PARTIDO DOS TRABALHADORES DE PEDREIRAS REALIZA REUNIÃO


Por: Joaquim Filho

O Partido dos Trabalhadores do município de Pedreiras/MA realizou nesta quinta-feira, dia 09, na Associação dos Moradores do Bairro Mutirão, uma reunião que estava marcada para as 19h13, mas teve início 13 para as 20h, obedecendo a tradicional mania do brasileiro que não inicia nada na hora marcada.

O objetivo do encontro era discutir assuntos de pauta como informes, prestação de contas, organização partidária, conjuntura política local para as eleições de 2016 e filiações partidárias.

Presentes o presidente do PT de Pedreiras, Rogério do PT; Vice-presidente Francineide Silva; Secretário-geral, Manuel Santana; Secretário organizacional, José Alves; Secretária de finanças, Elania dos Santos; Secretária de Formação política, Icleia Ferreira; Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mutirão, João Batista e Walace, da comissão da juventude petista de Pedreiras.

INFORMES:

O primeiro informe a ser colado foi por Manuel Santana que falou da participação que o PT teve na tomada de decisão de provocar algumas lideranças políticas de São Luís, do Governo Flávio Dino, a razão de Pedreiras ter ficado fora da Escuta que discutiu o PPA, quando da primeira divulgação em redes sociais que o Pedreiras não aparecia mais como polo das discussões do Plano Plurianual – 2016 – 2019. Segundo Manuelzinho, o PT se mobilizou através de alguns companheiros que juntamente com Francinete Braga (PSOL) e Henrique Sousa (Blog Pedras Verdes), se articularam e começaram a incitar o Governo o porquê de Pedreiras não aparecer na programação como polo.

Manuelzinho falou ainda que somente depois que alguns políticos ou pessoas ligadas ao Governo Estadual começaram a mostrar a cara dizendo terem se preocupado com a reversão do que seria um grande prejuízo político para a cidade de Pedreiras. Manuelzinho falou ainda que mesmo que o PT não tenha feito reuniões, mas a presença do partido nos eventos sociais, políticos e culturais na cidade são visíveis através dos seus militantes que estão sempre na luta.

PRESTAÇÃO DE CONTAS:

Prestar conta do que entra e sai dentro da Instituição Partidária, segundo Rogério do PT, tem sido a sua grande preocupação. Falou e mostrou aos companheiros presentes que a sua gestão tem sido transparente e que até a presente a data tem feito toda a prestação de conta de tudo que passou pelo partido e saiu com gastos com despesas realizadas na sua gestão. Indagado sobre a prestação da gestão anterior, Rogério do PT foi bem enfático: “Eu só respondo pelo que fiz e venho fazendo desde o dia que assumir através do voto direto, livre, popular e democrático. Não posso obrigar ninguém a responder por atos passados dentro do partido. A minha prestação está aqui para quem quiser ver.”

ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA:

O Presidente do Partido dos Trabalhadores de Pedreiras falou em reunião que o PT de Pedreiras hoje é um modelo de organização partidária no interior do Maranhão. Disse que não é à toa que o seu trabalho como gestor tem sido motivo de elogios e visto com bons olhos pelo Diretório Estadual e Nacional. Falou que toda a documentação, toda a parte jurídica e burocrática do partido está em dia e tudo legalizado. O partido hoje dispõe de uma procuradora que passará a dar apoio jurídico, que é a advogada Maria de Jesus Lucena (Maria do Hélio), que tem sido muito importante na parte organizacional do partido.

CAMPANHA DE FILIAÇÕES

O Partido dos Trabalhadores tem realizado algumas ações no sentido de trazer mais adeptos para a Instituição, e uma delas, é a campanha de filiações que já conseguiu colocar dentro do partido 129 novos filiados, pois a cada dia que passa o PT só cresce na cidade de Pedreiras, segundo o Presidente Rogério.

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR :

Embora ainda esteja muito cedo para se discutir esses assuntos, o Partido dos Trabalhadores por ser um partido de organização em suas bases, não se articula para eleição só no tempo da eleição. Eis aí a razão do partido já está há 14 anos no poder, pois uma de suas armas é a estratégia nos bastidores para ganhar eleições.

