POLÍTICA & POLITICAGEM

“O candidato a governador sobe no palanque e diz:
- Neste bolso nunca entrou dinheiro do povo.
Aí grita uma pessoa que assistia o comício:
- Calça nova, hein, pilantra!”. 


Depois de uns 10 minutos rindo desse besteirol, questionei-me: qual o conceito real de Política?, então fui pesquisar no Google, o que mais me atraiu foi a seguinte afirmativa: “A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum”. Achei o conceito sucinto e coerente. Porém, não satisfeito fui buscar o conceito de Politicagem, encontrei a seguinte definição: “É usar a política, que é necessária pra qualquer organização social, com objetivos obscuros e não coletivos. Não considerar o bem estar de uma sociedade”.
 
Então eu pergunto: será se estamos vivendo uma Política ou uma Politicagem? Creio que a politicagem tem tomado de conta de nossas cidades. Então, posso entender que Pedreiras e Trizidela, especialmente, precisa urgentemente de políticas antipoliticagem. 

Parece até complicado, mas se analisado de perto é bem simples. A política por si só é LINDA e NECESSÁRIA, a Politicagem é SUJA e FEDE.  O maior problema nesse ambiente “aromatizado” é simplesmente o odor desagradável ao qual, nossos gestores têm o prazer em exalar.

Enquanto eles se esbaldam na sujeira e em seus odores exalantes, nós (o povo) só nos restam duas opções: Tapar o nariz ou dar um banho nesse chiqueiro. E ai? O que você prefere?  



4 comentários:

  1. Sempre ouvi falar em politicagem, mas não sabia o que realmente era, agora eu tenho uma noção mais critica.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo pedra verde gostaria de lhe parabenizar pelo belo trabalho feito neste blog, sobre a politica da nossa região, Pedreiras e região estão carentes de pessoas criticas como você. Damiao da autoescola Mearim

    ResponderExcluir
  3. Caro Damião da Escola Mearim, fico grato pelas suas palavras... E estamos atento a tudo e a todos.

    ResponderExcluir
  4. Dar um banho urgentemente nesses chiqueiros em q se transformaram Pedreiras e Trizidela. A imundície é grande e pode ser vista e sentida de longe. E o povo é quem paga por isso tudo.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.