BAIRRO DO ENGENHO PEDREIRAS/MA: O NOVO SEMPRE VEM!


Para compreender a transformação da paisagem de uma cidade é preciso em primeiro lugar conhecê-la, vivê-la e acompanhá-la através da evolução social, cultural e econômica do lugar onde se vive. Se não for possível partir desses pontos, o mais lógico, é a pesquisa junto às fontes de informações: nos livros e nas histórias contadas daqueles que já viveram mais que nós e que são verdadeiros portadores de informações. Na verdade, o tempo muda tudo. Já dizia o poeta: “O tempo não para.” Não há nada na vida e na natureza que o tempo não seja capaz de transformar e fazer com que certas paisagens, diversos costumes, cultura e outros detalhes do nosso dia a dia não sofra a metamorfose da vida.

Como tudo muda e se altera, eis que a cidade de Pedreiras também não foge à essa lógica; e, pelo que percebemos, a cidade nesses últimos 10 anos tem mudado a sua "cara." Muitas coisas que não sonhávamos ver tempos atrás, a cidade de Pedreiras tem alcançado, graças ao esforço do trabalho desse povo Pedreirense que vive lutando por dias melhores nessas terras mearinenses.

Neste texto, eu não estou falando de administração pública. Não estou tirando e nem dando méritos a políticos. Estou sim, falando do crescimento da cidade de forma natural e necessária como qualquer lugar que evolui à custa do trabalho dos seus munícipes, empresários e pequenos comerciantes arrojados que empreendem a sua terra. E, em Pedreiras, percebe-se essa evolução que independe de políticas públicas das esferas municipal, estadual e federal.

A cidade por ser polo regional tem um comércio muito forte. Aqui, o dinheiro circula através do comércio, das poucas indústrias que têm, do montante que entra através do funcionalismo público (municipal, estadual e federal), como também dos aposentados e pensionistas do INSS/IMPP.

Embora a cidade ainda não tenha na sua vida econômica, incentivos para geração de empregos através de grandes indústrias que poderiam ser instaladas na cidade, há algo que eu por não ser economista, causa-me impressão, o porquê desse pool de desenvolvimento, à força.

Há dias que um fator socioeconômico na cidade de Pedreiras vem me chamando à atenção: é o bairro do Engenho, propriamente falando, na região que fica no entorno da Igreja de Nossa Senhora das Graças. Quem passa durante o dia e à noite, de segunda a segunda, tem notado a grande movimentação que se criou naquela região: bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias, academias, oficina de som automotivo, hospital, faculdade, escola, postos de gasolina, indústrias, hotéis, espetinhos, hortifrúti, casa de show, loja de material de construção, igrejas, enfim. Ou seja, tudo isso em apenas um bairro. E, a gente, por morar aqui, não percebe essa evolução.

Quando digo que o tempo transforma a vida, quero me referir quando há tempos passados em Pedreiras, a vida diária e noturna da cidade se resumia apenas em torno das Praças Melico Rego, Corrêa de Araújo, Lanchonete do Pili e Igreja São Benedito. Depois, veio a Praça do Jardim – indiscutivelmente um local agradável para a guloseima Pedreirense – que há anos tem sido um dos pontos da cidade para o lazer.

Espero que não seja uma mudança - pois a cidade não deve depender somente de um local onde as pessoas devem se encontrar para o lazer e o entretenimento - espero ser mais uma opção. Afinal, não somos mais uma pequena aldeia. Torço, sim, para que a região do Bairro do Engenho venha a somar sendo mais um local onde a cidade possa se orgulhar de existir.

Hoje (16), circulando pelo bairro do Engenho, fiz algumas imagens para mostrar que nós não percebemos o quanto esse bairro é importante para Pedreiras; pois, nele podemos dizer que tem: O Clube da ACIAP, Hotel San Pedro (recém-inaugurado), Sabão Princesa, Posto Campeão, Posto Mamoré, Liquigás, Loja Maçônica Gonçalves Lêdo, Igreja Batista Memorial de Pedreiras, Colégio Olindina Nunes Freire, 19º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia de Polícia Civil, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Congregação Canaã, Unidade de Ensino Professor Ernildo de Oliveira Gomes, UBS Josenil Bezerra Nascimento, Posto Uirapuru, Hotel Ceará, Comercial Mearim Representante dos produtos Coca-cola, Iovesa, Clínica Nossa Senhora das Graças, Loja de Material de Construções da Jane Mary, Academia Loba Fitnees, Lava Jato Mearim, Igreja Nossa Senhora das Graças, Churrasquinho do Mano, Global Club, Bar da Tia, SP Pneus, Hospital Walber Rodrigues da Cruz e muitos outros pontos comerciais.

O bairro do Engenho é outra cidade dentro de Pedreiras e nós não percebemos isso na nossa cotidiana e simples vida em Pedreiras.

Joaquim Filho 

ACESSE TODAS AS FOTOS 



































Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.