ALDO GOMES: SOBRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DE PEDREIRAS – SEMP

*Aldo Gomes

Imagino como as pessoas em geral, de todas as camadas sociais, percebem uma secretaria municipal de planejamento e, aqui, particularmente, a de Pedreiras. Em um primeiro plano gostaria que ninguém se omitisse dessa, digamos, tentativa de percepção, o que já seria algo alentador.

Creio que o ângulo de visão de cada pessoa varia conforme a camada social a que pertence. Esclareço, de já, que ao citar o termo “camada social”, nem de longe estou pensando em, sugerindo ou insinuando divisão da sociedade em classes sociais, mas ela existe e não fui eu quem a inventou e, ademais, não faço parte do grupo dos mais favorecidos e sim daquela faixa bem próxima à base da pirâmide, bem longe do topo. Assim, voltando ao raciocínio inicial, é compreensível que os cidadãos vejam e sintam o planejamento municipal e desejem interferir ou não, segundo situações por eles vivenciadas ao longo da vida, tais como grau de instrução e de informação; meio (no nível micro, local) em que vivem; educação vivenciada em casa e nas instituições de ensino, inclusive e marcantemente de caráter bíblico ou religioso, como queiram; vocação ou não para o exercício da cidadania, que por sua vez é influenciado pelos fatores acima destacados, entre outros.

Uma dimensão do tema que não pode ser esquecida é que os gestores públicos do planejamento nos três níveis federativos, especialmente o municipal não têm, ao longo da história, se empenhado em popularizar esta área de extrema importância do desenvolvimento econômico-social, ou por indiferença ou por conveniência, ou ainda por falta de compromisso, entre outras razões. O planejamento aqui é o foco da narrativa, por se tratar de um instrumento de fundamental importância, sem o qual não existe perspectiva de êxito em qualquer empreitada a que nos propusermos.

Se lembrarmos que entre as finalidades institucionais dessa secretaria estão o planejamento estratégico, através da materialização dos instrumentos de ação governamentais como o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA e que é imprescindível a formulação e implementação da política municipal de geração de trabalho e renda, bem como o desenvolvimento da produção industrial e agrícola e o desenvolvimento, coordenação e aprimoramento dos programas de capacitação dos recursos humanos da administração pública, além de um largo campo de atribuições que caberia destacar em um outro momento. Assim seria possível abrir a percepção da importância de uma secretaria municipal de planejamento. Além da necessidade da construção do Plano de Desenvolvimento Municipal Sustentável – PDMS, vale ressaltar a responsabilidade direta dessa secretaria, buscando ação conjunta com as coirmãs municipais na fiscalização do cumprimento das normas e diretrizes inerentes às leis que compõem o Plano Diretor do Município, documento este que deve ser atualizado periodicamente, sempre com o envolvimento da comunidade, por meio da participação popular. Para melhor entender a imprescindibilidade do Plano Diretor de Desenvolvimento do Município, basta ressaltar que ele é um instrumento legal, normativo orientador, disciplinador e avaliativo não só do crescimento, mas idem do desenvolvimento da unidade federativa municipal, com vistas ao bem estar de seus habitantes.

Quanto às estratégias de incentivo a criação e instalação de empresas e programas que favoreçam o desenvolvimento do município, na nossa gestão à frente da SEMP, implantamos em parceria com o SEBRAE o programa REDESIM, que desburocratiza a atuação das micro e pequenas empresas e reduz a sua carga de impostos, o que é compensado pela criação e consolidação de mais empresas e o consequente aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, em 50% ou mais, em muitos casos. Outra medida já efetivada nessa linha de ação pela SEMP: criamos em conjunto com a secretaria municipal de agricultura pecuária e pesca – SEAP e ministério da agricultura pecuária e abastecimento – MAPA o programa “O Campo na Classe Média”, com o projeto “De Porteira a Porteira”, em que a SEAP vai cadastrar cerca de 1.200 produtores rurais e a prefeitura vai receber desta instituição federal R$ 60,00 por agricultor cadastrado, recurso que será aplicado em benefício da melhoria do processo produtivo desses produtores. É a primeira vez que se tem notícia de arrecadação e aumento da receita oriunda dessa atividade que compõe a multiplicidade da administração municipal através da secretaria de agricultura. Para dar melhor acabamento à compreensão da importância da secretaria de planejamento, destacamos objetivos específicos para facilitar o bom entendimento do objetivo geral, cabe dizer que ela se ocupa, de forma contundente, do estabelecimento de estratégias, visando à implantação de empreendimentos no município, que possibilitem a produção de materiais e serviços apropriados às demandas da indústria e comércio locais.

