POR QUE O VEREADOR ELIAS BENTO DE PEDREIRAS ESTÁ TÃO PREOCUPADO?


VEREADOR ELIAS BENTO PREOCUPADO COM A REALIDADE DO RIO MEARIM

O problema que hoje vem passando o nosso majestoso Rio Mearim, de um certo tempo para cá, parece que agora está fazendo com que as pessoas comecem a pensar que o Rio agoniza, está morrendo e, num curta espaço de tempo poderá desaparecer.

Neste sábado próximo passado o blog Pedras Verdes esteve fazendo umas imagens do rio no local que compreende a Praia da Serraria e a casa do senhor Theago Costa como também debaixo da ponte Francisco Sá, onde se percebe que o volume de água é bem precário naquela região, dando a impressão que realmente o rio está secando.

O vereador Elias Bento Silva, em um gesto de quem realmente está preocupado com essa situação, não só como parlamentar, homem público, mas também como um filho natural de Pedreiras, que vê no Mearim uma fonte de vida, lazer, geração de renda e um meio ambiente que deve ser conservado para muitas e muitas geração, esteve na sessão da Câmara Municipal De Trizidela Do Vale Cmtv e levou a sua preocupação e conclamou ao senhor presidente Chicutinha Veras e demais vereadores a criarem um grande movimento que possar envolver todas as Câmaras Municipais das cidades por onde passa o rio Merim, iniciando por Pedreiras até Vitória do Mearim.

A maior preocupação do vereador Elias Bento é quanto a retirada de água do rio que está sendo feito por uma determinada empresa, que está captando a água diretamente do Mearim e transportando para o município de Santo Antônio Lopes para a refrigeração das turbinas da Termelétrica. O problema é que segundo os responsáveis da empresa, a mesma água que vai, volta para o rio. O grande questionamento do vereador é: quem nos garante que realmente essa água retorna na mesma quantidade? Quem pode provar que a água volta tratada? Quem pode dar a garantia que essa ação não vá criar danos irreparáveis para o rio e suas espécies de vida que habitam nele? De que forma essa empresa se instalou em nossa cidade? Onde está o projeto para as autoridades e o povo conhecer e saber o que diz?

Segundo o vereador Elias Bento, tudo isso precisa ser rediscutido em audiências públicas, com os políticos das três esferas que têm representatividade na cidade de Pedreiras. Elias pensa que isso tem que ser urgente e as câmaras de Pedreiras e Trizidela do Vale precisam urgentemente montar uma frente de trabalho e começar a fazer esse caminho que é árduo, vai criar insatisfação com muita gente que se beneficia da degradação do rio, como muitos empresários, mas é preciso que se faça alguma coisa.

Fotos: Joaquim Filho
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.