PEDREIRAS ORGULHA-SE DOS SEUS FILHOS: DR. FELIPE MARINHO


Por Joaquim Filho

A cidade de Pedreiras mais uma vez prova que é terra de filhos ilustres, e que traz no seu currículo histórico e social grandes nomes que se destacaram em vários segmentos profissionais. Podemos destacar na área da saúde algumas personalidades que nos deixaram um valioso legado, como por exemplo, os saudosos médicos: Dr. Josélio Branco, Dr. Kleber Branco, Dr. João Alberto, Dr. Walber Rodrigues, Dr Allan Roberto, Fabrício Castro e muitos outros que continuam fazendo dessa bela profissão um sacerdócio de amor e doação, no intuito de curar doenças e salvar vidas. 

É sabedor também e já foi até notícia em jornais internacionais que um médico pedreirense, cujo nome José Eduardo Moraes Rego de Sousa é um médico cardiologista, pioneiro da Cardiologia Intervencionista (hemodinâmica) fez as primeiras cineangiocoronariográficas no Brasil (1966) e é o criador da técnica (2001) de revestir o stent a ser implantado na artéria coronária com um fármaco (rapamicina), que reduz a reestenose, isto é, impede que a artéria desenvolva novamente estreitamento no sítio tratado. Foi também diretor do Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia. É membro da Academia Brasileira de Medicina, livre-docente da Escola Paulista de Medicina e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Para o jovem médico pedreirense Felipe Marinho ser aprovado em primeiro lugar, entre três mil concorrentes, em Neurocirurgia, uma das residências mais concorridas e se tornar futuramente o primeiro neurocirurgião de Pedreiras, não foi fácil, mas também não foi a maior de todas as lutas que até o presente momento esse talentoso e estudioso jovem já viveu.

POLÍTICA 2016: EM CLIMA DE RECONCILIAÇÃO, "G5" REALIZA REUNIÃO NA CRESSUPE EM PEDREIRAS


Dr. Walber e Dr. Lenoílson, mais uma vez frente a frente, só que agora estão do mesmo lado, como um dia foi e parece que será novamente, Os dois, pretensos candidatos.


Punho cerrado, gosto de sangue na boca e um novo sonho na cabeça. Processos que podem impedir sua candidatura ainda estão ativos, mas o Dr. Lenoílson está confiante que vai derrubar todos.

G3, G4, E G5 - Marcílio Ximenes, Neto da SP e Rogério do PT, ao lado de Dr. Antonio Gonçalves, Klebinho Branco, ex Padre Edílson, Graça Aragão e Branquinho compuseram a mesa. Aqueles antigos seguidores de Lenílson, não faltaram nenhum. Totonhistas Louros também compareceram ao parlatório - curiosos, deviam estar analisando caminhos pelos Gês da vida. 

COLUNA AR-15 | DISPARA: SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME!


Estou aqui da capital só observando a movimentação políticas em Pedreiras (se são políticas de fato... ou como dizia o saudoso Dr. Josélio Branco, podem não o ser e representarem apenas “politiquices ou politicanalhices”...). Além disso, uma “ruma” de informantes e “consultores” daí não me deixam em paz. Resolvi me manifestar.

Primeiro: o papagaio do bigode de arame está morrendo de rir dessa oposição. Totonho não rir porque não entende. E ao lado dele quem poderia ajudá-lo a entender é tão narcisista que não o informa direito das coisas. 

Esse negócio do G-6 me deu cãibra aqui em São Luís!!! Esse filme eu dirigi contra Edmílson Filho em 2000 e contra RLouro em 2004. Todos conhecem o enredo e sabem o antídoto.

Na verdade, a bola da vez é Simplício Araújo. O Solidariedade e o Governo têm outros planos para ele bem maiores do que Pedreiras. Seus fiéis pupilos Klebinho e Marcílio não deslancham. Klebinho por razões intrínsecas e Marcílio, o predileto, tinha reais chances, mas não construiu um projeto para si e para a cidade – esperou ser ‘ungido’ por Simplício e pelo Governo do Estado. Foi atropelado pelo alazão Humberto Feitosa.

