POLÍTICA | TRIZIDELA DO VALE: BÁRBARA MAIA PROMETE ABALAR AS ELEIÇÕES 2016


Por Joaquim Filho 

Estamos em ano de eleições municipais. Como no Brasil existe o ditado de que o ano só começa para valer depois do carnaval, então, digamos que o país agora, na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, depois da ressaca e do pedido de perdão dos pecados, vai iniciar a sua vida normal. 

Impressionante, mas como 4 (quatro) anos passam rápidos. Até parece que foi ontem que os brasileiros foram às urnas escolher os seus representantes políticos nos seus municípios: prefeitos e vereadores. É sabido, que de acordo com a lei eleitoral, ninguém ainda pode propagar que é candidato e nem fazer qualquer manifestação nesse sentido. Para driblar o problema com a justiça eleitoral, criaram-se os termos pretenso candidato ou pré-candidato, como prova de que o brasileiro por natureza é artista e sempre dá aquele jeitinho em tudo. E, por não colocar em prática essa determinação da justiça, é que já temos uma previsão mais ou menos de quem serão os nossos candidatos para 2016. 

E, por falar em pretensos ou pré-candidatos, tanto em Pedreiras como em Trizidela do Vale (cidades coirmãs), é notório que alguns nomes já são divulgados na mídia e principalmente nas redes sociais – sem nada de oficial, claro -, para a corrida eleitoral de 2016. Muitos dos nomes que se apresentam para a população, não chegam a ser nenhuma novidade no meio político local, pois como vemos, a grande maioria é composta das mesmas caras, das mesmas pessoas, das mesmas peças que já fizeram dos seus cargos políticos um meio de vida, profissão, ganha pão ou uma forma de barganhas e se manterem no poder. Têm deles que até ficha suja é, e ainda respondem processos na Justiça Eleitoral. Portanto, em detrimento desses problemas que estamos abordando, a eleição de 2016 é uma oportunidade para o povo de Pedreiras, de Trizidela do Vale e de todo o Brasil fazer a mudança tão desejada: trocar as peças já desgastadas, tirar da vida pública pessoas que não corresponderam com os anseios do povo. 

Mas como na vida e também na política tudo tem sua exceção, por outro lado, é um momento também de surgir novos nomes e dos bons permanecerem, receberem dos eleitores mais uma oportunidade de continuar com o seu trabalho em favor da cidade. 

E, quando falamos dos novos, estamos falando de muita gente boa que está se articulando e com a ideia de agora em 2016, pleitear uma vaga no executivo ou legislativo municipal. Em se tratando do legislativo municipal, no município de Trizidela do Vale, estado do Maranhão, eis que surge uma nova liderança, um nome que poderá ser a grande surpresa daquele município nessas eleições. Estamos nos referindo a um jovem de 24 anos, nascido na cidade de Igarapé Grande-MA., mas mora em Trizidela do Vale, na Rua do Campo, nº 180, desde o dia em que nasceu. Filho adotivo da senhora Maria do Carmo de Jesus, uma humilde mulher que o adotou e confessa que tem orgulho de tê-lo como filho e companheiro até os dias de hoje.

Seu nome é Marcos Pereira, mas pode chamá-lo pela alcunha de Bárbara que ele vai lhe responder da mesma forma. Marcos é Gay assumido e, segundo ele, não há nada mais do que ser feliz quando a pessoa é verdadeira e não vive usando máscaras tentando esconder a sua verdadeira essência humana. Segunda ele, ser Gay assumido não o incomoda nem um pingo, mesmo que a sociedade, às vezes, o trate com indiferença. Doravante, vamos agora nesse texto nos referir ao Marcos Pereira somente como Bárbara. 

Nessa manhã de sábado, o blog Pedras Verdes saiu em busca da notícia, foi à procura dos fatos, mas lembrando de que há dias tinha na programação uma visita à Barbara, no sentido de falar do trabalho social que essa pessoa vem fazendo em sua comunidade, na Rua do Campo. Além de geradores de notícias e formadores de opinião, somos também olheiros, e sabemos muito bem quem é quem nessa grande aldeia em que atuamos há 50 anos. Por causa da sua opção sexual, e por puro preconceito, segundo Bárbara, ninguém lhe dá espaço ou notoriedade. Independente de mídia ou não – ela não está preocupada com esses detalhes -, Bárbara tem um trabalho social naquela comunidade bastante interessante e que há anos vem ajudando, apoiando e mudando a realidade de muitas pessoas. Segundo ela, esse seu trabalho social tem lhe firmado como uma pessoa de respeito, querida e de credibilidade dentro da comunidade. 

