UM MINUTO DA SUA TENÇÃO, POR FAVOR!


“Irá chegar um novo dia, uma nova terra, um novo mar. E nesse dia os oprimidos numa só voz a liberdade irão cantar...”

VOCÊ VAI SE EMOCIONAR COM ESSA MATÉRIA...

Há dias que eu venho procurando um tempo para mostrar e falar de um interessante assunto para vocês, meus amados e queridíssimos irternautas.

Certo dia, à tarde, sol a pino, encontrei o meu amigo Raul Pacheco aqui perto de minha residência, descendo a ladeira da Avenida Otávio Passos, e, ele me chamou e disse-me que tinha um assunto muito interessante para eu jogar nas redes sociais, em especial, ao blog Pedras Verdes. Confesso-lhes que isso me deixou muito lisonjeado, e disse-lhe que ele poderia me contar do que se referia o assunto.

E, assim, Raul Pacheco deu-me os tópicos e quando começou a falar, eu me interessei bastante. E, agora vejo o quanto esse cidadão pedreirense tem visão de mundo, pois em uma atitude altruísta agora anda "besta" e encantado com um dos projetos mais lindos que ele já viu por essa nossa região mearinense.

ENTÃO, VAMOS VER DO QUE SE TRATA: Escola Família Agrícola de Capinzal

"A Escola Família Agrícola de Capinzal nasceu em 1997, fica situada a sete km da sede de Capinzal do Norte, fundada pelo pároco da época, o alemão Padre Firmino que hoje vive na Alemanha sendo o presidente da maior instituição de benefícios sociais da Igreja Católica no mundo, Miserior.

Com vinte anos de atuação na região, tem atendido diretamente praticamente 100 jovens ao ano, quase na sua totalidade da zona rural dos cinco municípios próximos de Capinzal.

A instituição nasceu para suprir só jovens da zona rural que não tinham onde estudar após concluir a 4ª série, e além disso, se continuava na cidade, logo se voltaria não mais para a relação de permanência no campo, senão, iniciava e dava continuidade ali o êxodo rural, em plena ascendência em todo o Brasil.

Ao longo dos últimos 15 anos a escola foi mantida com recursos do estrangeiro, sobretudo, alemão, sendo somente beneficiada com recursos federais do Brasil e logo depois do Estado do Maranhão em pouco tempo recente e em pequena quantidade.

Ainda vale ressaltar do apoio pontual das empresas ligadas à exploração do gás natural na região e prefeituras por meio de repasses para alimentação e parte de funcionários.

A escola que é mantida por meio da Associação da Escola Família, entidade sem fins lucrativos, com 12 diretores voluntários que a conduz e que tem buscado parcerias sem cessar nos últimos tempos com vista os recursos estrangeiros minarem e se deslocarem para a África, que é mais pobre que o Brasil, e claro, do Brasil ser a 7ª economia mundial e assim cuidar da educação de seus filhos, é o mínimo que se pode esperar.

Contudo, vale ainda notar que os alunos são cadastrados ou registrados no sendo brasileiro de estudantes do Ministérios da Educação, como municipais, neste último ano, e isso implica tais receberem recursos pela entidade que lhe representa, no caso a Associação da Escola. Para tanto, o município de Capinzal tem negado este direito até o presente momento, sendo que já há rumores que a Associação ora referida deve encaminhar o caso a promotoria pública. E olha que o prefeito local foi professor na escola e desde que assumiu se mostrou sempre amigo da escola.

A escola hoje funciona com 12 funcionários entre professores, vigia, cozinheira e técnicos de produção. Pagando mais de 5 mil reais de encargos (impostos) mensais e energia elétrica quase mil reais, onde com receitas vindas da produção em sua área de pimenta, suínos, aves, polpas de frutas, mudas de plantas diversas, entre outros, tem buscado se manter. Ainda, conta com o apoio dos pais que contribui com alimentos ou 90 reais mensais por cada filho que ali estuda, sendo este valor parte pequena no total investido na qualidade educacional ali já comprovada, sendo em média 400 reais o custo de um aluno por mês neste ano de 2014 que se passou.

Área muito visitada, a escola cristã, é alvo de muitos elogios para diversas pessoas e instituições que ali chegam, como faculdades, escolas públicas, empresas, igrejas, turistas, estrangeiros, etc. É um verdadeiro “Santuário da Educação”. Com uma área de 100 hectares, sendo 100 destas de preservação constituída em lei federal, com lago natural e um prédio avaliado em mais de dois milhões de reais e uma estrutura aconchegante, desde as salas de aula sendo cabanas em meio a mata, a escola é destaque no quesito educar para a vida, a titulo de exemplo, se tem os diversos jovens que por ali concluíram o ensino fundamental apenas e fazem história por onde passam ou estão, mesmo aqueles que atuam em outras áreas do mercado de trabalho que não o rural. Como políticos, professores, sindicalistas, ativistas sociais, técnicos de extensão rural, empresários, dentre outros. Um caso a parte é mesmo suas capacidades de galgar os primeiros lugares em vestibulares públicos e serem reconhecidos onde se apresentam pela expressividade de seu caráter e saber intelectual.

A escola estar disponível a visitas e apoio de quase toda sorte, claro desde que não ilegal, quem ver de perto percebe lá que funciona a democracia, a transparência e vida ali é construída de verdade via o saber, os descobri, o construir”, disse enfático um dos diretores sobre a escola."

Fonte: Raul Pachêco
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.