A candidatura de Humberto não vem dele mesmo. Vem sendo CONSTRUÍDA há tempos por um grupo eclético de populares e lideranças e eu participei da gênese disso. Humberto por si mesmo não seria candidato. Foi convocado a sê-lo por reunir qualidades pessoais e condições conjunturais que possa dar novos rumos de desenvolvimento à nossa cidade e de felicidade ao nosso povo. E quem conhece Simplício de perto como eu, no início, ele tinha até medo e restrições àquilo que de longe ele não conhecia, que era o ainda embrião projeto de candidatura de Humberto. Não intencionou trair Marcílio. Sou testemunha.

Política é essencialmente PODER, portanto há intrinsecamente vaidades, e dentro disso, digo com cuidado, acho, Marcílio, não entendeu e foi ferido. E reuniu aquele povo lá na casa dele num arremedo de “grupo”, somente para mostrar a Simplício que não ia aceitar calado ter sido passado para trás. Mas analisemos aquilo lá:

1- Lenoílson: NÃO PODE SER CANDIDATO A NADA!!! De tanto querer parecer santo e falar mal de RLouro, igualou-se a ele – FICHA SUJA e só pode ser candidato em 2021, como o papagaio também. Quer emplacar a mulher dele de vice!

2- Marcílio Ximenes: Menino bom em caráter e em habilidades administrativas que Pedreiras muito precisa, mas ele próprio precisa ainda muito para se viabilizar além das bênçãos do antigo aliado Simplício. Tem que ser mais popular e entender que quem vai ao gabinete dele não representa 0.0000001% de quem precisa de fato conhecê-lo de perto para votar nele. Se numa brincadeira o abandonarem na Vila Dr. Walber ninguém sabe lá vai saber quem é ele e nem ele vai saber voltar para casa... Se perguntar a ele onde fica o povoado São Lucas, ele vai gaguejar... Mas é um dos bons quadros para o futuro.

3- Neto SP: Tá na hora de acabar com essa história de que quem tem poder econômico tem direito a ter poder político!!! Que serviço prestado tem a Pedreiras senão a si mesmo? Milita mesmo em que setor social? O que o credencia a tanto? 

4- Walber/Valdete/Jacinto: Meu colega médico “não dá ponto sem nó” – nunca entra para perder – pode até perder a eleição, mas ele sai sempre ganhando algo... Não será candidato a nada, mas conta eleitoralmente; não o imaginem se engajar por amor ou ideal – sua política é puramente de resultados... para ele; já a Dra. Valdete dá gosto falar: cristã autêntica, profissional admirável, valente e combativa pelo que acredita, é um dos quadros políticos com as qualificações que Pedreiras precisa; Jacinto – a JR Construções e a liderança empresarial classista por enquanto são seus seus lugares;

5- Rogério do PT: um dos melhores, senão o melhor, e mais preparado quadro político que Pedreiras tem hoje!!! Bem articulado nos planos nacional, estadual e municipal. No plano municipal ele trabalha com o que faz a cabeça da “galera” – a juventude. Ele alavanca, levanta e tem a juventude com ele. Nos movimentos sociais só dá ele. De todos os pré-candidatos, é o mais pragmático. Se souber fazer, leva de lavada, sem gastar dinheiro!!!

6- Antônio França: o mais autêntico de todos os pré-candidatos. O ÚNICO DO G-6(5) COM CHANCES REAIS DE ELEIÇÃO!!! Fez uma besteira e logo percebeu e se corrigiu. Saiu daquele G6(5). França só precisa de assessoria e levaria essa eleição sem grandes dificuldades. Tem que abandonar a autopiedade, pois ele tem um patrimônio eleitoral imenso: a grande quantidade de amigos empolgados que o querem prefeito e fariam grandes sacrifícios para ajudar nesse propósito. Honesto, sincero, transparente, trabalhador incansável, cheio de boas ideias e muita boa vontade. Faz um trabalho social muito grande e não faz propaganda nenhuma disso. Pedreiras ganharia muito com ele.

