COISAS DO REINO DO MEARIM: SERÁ SE QUEREM TOMAR A COROA DA PRINCESA?


Pedreiras, eterna Princesa do Rei Mearim. Cidade que é centro regional de abastecimento de 16 cidades na região do amado e maltratado Rio Mearim. Concentra importantes órgãos regionais dos Poderes Públicos; instituições privadas nos ramos da saúde, educação, infraestrutura, cultural e etc. 

Pedreiras tem boa capacidade comercial e de agronegócios que vem resultando em empreendimentos cada vez melhores ramo do comércio varejista, atacadista, de transporte e distribuição de gêneros alimentícios. Na região existe grande extrativismo de produtos da palmeira de babaçu. Na região temos indústrias que processam este óleo e também fazem sabão e produtos de limpeza. A produção rural esta voltada para a criação de bovinos, caprinos e extrativismo vegetal. Recentemente, grandes empreendimentos se vêm preparando e transformando a Pedreiras do Mearim para novos tempos de crescimento econômico e populacional. Dentre tantos, destacamos em Pedreiras o trabalho em torno do gás natural, que cada vez mais, exige de nossa cidade uma melhor estrutura. 

Segundo o Sistema de Informações Territoriais do Governo Federal, o Território Médio Mearim - MA abrange uma área de 8.765,30 Km² e é composto por 16 municípios: Esperantinópolis, Igarapé Grande, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Pedreiras, Poção de Pedras, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Lima Campos e Santo Antônio dos Lopes. 

A população total do território é de 262.320 habitantes, dos quais 110.335 vivem na área rural, o que corresponde a 42,06% do total. Possui 17.602 agricultores familiares, 3.257 famílias assentadas e 23 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,59. 

Mas, tudo bem! Agora, façamos as devidas críticas e questionamento ao Governo do Estado, que, ao convidar os maranhenses para participar das Consultas Públicas Territoriais, do Plano Plurianual (Orçamento Participativo) que será realizado em cidades polo, dividido em territórios, colocou a cidade de Pedreiras, estranhamente arranjada, como meretriz do Lago da Pedra. Desprezaram solenemente, com critérios não muito claros, a cidade polo regional do Rei Mearim: a Princesa do Mearim, Pedreiras.

Observemos abaixo os informe do Governo do Maranhão: 

Esperamos que os Governo Dialogue com a comunidade pedreirense, como sempre tem feito através do Governador Flávio Dino e, nos explique ou mesmo reverta a situação. 

Pedreiras merece seu devido valor.



SOBRE AS ESCUTAS, O QUE DIZ O ESTADO:


Governo inicia escutas territoriais sobre PPA e Orçamento Participativo no Maranhão

A população maranhense vai poder participar diretamente da gestão pública estadual indicando as prioridades de investimentos em obras e serviços em cada região. Por meio de escutas territoriais, a partir desta segunda-feira (15), representantes de instituições da sociedade civil e de órgãos públicos apresentarão em plenárias as propostas que devem ser priorizadas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP). As primeiras plenárias acontecerão simultaneamente nos municípios de Caxias e Imperatriz, que abrangem os territórios dos Cocais e do Cerrado Amazônico, respectivamente.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou que o Governo do Estado valoriza a participação popular. “O governador Flávio Dino considera fundamental a participação da sociedade no processo de construção das políticas públicas, através do apoio à realização de uma série de atividades que incentivem as pessoas a contribuírem com a consolidação desse novo cenário político”, afirmou.

Sobre isso a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota Lima, explicou a importância das escutas territoriais para a consolidação de uma gestão democrática e inclusiva, como orienta o governador Flávio Dino. “As escutas territoriais tem como principal objetivo direcionar investimentos, através de demandas regionais, que serão executadas pelo PPA para o período de 2016-2019 e nos orçamentos anuais do mesmo período”, destacou a secretária. 