Bem determinada e sabendo aonde quer chegar, Bárbara juntamente com os moradores da Rua do Campo fundaram a Associação dos Moradores da Rua do Campo, com a finalidade de conscientizar o povo a reivindicar os seus direitos, a exigir as políticas públicas que deveriam chegar à comunidade e não chegam por falta de compromisso de alguns políticos da sua cidade. Tem realizado campanhas de doações de cestas básicas para as pessoas mais carentes; realiza eventos de datas comemorativas, tais como, dia das mães, dia dos pais, natal, semana santa etc; tem ajudando bastante as pessoas na assessoria jurídica, orientando as pessoas a como terem seus direitos junto aos órgãos públicos e justiça; enfim, Bárbara tem sido uma peça de fundamental importância para aquela comunidade que sempre viveu à margem da sociedade, longe de vida digna e de cidadania. 

Perguntado sobre quais são os maiores problemas da Rua do Campo, Bárbara disse que é a falta de segurança, pois, por causa dessa falta de policiamento e ronda constantes na comunidade, as pessoas ficam à mercê de alguns vândalos que vão para aquela localidade cometer delitos e denegrir a imagem do lugar. “A grande maioria de crimes, roubos, assaltos, brigas e confusões que acontecem na Rua do Campo, não são de moradores daqui, são de desocupados que vem de outros bairros. Como acontece aqui, somos nós que pegamos a fama.” Segundo Bárbara, a Rua do Campo de alguns anos para cá, melhorou muito nessa questão. Aproveitou essa entrevista para reivindicar um posto policial para a comunidade, no sentido de inibir a violência; outro grande problema é a falta de infraestrutura. Temos grandes problemas de saúde devido à falta de higiene, esgoto e saneamento básico, causando problemas graves às pessoas, principalmente às crianças; outro problema, segundo Bárbara, é a falta da presença do poder público, no que tange à cultura, esporte, ações sociais. Confirmou que as ações sociais que acontecem na Rua do Campo são feitas de forma isoladas, no caso, as que a Associação do Bairro já realizou. 

Bárbara demonstra está plugada na vida da sua comunidade em vários assuntos. Toma conhecimento e, às vezes, procura de forma amistosa resolver os conflitos quando aparecem, problemas de saúde, necessidades pessoas, etc, ou seja, ela é uma pessoa em que muitas coisas na Rua do Campo passam pelo seu conhecimento no sentido de resolver. 

Segundo Bárbara, a sua história de vida nunca foi fácil. Desde o dia do seu nascimento que a sua vida foi de dificuldades. Já foi quebradeira de coco quando morava no povoado Centro da Velha Rosa, vendedora de medicamentos e muitos trabalhos que nunca teve vergonha de citar. 

Sobre a política de 2016, em Trizidela do Vale, Bárbara disse que já foi cogitada e assediada por um grupo político para que ela possa sair candidata à vereadora agora nessa eleição. Acredita que esse convite deve ser devido ao seu trabalho social e ter chegado ao conhecimento das lideranças políticas da cidade. Confirmou ser filiado ao PT do B, e, se for o caso, poderá sim, concorrer a uma vaga no legislativo municipal, sem nenhum problema. Acredita que será o primeiro Gay assumido a ser candidato de Trizidela do Vale, assim, como se for eleito, o primeiro Gay político assumido da cidade. Nesse instante houve um momento de risos. Achamos graça das suas declarações. Bárbara é bem humorada, alegre e não tem papa na língua. Então, perguntamos se já houve algum candidato Gay que não seja assumido. Ela disse que sim, e sorriu! Perguntamos se tem algum político Gay incubado na Trizidela do Vale. Bárbara disse que não, mas sorriu outra vez! 

Sobre o grande problema de drogas e tráfico na Rua do Campo, Bárbara acredita que esse problema já foi bem pior. Declarou que hoje não há ponto de drogas naquela comunidade. Aqui as pessoas vivem da pesca, de comércio, bar e outras coisas mais. 

Quando nos referimos ao homossexualismo e sua opção sexual, Bárbara disse que desde quando se entendeu por gente, já se sentiu Gay. Nunca teve atrações por mulheres. Disse que já viveu em cabaré, que banhava nu com as mulheres, mas que não sentia nada. Sua atração sexual sempre foi por homem, desde criança. Levantou um assunto bem polêmico que aqui entra o lado da religião, onde algumas citam a cura Gay. Bárbara disse-nos que não existe em lugar algum do Planeta Terra, um ex-Gay. Para ela e segundo ela, tudo não passa de ilusão. A não ser que o sujeito tinha dúvidas da sua opção sexual. Uma vez Gay, sempre Gay, disse Bárbara. 

Nossa conversa se encerrou Bárbara confirmando que se for para o bem da comunidade, se for para ela poder ajudar o seu bairro, desde já se coloca à disposição dos amigos e confirmou ser pré-candidata a vereadora de Trizidela do Vale-Ma. 

Serei o primeiro vereador Gay assumido de Trizidela do Vale”, disse Bárbara.

Fotos da Rua do Campo, Trizidela do Vale, MA.

Comentários