Um fato inovador em função do qual a SEMP – Pedreiras vai sair na frente diz respeito a recente iniciativa do governo federal no sentido de legalizar a situação da prestação de serviços domésticos por essa categoria de trabalhadoras, exigindo das famílias beneficiárias (patrões) desses serviços a assinatura da Carteira do Trabalho e Previdência Social – CTPS e decorrente cumprimento de todas as obrigações trabalhistas por parte dos patrões. O governo ainda não fala _ pode ser só uma questão de tempo _ em um dos requisitos exigíveis e indispensáveis para a empregada doméstica, que é a capacitação para o exercício da atividade. Hoje tal fato ocorre de forma normal ou satisfatória apenas nas capitais, sobretudo nas grandes, entre as famílias empregadoras das classes média alta e alta. No entanto, como todo pagamento de prestação de serviços deve ter concomitantemente, da outra parte, oferta de um bom ou pelo menos razoável serviço, é nesse ponto que a SEMP, confirmando e fortalecendo fatores existentes considerados na estratégia do PPA 2014 a 2017, no setor de serviços, já está imbuído do interesse convertido em atitude, no sentido de identificar meios e criar mecanismos legais pelos quais sejam viabilizadas condições necessárias e adequadas a elaboração e efetivação de um processo de capacitação de empregadas domésticas, a fim de que não só recebam todos os benefícios advindos da CTPS assinada, mas possam ofertar aos empregadores bons serviços. Trata-se de uma questão de justiça, tanto para um lado quanto para o outro. Isso poderá acionar, de forma alvissareira, na área da prestação de serviços, a economia e os benefícios sociais em Pedreiras e região, não deixando em destaque, como objetivo maior, a arrecadação de impostos daí resultantes, pelo governo federal.

Outrossim é dever da SEMP não só ter conhecimento, mas assessorar na elaboração, na execução e também participar do PPA, da LDO e da LOA regularmente, de todas as secretarias e órgãos municipais, para viabilizar as propostas e o alcance dos resultados preconizados nos planos, programas, ações, projetos e atividades governamentais do município.

Finalmente, essas considerações apontam para o fato de que somos cônscio do nosso papel a desempenhar como secretário municipal de planejamento de Pedreiras e, invocando a participação de todos, da forma possível, vamos continuar tentando fazer o melhor por esta boa terra.

__

*Secretário de Planejamento de Pedreiras, Pós Graduado em Planejamento do Desenvolvimento Municipal Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. 

Pedreiras, 22 de dezembro de 2015

ALTO DO CAJUEIRO E RÓI COURO NÃO DESISTEM


O Alto do Cajueiro há alguns anos vem sofrendo com a precária infraestrutura. A rua que dá acesso ao Alto, sofre um grave processo de desmoronamento que abre grandes crateras. A situação do local se agravou desde o ano de 2008 e, de lá para cá só piorou. Nenhuma providência foi tomada pelas autoridades, desta forma os próprios moradores colocaram a mão na massa e fizeram na ultima semana, uma ponte para facilitar o trânsito. 



MATÉRIA VEICULADA EM 2011 PELA TV RECORD, O REPÓRTER COUTINHO NETO DÁ DENUNCIAVA A SITUAÇÃO

"ZÉ, VAI VER PEDREIRAS COMO ESTÁ!"


Por: Joaquim Filho

DEPUTADO FEDERAL ZÉ CARLOS DO PT EM VISITA A PEDREIRAS E REGIÃO

Quem está em visita à Pedreiras e região, nesse fim de semana, é o deputado federal Zé Carlos do PT e, como sempre, todas as vezes que visita a boa terra, têm como cicerone local os amigos e correligionários, o empresário Neto da SP e o vereador do PT, Paulinho da SP.

Segundo o deputado federal Zé Carlos do PT, a sua passagem pela região tem como objetivo em primeiro lugar, fazer uma visita aos companheiros de partido no sentido de manter uma relação política e de amizade mais forte com todos que o apoiaram na campanha,  como Neto da SP, Paulinho da SP e outros; e, mais uma vez, ver com os mesmos de que forma o nosso mandato possa contribuir para o desenvolvimento de Pedreiras e toda região do médio Mearim, assim como a gente já vem fazendo, disse Zé Carlos. 

O deputado em conversa em “off” com nossa equipe do blog Pedras Verdes, confirmou que no município de Bernardo do Mearim, teve o prazer de brindar com a população, uma bela festa a expansão a mais de 50 casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, na zona rural daquela cidade.
Sobre a sua visita, veja o que disse ainda o deputado: “Vim também agradecer mais uma vez aos meus amigos que me apoiaram e que ajudaram a ser hoje um deputado federal, com uma cadeira no Legislativo Federal para lhes representar à altura que merece o povo maranhense. Então, estou aqui para firmar e renovar o nosso compromisso de trabalho com esse povo que confiou na nossa capacidade de bem canalizar os recursos em favor da população.”

