POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO, 179 ANOS DE HISTÓRIA


PEDREIRAS COMEMORA 179 ANOS DE FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras realizou nesse sábado (20), os 179 anos de fundação da Polícia Militar do Maranhão, que aconteceu com uma vasta e bem organizada festa no pátio do quartel, localizado à Rua Messias Filho, no Bairro do Engenho.

Logo pela manhã, por volta das 8 horas a tropa já estava em forma, sob o comando do Major QOPM Maurício Robson Carvalho Bezerra que após dá algumas informações aos seus comandados sobre as tarefas do evento, deu-lhes alguns comandos e em seguindo deixou a tropa ao comando do Major QOPM Jean James Mendes Costa, subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar que por toda a cerimônia foi o responsável pelo comando da tropa.

Registramos as presenças importantes do meio religioso, social, político, cultural e demais pessoas da sociedade: Sargento Pontes (Tiro de Guerra 08-008 - Pedreiras-MA), Paulo Maratá (empresário e ex-prefeito de Trizidela do Vale-MA), Ednilton Moreira Lima- ED (advogado), Pastor Marcos André, Pastor Augusto Cruz (2ª Igreja Batista de Pedreiras-MA), Pastor Otoniel, Allan Roberto (médico), Antônio França (vereador), Pastor Manoel Batista, Rafael Oliveira (Delegado de Polícia Civil de Pedreiras-MA), Pedro Fernandes (Delegado de Polícia Civil de Esperantinópolis-MA), Pastor Amarante e Esposa (Igreja Assembleia de Deus), Cearense (vereador), Presbítero José Irinel, Oziel Silva (ACIAP), Pastor Flávio Cavalcante, Francinete Braga (Conselheira de Cultura), Adalberto Lima (OAB Pedreiras-MA), Raimundo Louro, Vinícius Louro (Deputado Estadual), Apóstolo Neto, Robson Rios Portela Rios (Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras-MA), Padre José Geraldo Teófilo (Pároco Santuário São Benedito), Padre Luiz Portela (Paróquia e Santuário São Benedito), Ronald Saraiva (Secretário de Cultura de Joselândia), Orleans (Joselândia), Zé Filho (Presidente da Câmara Municipal de Lago da Pedra-MA0, Valdemar (Prefeito de Lago dos Rodrigues), Marcílio Ximenes (Gerente da Mearim Motos), Simplicio Araujo (Secretário de Estado da Indústria e Comércio), Klebinho Branco (Sistema Cidade de Comunicação), Michelle Cantanhêde Bezerra(Departamento de Turismo de Pedreiras-MA), Rogerio Do Pt (Presidente do PT- Pedreiras-MA), Damião Felipe Felipe (Representando o Prefeito de Trizidela do Vale-MA, Fred Maia) e demais pessoas da sociedade.

Todos a postos e ansiosos com a chegada do Comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, o Excelentíssimo Senhor Coronel QOPM Marco Antônio Alves da Silva que estava sendo aguardado pelo Comandante Major Maurício no aeroporto particular da empresa Mearim Motos, há uns 5 quilômetros do quartel.

Com a chegada do Comandante-Geral Marco Antônio Alves da Silva, foi dado a ordem do início do cerimonial, que iniciou saudando todos os presentes, em nome do Comandante Maurício Bezerra, oficiais, praças e dos servidores civis, a todos os participantes que já se encontravam presentes ao recinto.

Depois o cerimonial seguiu com as formalidades e os protocolos de sempre: apresentação da Tropa ao Comandante-geral Alves, feito pelo Subcomandante Jean James; pedido de permissão para dar início aos trabalhos; ordem para o Pavilhão Nacional tomar posição de destaque em frente à Tropa; execução do Hino Nacional; ordem para o Pavilhão Nacional retornar ao seu lugar no dispositivo; fala de reflexão sobre a palavra de Deus feita pelo Pastor Augusto Cruz e Padre José Geraldo.

Durante a cerimônia em comemoração dos 179 anos da Polícia Militar do Maranhão, houve uma justa homenagem a pessoa que muito contribuiu nas melhorias realizadas recentemente no Batalhão, concedida ao Senhor José Eufrasino de Oliveira, conhecido na cidade por todos pela alcunha de Rambo, pelos relevantes serviços prestados voluntariamente na recuperação das instalações do Batalhão.

Homenagem também fora feita ao Excelentíssimo Senhor Coronel QOPM Marco Antônio Alves da Silva, Comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, por sua contribuição constante com o 19º Batalhão de Polícia Militar e pela disponibilidade de seu comparecimento naquela solenidade.

Na oportunidade foram citados, chamados e entregues troféus aos vencedores do ciclismo: 1º Lugar: Daniel (Trizidela do Vale), 2º Lugar: Francisco (Codó) e 3º Lugar: Emanuel (Codó).

Um dos destaques da cerimônia foi a leitura da redação da aluna Ianne Vitória Cruz Fernandes, feita pela própria, vencedora do concurso de redação, julgado pela comissão formada pelo Juiz Dr. Marco Adriano, Major Jean James e pelo Advogado Adalberto Bezerra.

Ainda houve a entrega da Medalha Brigadeiro Falcão, que fora instituída pelo Decreto nº. 6.927, de 21 de setembro de 1978, concedida a pessoas que, de alguma forma, se destacam em relevantes trabalhos em prol da Polícia Militar do Maranhão ou da sociedade maranhense. Depois entrega da Medalha de Mérito Operacional, instituída pelo Decreto nº 22.451, de 21 de setembro de 2006 e destina-se a galardoar ações meritórias praticadas por policiais militares da ativa, da reserva ou reformados. Em seguida a Tropa entoou a Canção da Polícia Militar do Maranhão.

Fotos: Joaquim Filho

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.