As escutas territoriais encerram no dia 10 de julho em São Luís. Todas as regiões serão contempladas durante as 15 plenárias no Vale do Mearim; Cerrado do Sul; Baixo Parnaíba; Sertão do Maranhão; Vale do Itapecuru; Baixada Ocidental; Centro Maranhense; Alto Turi Gurupi; Médio Mearim; Vale do Pindaré; Campos e Lagos; e Lençóis e Munim.

Durante as escutas, as pessoas serão consultadas acerca das principais demandas da região, de modo que as ações a serem desenvolvidas em cada território sejam propostas pela própria população local. Essa ação é considerada uma das estratégias de gestão democrática que o Governo do Estado vem implementando no Maranhão.

O resultado da sistematização das propostas será divulgado na Plataforma de Participação Popular, ferramenta digital que será disponibilizada na página eletrônica do Governo do Estado para possibilitar a interação permanente entre o povo e o poder público estadual. As demandas priorizadas nas escutas serão votadas em plenárias e na Plataforma de Participação Popular.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

O Orçamento Participativo (OP) é um processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração pública. O OP contribui para a definição e priorização das despesas, além de fomentar o debate sobre a construção de um modelo de desenvolvimento para o estado. Além disso, o Orçamento Participativo estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilidade entre governo e sociedade sobre a gestão do Estado. 

PLANO PLURIANUAL

Já foram realizadas Oficinas de Planejamento Estratégico para discutir o Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo 2016/2019. Com o objetivo de promover a capacitação dos técnicos sobre o Plano Plurianual e Orçamento Participativo para replicar nos órgãos setoriais, as oficinas reuniram servidores de várias secretarias estaduais, que se dividiram em grupos para discutir temáticas do PPA, como, por exemplo, saúde e saneamento, desenvolvimento social, segurança pública, entre outras.

“Esse planejamento que está sendo feito agora é muito importante, pois o principal compromisso do governo Flávio Dino é realizar ações de impacto positivo nos municípios, proporcionando cada vez mais melhorias ao povo do Maranhão”, ressaltou a secretária Cynthia Mota Lima.

CALENDÁRIO DAS ESCUTAS TERRITORIAIS 

DATA
CIDADE POLO
TERRITORIO
15/06
Caxias
Cocais
Imperatriz
Cerrado Amazônico
17/06
Bacabal
Vale do Mearim
Balsas
Cerrado do Sul
19/06
Chapadinha
Baixo Parnaíba
Colinas
Sertão do Maranhão
25/06
Itapecuru
Vale do Itapecuru
27/06
Pinheiro
Baixada Ocidental
01/07
Grajaú
Centro Maranhense
Zé Doca
Alto Turi Gurupi
03/07
Lago da pedra
Médio Mearim
Santa Inês
Vale do Pindaré
07/07
Viana
Campos e Lagos
Barreirinhas
Lençóis e  Munim
10/07
São Luís
Metropolitano

3 comentários:

  1. Essa pessoa que fez esse negócio ai, ou foi de má fé, ou é simplesmente um jumento batizado.

    ResponderExcluir
  2. SIMPLÍCIO ARAÚJO, NOSSA VOZ NO GOVERNO NÃO VAI DEIXAR ISSO ACONTECER

    Eu tenho certeza que isso não vai ficar assim. Hoje nós temos dentro do Governo Flávio Dino uma pessoa muito forte, capaz, inteligente, politicamente preparada, enfim... Essa pessoa embora não seja pedreirense e nem da nossa região, mas tem muito amor e zelo pelo povo de Pedreiras. Estou falando de Simplício Araújo, que já está mexendo e correndo atrás dessa coisa errada e de má gosto que estão querendo fazer com a minha eterna "Princesa do Mearim."

    Jesus Lacerda

    ResponderExcluir
  3. SIMPLÍCIO ARAUJO ESTAVA NA REUNIÃO E NÃO FEZ NADA PARA MODIFICAR E AGORA QUER DÁ UMA DE SALVADOR DA PÁTRIA..QUEM RESOLVEU FOI FRANCINETE BRAGA (COMO SEMPRE),AJUDADA POR HENRIQUE (PEDRAS VERDES) E ROGÉRIO DO PT.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.