem, honesto e fortíssimo pré-candidato a Prefeito de Pedreiras, SIMPLÍCIO ARAÚJO. A data para o pedido de desculpas ao Deputado Federal, será tão logo da sua vinda a Pedreiras. Fica aqui o exemplo para os anônimos que ficam ofedendo pessoas de bem. Essa não é a finalidado do BLOG PEDRAS VERDES e nem das pessoas sérias que o criaram.

    DALLUZ GUEDYS - ACADÊMICO DE DIREIRO CEUMA-MA

    ResponderExcluir
  25. Sou professor do Estado e municipio em Lago dos Rodrigues,conheço o trabalho dessa mestra em Educação,ela trabalha com agente,vcs de trizidela estão com futuro garantido em crescimento e Gestão com ela prefeita.Parabéns kariádine

    ResponderExcluir
  26. Concordo com o senhor Dr. DALLUZ GUEDYS, pois devemos sim fazer criticas, mas criticas construtivas, que realmente levem a uma discussão saudável, para que possamos tirar algum proveito delas, e enriquecer ainda um assunto tão importante quanto este em questão.

    ResponderExcluir
  27. Essa ai ta doida pra ser prefeita. Tá dificil viu. Sem grupo e sem dinheiro não vai pra lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  28. sobre rastreio de IPs, muito provavelmente o blog tenha algo somente para controle do próprio administrador do blog, que mostra apenas os IPs validos dos servidores, cujo o usuário esta utilizando naquele momento do acesso, sendo que o servidor que compartilha a internet para os clientes da rede interna, gera outros inúmeros números IP, ou seja, nada demais, para se ter uma idéia da dificuldade para se encontrar uma pessoa utilizando um computador na internet, isso só seria possível, com o acionamento por via judicial de uma investigação criminal, ai sim depois de algum tempo seria possível localizar a “maquina” claro que teria de ter a contribuição dos provedores de acesso, e se os provedores não tivessem bkp do trafego da sua rede, ai ficaria bem mais difícil de encontrar quem estaria por traz dos comentários no blog citado, no mais, quem disse que tem IPs de fulano ou sicrano, realmente nem sabe o que esta falando, por tanto desafio alguém que encontre e determine de onde sai os comentários “maldosos” e poste no blog o autor, isso vale pra este HACKER X9 e pra este DALLUZ GUEDYS, que deve ser a mesma pessoa onde não passa de um lammer.
    o que é um lammer??
    Resposta: Este nome é dado a uma pessoa que não sabe ou não tem conhecimentos de programação e computação e "alardeia" dizendo que fez "isto e aquilo" (que não é verdade) e conseguiu invadir algum site ou computador,blogs etc.
    É como chamamos uma pessoa cheia de fanfarronice ou bazófia, e que se auto proclama o melhor ou que seja "entendido" em computação. Isto é um lammer.

    ResponderExcluir
  29. O FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela lei nº 11.494/2007 e pelo decreto nº 6.253/2007 para substituir o FUNDEF, passando a incluir não só o ensino fundamental, mas também a educação infantil (creches e pré-escolas), o ensino médio, a educação de jovens e adultos, a educação especial, a educação indígena e a educação profissional (articulada ao ensino médio).

    Esse fundo especial é de natureza contábil e de âmbito estadual, com vigência estabelecida para o período de 2007 a 2020.

    Os recursos do FUNDEB são distribuídos com base no número de alunos da educação básica, a partir dos dados do último censo escolar, nos respectivos âmbitos de atuação prioritária.

    Ou seja: os municípios recebem os recursos com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental e os estados com base no número de alunos dos ensinos fundamental e médio. No entanto, a subvinculação de impostos e transferências passou para 20% da receita repassada para os estados, o Distrito Federal e os municípios.

    Os recursos destinam-se ao financiamento de ações e manutenção da educação básica pública, sendo que um mínimo de 60% deve ser aplicado na remuneração dos profissionais do magistério.

    ResponderExcluir
  30. Coitado desse curioso.
    Rapaz, tu tá é levantando a imagem do simplicio, pois todo mundo está achando covarde você falar de assuntos que não dizem respeito a ele e pedir que ele explique. Outra coisa, quem é empresário ou comerciante sabe que toda empresa tem seus problemas, não entre na vida pessoal não que aí você só vai é fazer a gente ficar mais ainda do lado dele e contra gente do seu tipo.
    Voce quer ser moralista e tal mas já começa errado, mostre a sua cara pra começo de conversa, porque aí todo mundo vai entender o porque do seu DESESPERO.

    ResponderExcluir
  31. DISSE TUDO INÊS,

    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!
    É DESESPERO!!É DESESPERO!!!

    ResponderExcluir
  32. Democracia sem educação é anarquia devemos ser livre para ter Direitos de igualdade a todos...
    devemos ser livres para decidir o melhor pra nós
    e nosso país...
    Erica Costa
    “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
    Nelson Mandela

    ResponderExcluir
  33. Gente, só para informar:
    Depois de tomar conhecimento que descobrimos a identidade dele, o cidadão que aqui se passa por CURIOSO, para não responder um processo e ser desmascarado publicamente, vai pessoalmente pedir desculpas ao homem de bem, honesto e fortíssimo pré-candidato a Prefeito de Pedreiras, SIMPLÍCIO ARAÚJO. A data para o pedido de desculpas ao Deputado Federal, será tão logo da sua vinda a Pedreiras. Fica aqui o exemplo para os anônimos que ficam ofedendo pessoas de bem. Essa não é a finalidado do BLOG PEDRAS VERDES e nem das pessoas sérias que o criaram.