Incitamos ao deputado a comentar sobre o comportamento de certos políticos que se elegem com votos de determinada cidade e região, e, de repente, somem, sem dá satisfação ao povo do que estão fazendo e por onde andam como a grande maioria faz isso, retorna só na época da eleição. Zé Carlos do PT disse que essa prática não condiz com sua vida pública; que sempre manteve bons relacionamentos com a sua base e com as lideranças que o apoiam. Segundo o parlamentar, a prova disso é que nesse fim de semana está passando pela região para manter sólida uma relação que já não é só política, mas de afeição, amizade e carinho.

“É através das pessoas de Neto da SP, Paulinho da SP, João da Eletrônica, Ricardo do PT, Edilson, Jerônimo, blog Pedras Verdes e muitos companheiros que foram importantes na nossa eleição vencedora. Nosso trabalho de ética e respeito com a questão pública, com seriedade, foi que nos fez chegar à Assembleia com 23 mil votos e, agora, ao Congresso Federal com mais de 90 mil votos”, disse Zé Carlos do PT.

O blog perguntou ao deputado Zé Carlos do PT, o que é ser petista em um país que está vivendo no momento tantos problemas de ordem política, social e econômica, no qual algumas correntes políticas pedem a cassação da presidente Dilma que é do PT. O deputado respondeu que ser petista na essência da palavra é se indignar com a corrupção, se indignar com o sofrimento dos mais humildes, se indignar com a fome, se indignar com a falta de habitação, se indignar com a falta de saneamento e educação, de assistência técnica, terras para se trabalhar, etc. Isso sim, é ser petista! O deputado disse que o Brasil está passando por um momento, no qual se sabe quem são as pessoas, ou seja, os políticos que realmente carregam no coração as bandeiras de luta. Ser petista não é estar no PT! O grande problema é que muita gente usufruiu da nossa bandeira de luta para barganhar um mandato. Disse ainda o deputado que a hora de saber quem é petista é agora. Assim também de se saber quem é petista. O verdadeiro petista não se corrompeu. Vejam aqui o exemplo dos companheiros de Pedreiras. E perguntou: “Quem foi o petista de Pedreiras que se beneficiou com a corrupção da Lava Jato?”

Acompanhe agora na íntegra, um vídeo do deputado falando ao povo de Pedreiras e região.  

BOMBA! BOMBA! BOMBA! ESTADO ISLÂMICO ABRE CURSO EM LAGO DA PEDRA!


Mistério!Carro apreendido explode em frente à delegacia em Lago da Pedra


Um veículo explodiu nesta terça-feira (01),em frente a delegacia de polícia de Lago da Pedra,que fica no centro da cidade.

A explosão ocorreu por volta das 22h30min.Vizinhos se assustaram com o estrondo.O impacto foi sentido em algumas residências,ninguém saiu ferido.

O veículo,um Ford Fiesta de placas NPW 1746 de São Luís,estava apreendido,estacionado na rua,em frente à delegacia.O carro ficou completamente destruído.

Ainda não se sabe ao certo o que causou a explosão.Porém,há suspeita de que alguém tenha usado algum tipo de artefato.

Muitos analisam o fato como sendo uma tentativa de intimidar a polícia.

DO BLOG: www.walneybatista.com.br/

ALERTA GERAL: FORÇA TAREFA É MONTADA EM PEDREIRAS PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI

Secretário de Saúde Paulo Rogério tem pressa na realização da ação
No início da noite desta quarta-feira, 02/12, nas instalações do IOP (Instituto Oftalmológico de Pedreiras) foi realizado uma reunião com profissionais da saúde, conselheiros municipais de saúde, membros da comunidade e o prefeito Totonho Chicote, que, atendendo o chamado do secretário de Saúde Paulo Rogério, discutiram junto à coordenação de Epidemiologia um Plano de Ação de Combate à Dengue, Febre Chinkungunya e a Zika Virose, que tem causado muita preocupação e  colocado a Saúde do Brasil em estado de alerta geral.

Técnicos do Lacen/MA, Vigilância Epidemiológica e Ministério da Saúde vem analisando amostras de pacientes no Maranhão e atualizando dados sobre o Zika Vírus e microcefalia.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou, nesta segunda-feira (30), que foram registrados, extraoficialmente, 2.640 casos de Zika Vírus. Destes, somente cinco foram confirmados com sorologia.

O Ministério da Saúde atualizou nesta manhã os dados sobre casos do vírus Zika em todo o país. No fim de semana, foi confirmada a relação entre o vírus e casos de microcefalia no Brasil.

Até 28 de novembro, foram 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 Estados e do Distrito Federal.

