COMARCA DE PEDREIRAS E FAESF ENCERRAM ATIVIDADES DA SEMANA DO IDOSO


Foi encerrada com muito sucesso a Semana do Idoso, iniciativa promovida pelo Fórum da Comarca de Pedreiras (Diretoria do Fórum e quatro unidades judiciárias), em parceria com a Faculdade São Francisco – FAESF, no período de 29 de setembro a 1º de outubro, em favor dos 11(onze) idosos residentes no Centro de Assistência ao Idoso (CASI), instituição beneficente situada na Rua Carlos Martins, nº 12, bairro Seringal, município de Pedreiras.

A iniciativa foi desencadeada em homenagem ao Dia Mundial do Idoso (1º de Outubro), e, segundo Marco Adriano Ramos Fonseca, juiz titular da 1ª Vara de Pedreiras, partiu da necessidade de unir esforços entre o Poder Judiciário e a comunidade local, promovendo uma ação social que proporcione bem-estar em favor dos idosos que estão acolhidos na referida instituição filantrópica, único estabelecimento nesta cidade que acolhe idosos para repouso.

A programação da Semana do Idoso contemplou as seguintes ações:

- Dia 29/09 – pela manhã foram realizados atendimentos aos idosos por estudantes e professores de Enfermagem e Nutrição, realizando a triagem de peso e medidas corporais, medição de pressão arterial, entrevistas para elaboração de prontuários com histórico de patologias e tratamento, além da elaboração de cardápio de alimentação saudável, de acordo com a situação individual de cada idoso. Pela tarde, foram realizadas consultas pelo médico voluntário Walber Rodrigues da Cruz, com a expedição de encaminhamentos para exames laboratoriais e clínicos, procedendo-se, inclusive, a coletas de amostras de sangue, que foram encaminhadas ao laboratório do Hospital Dr. Walber, que os realizará gratuitamente. Durante os atendimentos, foi diagnosticada a necessidade de encaminhamento de um dos idosos para se submeter a exames pré-operatórios, diante do encaminhamento para realização de cirurgia preventiva de câncer na próstata, que já está sendo viabilizado pela Secretaria de Saúde do Município de Pedreiras.

- Dia 30/09 – pela manhã e tarde foram realizadas atividades de recreação, entrevistas e leituras por estudantes de Pedagogia, e atividades de massagens e exercícios funcionais de alongamento pelos estudantes de Educação Física da FAESF. No período da tarde, o Salão de Beleza Nara realizou atividades de corte de cabelo, manicure e pedicure, gratuitamente aos idosos;

- No dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso, o encerramento da campanha ocorreu nas dependências do CASI, com culto ecumênico presidido pelo Pastor Fernando Kauffman, da Igreja Adventista de Pedreiras, e o oferecimento de café da manhã aos idosos, Magistrados, servidores do Judiciário e demais parceiros e colaboradores do evento. O encerramento do evento contou com a participação do cantor e compositor Paulo Pirata, que tocou músicas nacionais e regionais, e da maquiadora Edinaelma, que realizou gratuitamente maquiagem às idosas residentes no abrigo.

Na ocasião do encerramento, a Diretora da FAESF, Aldenora Veloso, anunciou que por decorrência das ações da semana, a instituição de ensino sensibilizou-se e elaborará projeto de Extensão Universitária envolvendo permanentemente todos os cursos da instituição, com o desenvolvimento de atividades acadêmicas e práticas em favor dos idosos.

A Subseção da OAB de Pedreiras também anunciou a aquisição de uma máquina de lavar que será doada à instituição.

Segundo o magistrado Marco Adriano Fonsêca, a Semana do Idoso alcançou seu objetivo: “O objetivo da campanha era proporcionar uma semana de bem-estar aos idosos e dar visibilidade ao trabalho continuo do CASI, coordenado por Dona Gracinha. Conseguimos arrecadas mais de 60(sessenta) pacotes com fraldas geriátricas, aproximadamente 150 quilos de alimentos não-perecíveis, materiais de higiene pessoal e limpeza. Mas o trabalho não para por aqui. Assim, convidamos a população em geral a conhecer a instituição e também se engajar, pois são várias as necessidades do abrigo. Por exemplo, a Vara de Execuções Penais presidente pela Dra. Ana Gabriela em parceria com a APAC irão promover a inclusão de recuperandos em atividades de manutenção e limpeza, e a expectativa é elaborar-se um projeto de acessibilidade nas dependências da casa, especialmente a construção de uma rampa de acesso e adaptação dos banheiros. Para isso, o engenheiro Cecé Bulhão já está elaborando o projeto de reforma, e contamos com a sensibilidade e responsabilidade social de empreendedores do município, que poderão colaborar com a doação de materiais de construção”.

Estiveram presentes no encerramento da campanha os Juízes de Direito Marco Adriano Ramos Fonsêca (1ª Vara e Diretor do Fórum) e Larissa Rodrigues Tupinambá Castro (3ª Vara), o Presidente da Subseção da OAB de Pedreiras, Dr. Adalberto Bezerra Filho, e o advogado João Alberto Rolim, a Diretora da FAESF Professora Aldenora Veloso, acompanhada de Coordenadores de Cursos, o Secretários Municipais de Pedreiras Augusto Cajueiro (Cultura), Ana Matias (Assistência Social), Sebastiana Luna (Chefe de Gabinete), e servidores do Fórum de Pedreiras.








Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.