    DALLUZ GUEDYS - ACADÊMICO DE DIREIRO CEUMA-MA

    ResponderExcluir
  34. Dalluz Guedys!!!

    Achei graça quando vc postou aquela asneira que o CURIOSO, iria pedir desculpa. Vcs são muitos inesperientes. Vou te dar um conselho vai estudar e deixa de falar inverdades. Vcs stao com medos, olha quem tem telhado de pedra não joga pedra no dos outros. Me mostre uma prova de sua bobagem "o Curioso de verdade já se retratou cm Simplício, e disse-o que não vai mais lhe ofender". Coitados,tenham calma.

    ResponderExcluir
  35. DALLUZ GUEDYS - ACADÊMICO DE DIREIRO CEUMA-MA

    ResponderExcluir
  36. Dalluz Guedys! e Sr. Simplicio!

    O q tem em comum esse números: 279 e 17.161?

    ResponderExcluir
  37. Um texto acima tratando-se de Educação e pessoas com um discurso sem conteúdo abaixo,quanta asneira...credo Brasil!!!!!!!!!!!!!!


    Moisés

    ResponderExcluir
  38. MOISES IDIOTA, APROVEITA AÍ E DIZ QUAL BOMBA TEM NESTE TEXTO AÍ SE VOCÊ FOR CAPAZ.
    CEM REAIS PRA QUEM DESCOBRIR O QUE A "EDUCADORA" BLEFOU AI?
    COMEÇOU MAL VIU, QUERO VER ELA SE SAIR DESSA.

    ResponderExcluir
  39. Amigo Simplício,
    Não dê atenção a um louco que se passa por CUrioso.
    Que crédito tem uma pessoa, cujo nome, a primeira letra começa com CU?

    Filho

    ResponderExcluir
  40. Agora é tarde dona moça, na sua epoca foi um horror e você sabe disso, eu estava do seu lado e estou com vergonha.

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de parabenizar em primeiro lugar a equipe do pedras verdes,pelo espaço criado, em segundo a educadora Kariadine Maia, pelo belíssimo texto onde coloca a educação em primeiro plano.Suas colocações são precisas e se fazem necessárias, não tenho aqui procuração para lhe defender, mas faço-o de bom grado, por conhecê-la e privar da amizade da sua família.
    É fato que no mundo globalizado que habitamos, os países que então no topo, são aqueles que optaram pela educação, então acham que Kariadine foi muito feliz em escolher o tema educação para publicar neste espaço. E TENHO O PRAZER DE PARABENIZAR-LA

    PS. Qualquer imbecil pode usar o meu nome para fazer comentários e como é próprio dos COVARDES se esconder anonimamente, mas quem conhece-me sabe que este comentário ridículo e maldoso postado anteriormente não é de minha autoria, por que não tenho MEDO de me expor.
    Que bom estarem usando o meu nome para fazer comentários anônimos, quanta ingenuidade, se conhecem um pouco mais de internet saberiam que neste momento já posso está conhecendo a identidade do famoso "ANONIMO".

    Moisés Abílio

    ResponderExcluir
  42. Parabéns, Moisés. Admiro gente de palavras inteiras.

    ResponderExcluir
  43. Esse otário aí que disse q na época da kariádine foi um horror, tu vive onde ô Zé Mané? Graças ao esforço dela todos os anos os professores tinham congressos de primeira linha, graças a ela o plano de cargos e Carreiras foi implantado, a mobilização familia e escola acontecia, sempre tinha capacitação pros profissionais. Se tu tava do lado era tentando secar e boicotar o trabalho dela, ô frustrado da vida. Inveja ainda vai matar tanto apedêuta.

    ResponderExcluir
  44. Rapaz essa Rose Machado é das minha, ele tava do lado dela só servino de estorvo, é o que ele deve ser.

    ResponderExcluir
  45. Quanto era a comissão dela nos congressos? pois aqui todo mundo sabe que na gerencia ela só comprava de quem dava nota com comissão.

    ResponderExcluir
  46. To achando que vai dar ronaldo nessa disparado...

    ResponderExcluir
  47. Hunnn, esse anônimo agora virou ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE hein? Tu é muito amaneguado!

    ResponderExcluir
  48. Hunnn, esse anônimo aí que viaja com essa história de comissão agora virou ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE hein? Tu é muito amaneguado!

    ResponderExcluir
  49. Mais uma vez quero comunicar que uma outra pessoa está se passando por curioso, mas nós vamos descobrir também. O primeiro curioso já foi desmascarado, e pediu desculpas ao Simplício Araújo. Vocês nem imagina quem é. Ele pediu demais para não ser revelada a sua identidade, coisa que Simplício com muita ético, assim o fez.

    Dalluz Guedys
    Acadêmico de Direito - CEUMA/MA.

    ResponderExcluir
  50. É o novo, do tempo da Gerência...

    ResponderExcluir
  51. Quer dizer então que a moça quer a gente esqueça a gerencia é...
    tudo tem sua hora.

    ResponderExcluir
  52. Não, ô marcha lenta, eu tô falando que o nome é Regional e não mais Gerência. Se atualiza meu filho!

    ResponderExcluir
  53. O baixo nível se instalou neste blog!!!!!, Eu pensei que este Dr. DaLluz era uma pessoa de moral e respeito, pelas criticas feitas ao meu texto pouco tempo atrás, mas vi que realmente não passa de alguém com problemas que mais parece ser, complexo de inferioridade, pois Doutor, Só no blog mesmo.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.