Um caso de microcefalia relacionada ao zika vírus foi confirmada no Ceará, segundo o ministério. O estado com maior número de casos segundo o ministério é Pernambuco, com 646. No Maranhão a SES, depois de atualizar seus dados, já contabiliza 16 casos, no entanto sabemos que a substantificação, negligência e falta de estrutura podem fazer que mais casos apareçam nos próximos dias.  

Durante a apresentação dos números, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressaltou que, neste momento, o mais importante é o controle do mosquito vetor (Aedes aegypti), além de medidas de proteção individuais. Ele garante que as marcas de repelentes de inseto disponíveis no Brasil podem ser usadas sem problemas pelas gestantes.

Zika e microcefalia

No Maranhão, o primeiro caso de febre pelo vírus Zika foi confirmado em junho de 2015, no município de Gonçalves Dias, localizado a 340 km de São Luís. São Luís e outros 21 municípios maranhenses estão em ‘situação de alerta’ contra surtos de dengue, Zika e chikungunya, de acordo com Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).


Combate em Pedreiras

Prefeito garante recurso para a ação
Na reunião desta noite em Pedreiras as forças de saúde do município foram mobilizadas, sendo apresentando um Plano de Ação Contra a Dengue/Febre  Chinkungunya e Zika Virus. A coordenadora da Atenção Básica de Pedreiras Bruna Tayná, a coordenadora da Vigilância da Epidemiológica e o secretário de Saúde Paulo Rogério apresentaram aos Conselheiros de Saúde, profissionais de Saúde e ao prefeito Totonho Chicote o plano de ataque ao mosquito causador da doença, mobilização, controle e assistência no tocando a questão de saúde supracitada. 

O plano apresentado, apesar de bem elaborado, ainda está em construção, e deve, em breve de ser concluído, pois há urgência na execução das atividades. 

Veja abaixo o Plano de Ação:

JUVENTUDE DE PEDREIRAS AVANÇA COM TRABALHO CONFERENCIA ESTADUAL

A Delegação pedreirense é composta por delegados e Conselheiros Municipais de Juventude de nossa cidade: Isac de Oliveira, Sérgio Leonardo, Phelipe Figueiredo, Girlayne de Araújo, Anderson Cruz e Tânia Suélida.

E VAMOS À LUTA!

Como diria o poeta Gonzaguinha: "Eu acredito é na rapaziada, que segue em frente e segura o rojão, eu ponho fé é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou à luta com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada, eu vou no bloco dessa mocidade, que não tá na saudade e constrói a manhã desejada." É esse o espírito de luta e de militância no qual está imbuída a delegação de Pedreiras, que participa da 3ª Conferência Estadual de Juventude que está sendo realizada na capital do Estado.

"Esse é um momento de protagonismo, de conquista e ampliação de direitos. E, como não poderia deixar de ser, a Delegação Pedreiras (eleita na Conferência Municipal), vem fazer ser ouvida a voz de nossa juventude." Afirmou o Secretário de Juventude de Pedreiras Phelipe Figueiredo.


Adrinaldo Silva
Assessor da SEJUV

ORGULHO PARA PEDREIRAS: ESTUDANTE SE DESTACA EM OLIMPIADA DE MATEMÁTICA


Um feito que merece destaque. Carlos Eduardo Sousa Lima, estudante da Unidade de Ensino Professor Ernildo de Oliveira Gomes - uma escola municipal de Pedreiras, que, apesar de simples, e sem uma grande estrutura, têm à frente, pessoas dedicadas e comprometidas com uma educação de qualidade. 

Há algum tempo a Unidade de Ensino vem se destacando por suas ações diferenciadas, que valorizam  o aluno e as boas práticas educacionais.  Os bons frutos desta empreitada a cada dia estão sendo colhidos. A conquista mais recente deixou a escola entre as três melhores na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP 2015, realizada pelo Governo Federal. 

O aluno Carlos Eduardo estuda o 8º ano do ensino fundamental, turno vespertino na citada escola, localizada no bairro São Francisco em Pedreiras e ficou em 3 lugar na classificação Estadual, recebendo a medalha de bronze. Satisfeita, a professora de Matemática Verônica relatou que essa vitória é muito importante e resultado de todo um trabalho desenvolvido na escola e serve de motivação para os demais alunos.

 
Carlos Eduardo e Professora Verônica

FRANCINETE BRAGA É CONSEILHEIRA NACIONAL DE CULTURA


Direto da Serra Talhada, capital do xaxado, sertão do estado de Pernambuco, terra de Lampião, Francinete Braga nos manda boas notícias e agradece: "Eleição do Conselho Nacional de Cultura. Fui eleita titular para o segmento Cultura Afro Brasileira. Agradeço a todos os maranhenses e pedreirenses, que me credenciaram para mais essa conquista com 398 votos. MUITO OBRIGADA!"