Bem, e o Doutor Humberto? Esse analisarei depois... Essa é só para o G-6(5) ou G-6 – 1 = 5.

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.com

POLÍTICA | TRIZIDELA DO VALE: BÁRBARA MAIA PROMETE ABALAR AS ELEIÇÕES 2016


Por Joaquim Filho 

Estamos em ano de eleições municipais. Como no Brasil existe o ditado de que o ano só começa para valer depois do carnaval, então, digamos que o país agora, na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, depois da ressaca e do pedido de perdão dos pecados, vai iniciar a sua vida normal. 

Impressionante, mas como 4 (quatro) anos passam rápidos. Até parece que foi ontem que os brasileiros foram às urnas escolher os seus representantes políticos nos seus municípios: prefeitos e vereadores. É sabido, que de acordo com a lei eleitoral, ninguém ainda pode propagar que é candidato e nem fazer qualquer manifestação nesse sentido. Para driblar o problema com a justiça eleitoral, criaram-se os termos pretenso candidato ou pré-candidato, como prova de que o brasileiro por natureza é artista e sempre dá aquele jeitinho em tudo. E, por não colocar em prática essa determinação da justiça, é que já temos uma previsão mais ou menos de quem serão os nossos candidatos para 2016. 

E, por falar em pretensos ou pré-candidatos, tanto em Pedreiras como em Trizidela do Vale (cidades coirmãs), é notório que alguns nomes já são divulgados na mídia e principalmente nas redes sociais – sem nada de oficial, claro -, para a corrida eleitoral de 2016. Muitos dos nomes que se apresentam para a população, não chegam a ser nenhuma novidade no meio político local, pois como vemos, a grande maioria é composta das mesmas caras, das mesmas pessoas, das mesmas peças que já fizeram dos seus cargos políticos um meio de vida, profissão, ganha pão ou uma forma de barganhas e se manterem no poder. Têm deles que até ficha suja é, e ainda respondem processos na Justiça Eleitoral. Portanto, em detrimento desses problemas que estamos abordando, a eleição de 2016 é uma oportunidade para o povo de Pedreiras, de Trizidela do Vale e de todo o Brasil fazer a mudança tão desejada: trocar as peças já desgastadas, tirar da vida pública pessoas que não corresponderam com os anseios do povo. 

Mas como na vida e também na política tudo tem sua exceção, por outro lado, é um momento também de surgir novos nomes e dos bons permanecerem, receberem dos eleitores mais uma oportunidade de continuar com o seu trabalho em favor da cidade. 

E, quando falamos dos novos, estamos falando de muita gente boa que está se articulando e com a ideia de agora em 2016, pleitear uma vaga no executivo ou legislativo municipal. Em se tratando do legislativo municipal, no município de Trizidela do Vale, estado do Maranhão, eis que surge uma nova liderança, um nome que poderá ser a grande surpresa daquele município nessas eleições. Estamos nos referindo a um jovem de 24 anos, nascido na cidade de Igarapé Grande-MA., mas mora em Trizidela do Vale, na Rua do Campo, nº 180, desde o dia em que nasceu. Filho adotivo da senhora Maria do Carmo de Jesus, uma humilde mulher que o adotou e confessa que tem orgulho de tê-lo como filho e companheiro até os dias de hoje.

TRABALHO CONTRA O AEDES AEGYPTI AVANÇA EM PEDREIRAS


Na manhã deste sábado, 13/02, no bairro Matadouro, foi realizada mais uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, Zika e febre Chikungunya.

Estamos em um momento delicado. Enquanto as chuvas aumentam e alimentam os criadouros do mosquito, e o Brasil tenta compreender o Zika vírus, Pedreiras continua o trabalho preventivo de combate ao Aedes nas comunidades. A secretaria de Saúde em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Matadouro (que tem à frende o agente de saúde Zé Ailo) realizou com sucesso a troca de mais 1.000 brinquedos por pneus e possíveis criadouros do mosquito.

