LIMA CAMPOS: UMA CIDADE TURÍSTICA


Por: Joaquim Filho 

Todo município deve ter como uma das suas prioridades a vocação para o turismo; pois, é através da beleza paisagística, do encanto cultural, histórico e natural que um gestor poderá atrair a visita do turista para conhecer a sua cidade. 

Na verdade, toda cidade tem o seu potencial para o turismo e, quem vai fazer isso aflorar, são as pessoas que nela vivem, explorando aquilo que de maior valor cultural ela tem para se expandir aos olhos Fo mundo. 

O feriado de hoje (30) “Corpus Christi”, nos fez sair da rotina e fugir um pouco do convencional e ir até a cidade vizinha de Lima Campos, terra do meu grande amigo Murylo Luna, ex-presidente da Adefipe e da Pestalozzi e, constatar o que tem se ouvido daquele município, uma pequena cidade do interior do Maranhão que em 5 meses de nova administração, tem mudado seu aspectos em várias nuances e, sendo uma delas a paisagem da cidade. 

Nós já tínhamos observados desde o dia que fizemos uma viagem à Presidente Dutra, e constatamos que a entrada da cidade de Lima Campos, de quem viaja para Pedreiras a São Luís, agora tem outro aspecto: limpa, via de acesso mais ampla, iluminação, e toda a avenida principal com um toque diferente. 

Mas hoje foi diferente. Saímos de Pedreiras às 15 horas exclusivamente para fazer uma visita básica àquela singela e humilde cidade e percebemos que não é mais como antes. 

A cidade de Lima Campos está vivendo, na sua atualidade, o advento da chegada da modernidade devido uma ousada obra que está sendo construída às margens da lagoa que tem no centro da cidade, conhecida como Ilha-Tur, onde toda a orla da lagoa está sendo construído um cais, que trará mais desenvolvimento e atração turística para a cidade de Lima Campos. 

Mas não ficamos somente no espaço geográfico da obra onde a orla está sendo construída. Resolvemos circular por lugares jamais visitados, a periferia da cidade, e constatamos quanta maldade certos gestores fazem com a população, principalmente quando o povo lhe outorga o poder de ser gestor de um município por 8 anos. Não existe um mal maior para uma cidade do que um administrador ficar esquentando uma cadeira do Executivo Municipal e não corresponder com os anseios da população. 

E, se a cidade de Lima Campos se limpou de toda a sujeira que era a entrada e a saída da cidade; se, a cidade está investindo no centro, que olhe com cuidado para com os seus filhos menos favorecidos, pois nessas ruas que a gente passa pela cidade e não vê, o abandono está total, e essa nova gestão vai ter que trabalhar muito para não se orgulhar depois somente da Orla da Ilha-Tur. 

Portanto, fica a dica aqui para quem gosta de água, sol, verde, água de coco, cerveja gelada e ver gente bonita... vá à cidade de Lima Campos e desfrute de um local que descobriu que o turismo pode sim, mudar a realidade de uma cidade. 






Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.