SECRETARIA DE IGUALDADE RACIAL VEM A PEDREIRAS, APRESENTA PROPOSTAS E DIALOGA COM REPRESENTANTES DA REGIÃO


Ocorreu na última quarta-feira, 10/06, na sede do SIMPROESSEMA na Regional um Pedreiras, reunião com representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEIR). Gustavo Viana, Alexandre Magno e Walter Maresia do Governo do Maranhão chegam ao Médio Mearim com o intuito de abrir diálogo e apresentar propostas do estado para as comunidades negra, quilombolas  e afins.

A região do Médio Mearim, bem como boa parte do Maranhão têm uma grande população negra, chegando a estar em torno de 75% em Pedreiras e adjacências. Pensando nisso,  o novo governo do Maranhão, em sexto mês de governo, vem buscando se aprofundar nas discussão de políticas raciais e ainda conhecer onde está,  como está e o que fazer para melhorar as questões raciais em nossa unidade federativa. 

Gustavo Viana, chefe de gabinete da SEIR, destaca a vontade do governador Flávio Dino em ampliar os diálogos com os municípios, e implementar os projetos do governo. Destaca ainda, os projetos e programas: Maranhão Quilombola, Regularização Fundiária, Mais Saúde e Educação, 1/4 para infraestrutura, 1/5 para inclusão produtiva (sendo que, para cada projeto do governo federal será dado 100% de contrapartida do governo do estado). Projetos de Matriz Africana como "Meu Terreiro Legal" e "Minha Folha Minha Vida" serão realizados por do Maranhão.

Programas de ações afirmativas prometem ter grande apoio do Poder Executivo Estadual. Um desses projetos é "Negro Cosme" que será realizado em São Luis, e promete atrair olhares para o Movimento. No entanto, o projeto de cotas para negro no serviço público tem tomado um bom tempo do governo e promete ter pontos polêmicos e grandes discussões.

Em Pedreiras, durante toda a tarde de quarta-feira, muitos assuntos relativos à questão racial e acertos entre entidades presentes foram lembradas pelos participantes. Dentre os quais estavam presentes: a gestora adjunta de Igualdade Racial de Lima Campos, Fernanda Soares; a gestora de Igualdade Racial de Trizidela do Vale Dina Selma, o gestor de Igualdade Racial de Peritoró Damaceno; os quilombolas José Wilson (neném) da Comunidade Quilombola Santo Antônio dos Sardinhas; o representante do grupo LGTB de Peddreiras Genilson Ferreira; os representantes da Religião de Matriz Africana Maria de Moura e o Pai de Santo José William da Comunidade Quilombola Morada Nova; a Prof. Giselle Leal representando a UNEGRO; Luis Henrique, representando a imprensa; Francisca Vale representando o Sindicato dos Servidores de Trizidela do Vale e os representantes do Centro de Consciência Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim Isael Siva, Irlenia e Francinete Braga.

Para Francinete Braga, a reunião muito proveitosa e prepositiva. Entre as várias propostas ficou definido que Pedreiras sediará o primeiro encontro de gestores do Maranhão no dia 25 de julho do ano em curso. Além de buscar fomentar junto ao Gestor Municipal de Pedreiras e a Câmara de Vereadores a criação do Conselho e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, entre propostas de suma importância para efetivação dos direitos da população negra.

1 comentários:

  1. É válido o movimento no sentido de discutir seus direitos e sua valorização de igual com a sociedade.
    Parabéns aos coordenadores que merecem nossos aplausos. Mas fica aqui a pergunta: cadê os negros da nossa cidade que não abraçam a causa e vão discutir essas questões. Por que só uma minoria, se a raça negra é a grande maioria desse país? Ficam aqui essas questionamentos.

    Movimento Reggae

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.