Em Pedreiras o partido vermelho não é diferente. Militante do PT faz campanha e política 24 por dia. Segundo o que ouvimos na reunião, o PT já está articulado com 15 nomes como pré-candidatos a vereador e 05 nomes como pré-candidatas a vereadora.

Pré-candidatos a prefeito o partido vai seguir até a data da convecção trabalhando 04 nomes: Rogério do PT (um dos mais bem articulados dentro da Instituição), o empresário Neto da SP (que não estava presente na reunião), José Ivo Gonçalves Sousa (Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras) e por fim, surgiu o nome da Educadora de vasta experiência na educação, a Professora Claudia Brasil, ex-Gestora Regional de Educação (se depender de elegância, simpatia e popularidade, essa já está eleita).

"NÃO QUERO SER CANDIDATO DE MANGOFA”

Foi com essa frase acima que Rogério do PT se expressou quando se manifestou como um dos pré-candidatos fortes dentro do partido. Tem consciência que não basta só a sua vontade, o partido é democrático e quem vai decidir são os companheiros durante uma assembleia que fará a prévia para escolha do nome do pré-candidato a prefeito em 2016. Rogério disse que tem muitos adversários pensando que o partido está morto. Segundo Rogério, o que há por trás de tudo que está na mídia é um movimento fascista da elite que quer tomar o poder dos trabalhadores à força. Veja o que disse o Presidente do PT na reunião que aconteceu nessa noite de quinta-feira:

“Tem gente que hoje anda com o braço no ombro do governador Flávio Dino e pensa que o governador vai chegar aqui em Pedreiras dizendo que essa determinada pessoa é o candidato dele. O governador não quer pessoas que desagregam, e tem gente criando antipatia, inimizade e desestruturando o seu governo. O povo de Pedreiras não vai eleger pessoas que vivem distante da sua realidade. Tem gente aí que se diz pré-candidata que só fala com as pessoas quando quer um favor. É geral na capital do Estado em todos os blogs e redes sociais a antipatia generalizada dentro do Governo Flávio Dino de político que quer ser candidato a prefeito em Pedreiras. As informações chegam a toda hora. E, tem mais: uma pesquisa feita recente mostra que 43,5% dos votantes em Pedreiras votam no PT.”

POSIÇÃO DO PT NA ADMINISTRAÇÃO ATUAL

Segundo Rogerio Do Pt Sousa, o partido não pode ser contra a administração atual, pois as políticas públicas federais que são executadas na cidade são oriundas da administração nacional. Claro que tem suas posições contrárias quando a administração municipal vai de encontro aos interesses populares, mas fazer uma oposição raivosa, irresponsável e de perseguição, não é a nossa função. Rogério disse que não vai ser hipócrita, pois há membros do PT na administração atual aqui em Pedreiras e tem respeito pelas posições politicas desses companheiros.

SOBRE AS ALIANÇAS PARA 2016

Na reunião de hoje o PT de Pedreiras decidiu que vai fazer alianças com os movimentos sociais. Vai convocar todos os movimentos para um grande debate e uma união de alianças que vai revolucionar a história política de Pedreiras. Embora a Lei ainda permita doações de empresas, o PT de Pedreiras não vai aceitar doações de empresários. O partido vai tocar a campanha com recursos do fundo partidário.

3 comentários:

  1. Falam uma coisa e pregam outra,é muita hipocresia.Apoiam o atual governo e fazem media de oposição

    ResponderExcluir
  2. eu acredito que com essa nova diretoria o PT resgatou o seu prestígio na cidade, antes tava dezacredidato, e o companheiro Rogério deu nova cara e feiz uma limpeza geral dexando só os verdaderos petistas mermo e os éticos. Com a entrada desses novos companheiro vai alavancar o PT de pedreira. Vem forte pra eleição de 2016 e Rogério tem o nome forte e cresceu muinto sua popularidade.

    ResponderExcluir
  3. os que fala uma coiza e vive outra e que são ipócritas e apoia gente que tem passado sujo o rogério demitiu todos do pt, que a cidade sabe quem são kkkk lascou kkk

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.