Parcerias entre Estado e prefeituras são concretizadas durante Mutirão ‘Mais IDH’

Serviços oferecidos através do Mutirão ‘Mais IDH’ beneficiaram moradores de 
São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto

Percorrendo nove dos 30 municípios com os piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Maranhão, o primeiro ciclo do Mutirão ‘Mais IDH’ está firmando parcerias entre o Estado e as administrações municipais, modelo de gestão defendido pelo governador Flávio Dino desde o período de campanha e concretizado no primeiro ano de governo. Este é o caso de São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto, localizados na região central do estado e emancipados em 1997.

Os dois municípios receberam a unidade móvel de atendimento do Viva Cidadão, para emissão de carteiras de trabalho, cadastro de pessoa física, carteira de trabalho e alistamento militar. Os municípios nunca haviam recebido ações de cidadania e saúde promovidas pelo Estado.

“Se o caminhão não viesse aqui eu teria que dar um jeito de me deslocar para outra cidade para fazer o meu alistamento”, comentou o estudante Lucas Costa Bispo, 17 anos, que mora em São Raimundo do Doca Bezerra.

No município de São Roberto, o lavrador Domingos Nonato Ribeiro, 62 anos, procurou os serviços do mutirão para corrigir um erro em sua carteira de identidade, emitida em 1973. Ele ainda não havia feito a alteração porque para isso teria que sair de sua cidade e gastar muito dinheiro.

“Isso já tava errado há muito tempo, mas nunca tinha ido corrigir, porque para isso ia precisar ir a Pedreiras ou Presidente Dutra, aí o gasto ia ser demais com a viagem. Agora tendo esse serviço bem aqui na porta da gente é muito mais fácil. É uma grande força”, explicou.

Em São Raimundo do Doca Bezerra, durante os dias do Mutirão ‘Mais IDH’ a escola municipal estava realizando uma série de serviços de saúde. Estão sendo oferecidos testes rápidos de HIV e hepatite B e C, consultas médicas e de enfermagem, exames periódicos de ginecologia, assistência social, aferição de pressão, teste de glicemia, além de auxílio de nutrição.

A dona de casa Maria Rodrigues da Silva, de 49 anos, aproveitou a oportunidade para fazer aferição de pressão e teste de glicemia. “Nunca tinha visto esse tipo de coisa aqui não. É muito bom ver o Governo do Estado aqui perto da gente ajudando dessa forma”, destacou.

Neta da dona Maria, Gabriela da Silva, 10 anos, foi acompanhar a avô e também aproveitou para receber orientações de saúde bucal e se vacinar. “Estou achando isso aqui muito bom. Aprendi direitinho a escovar meus dentes”, relatou Gabriela.

As ações do Mutirão ‘Mais IDH’ tiveram início na última segunda-feira (9) e seguem até a próxima sexta-feira (20).

Pesquisa

Durante o mutirão, os jovens dos municípios com piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal do Maranhão estão tendo a oportunidade de responder um questionário elaborado pela equipe da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude. No questionário, os jovens têm a oportunidade de contar um pouco sobre as suas rotinas e também exporem as principais necessidades dos seus municípios.

“Os jovens do nosso município precisam de muitas coisas, por exemplo, uma quadra de esporte e cursos profissionalizantes. É muito bom poder ter esse espaço para mostrar as nossas necessidades”, opinou o estudante Esmeraldo Pereira de Carvalho Neto, 18 anos, morador de São Roberto.




 

Texto: Marcela Mendes
Fotos/ Nael Reis
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.