A FAESF ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO MARANHÃO

Faculdade de Educação São Francisco - Acesso principal/Pedreiras, MA

É fundamental que reconheçamos que a Faculdade de Educação São Francisco é um grande orgulho para Pedreiras e uma grande conquista para todo Maranhão. Através desta Instituição de Ensino Superior e todo o complexo agregado a ela, milhares de pessoas têm a oportunidade de estudar a cada ano e, consequentemente, ampliar condições para melhorar suas vidas. 

A Faesf dispõe de uma estrutura material e humana, que não deixa a desejar a qualquer instituição de ensino de qualidade. A faculdade, que desde seu inicio superou muitos desafios, e se fez um verdadeiro castelo do saber, conhecimento e da promoção humana, mais uma vez é reconhecida e é destaque no Maranhão, com a apresentação do Índice Geral de Cursos - IGC. 

O IGC, que é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior, coloca a FAESF entre as melhores faculdades do Maranhão. Este índice leva em consideração a média dos últimos CPC's (Conceito Preliminar do Curso), classificando a faculdade no conceito 3, maior conceito entre as instituições do Estado.

O IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

O conceito de ciclo avaliativo foi definido no Art. 33. da Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007. Ele compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.

4 comentários:

  1. Mentira, Essa Faculdade está entre as instituições reprovadas que obtiveram notar inferior a 3 no exame do ENADE - MEC. Uma vergonha você fazer esse post com uma mentira tão grande. Mostre os números, os resultados e você verá do que estou dizendo.

    ResponderExcluir
  2. Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC

    O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.
    Ele é calculado anualmente, considerando:

    a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;
    a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;
    a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

    Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

    O conceito de ciclo avaliativo foi definido no Art. 33. da Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007. Ele compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.

    Para um entendimento detalhado de como o cálculo do IGC é feito, consulte ao lado a Nota Técnica referente ao ano desejado.

    ResponderExcluir
  3. Índice Valor Ano
    CI - Conceito Institucional: 4 2011
    IGC - Índice Geral de Cursos: 3 2012
    IGC Contínuo: 1.9520 2012

    Fonte: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTU0Ng==

    O que vale de verdade é o IGC Continuo, pois ele é que mostra a realidade do curso em funcionamento, pois é avaliado pela nota do ENADE.

    O CPC é a nota media ponderada de todos os cursos.

    ResponderExcluir
  4. O IGC da FAESF deste ano foi conceito 2,ou seja, reprovada. Saiu no Diário Oficial da União hoje.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.