TRIZIDELA DO VALE: EX-MINISTRO DEVE PARTICIPAR DE LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA DE KARIÁDINE

Kariádine na Convenção do PDT em 2014 com amigos junto ao ex-ministro Carlos Lupi

A candidatura de Kariádine Maria à prefeitura de Trizidela do Vale ganhará um importante apoio, um apoio de peso e renome nacional. Para consolidar o nome da pedetista para o cargo máximo da cidade do Vale do Mearim, o ex-ministro do trabalho e presidente do Diretório Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, visitará Trizidela do Vale.

A vista de Carlos Lupi à Trizidela do Vale foi acertada no fim da noite desta sexta-feira (12), na sede do diretório estadual do partido com o deputado Federal Weverton Rocha, em São Luís, durante reunião para tratar do lançamento da pré-candidatura de Kariádine à prefeitura de Trizidela do Vale.

A presença do presidente nacional e presidente estadual Deputado Weverton Rocha vem consolidar a nossa luta, que não é só da pré-candidata Kariádine e sim uma luta do partido em prol de Trizidela do Vale e do Maranhão.. É um partido que cresce muito em todo Estado. Trata-se de um partido orgânico e de história.. É hora de sua militância ir às ruas e defender seus projetos em prol do trabalhismo e da educação”, contou Kariádine em entrevista.

A visita está prevista para ocorrer ainda este mês de fevereiro, durante a convenção do Diretório Municipal do PDT em Trizidela do Vale. Outros nomes importantes da política do Estado estarão em Trizidela do Vale para apoiar Kariádine na corrida eleitoral, entre eles: o Deputado Federal, líder do partido na Câmara dos Deputados e presidente estadual do PDT, Weverton Rocha.

Fonte: ASCOM/Kariádine Maria

CONFIRA TUDO QUE ESTÁ ROLANDO NO CARNAVAL DE PEDREIRAS

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR NOSSOS ÁLBUNS!

CARNAVAL DE PEDREIRAS TEM PONTAPÉ COM FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA


Tim Veras vencedor do 4º Festival de Músicas Carnavalescas de Pedreiras 

Do Blog  sandrovagner.blogspot.com.br


O 4º Festival de Músicas Carnavalescas realizado na Praça da Bíblia no bairro Prainha foi promovido pela prefeitura municipal, através da FUP - Fundação Pedreirense de Cultura, que tem como presidente Cajueiro Pacheco.

Jurados 

Ao todo se apresentaram 13 (treze) músicas. Intérpretes, e muita animação fizeram parte da abertura oficial do carnaval de Pedreiras. Dos quatro jurados, incluindo o presidente, dois deles vieram da cidade de Caxias.


O público compareceu para prestigiar, torcer para os participantes e se divertir muito com a descontração dos figurantes; um show à parte.


Antes do anúncio oficial do resultado pelo apresentador Coutinho Neto, o presidente da FUP, Cajueiro Pacheco, destrinchou um fato inédito nos festivais, pela primeira vez a decisão da primeira colocada foi através do voto de minerva do presidente do júri, Francinado Rodrigues, isso após todos os critérios ficarem empatados.


O terceiro lugar com 28,20 pontos ficou a música "Majestade do Ritmo", de Neto do Kawako e Edivaldo Santos, que foi interpretada pelo cantor Leandro, uma homenagem ao senhor Jurandir. O troféu e a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) foram entregues pelo músico Francinaldo Rodrigues.


O segundo lugar com 28,80 pontos foi para a música "UTI Brasil", de Brandinho, Ronálcio e Josivan, interpretada pelo próprio Josivan Pereira. A premiação incluindo troféu e R$ 2.000,00 (dois mil reais) foram entregues pela vereadora Cláudia Alencar.


E a grande vencedora foi "Fonte da Vida", com a mesma pontuação da segunda colocada 28,80, de Tim Veras, interpretada pelo próprio compositor. O presidente Cajueiro Pacheco fez a entrega do troféu e a quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Veja mais fotos