JÁ COMEÇOU A CORRIDA ELEITORAL: QUEM VAI? QUEM FICA? QUEM NÃO VAI E NEM FICA?


Por Joaquim Filho

Poucas vezes na história política de Pedreiras, em ano eleitoral, se teve tantos candidatos pleiteando uma vaga no Legislativo Estadual e no Legislativo Federal.

Há quem já provou dessa experiência e quer voltar para uma reeleição, que é o caso do deputado estadual Raimundo Louro e o deputado federal Simplício Araújo, onde o primeiro, por ter sido pego na questão da Ficha Limpa, ainda é dúvida se poderá ser candidato, ou não.  

Deputado Simplício Araújo segue firme e vai vir muito forte para o seu segundo mandato. Até o momento o rapaz tem se mostrado que a política é a sua vocação, discurso que já vi e ouvi por várias vezes proferir por onde passa em suas conversas com o povo, seja pessoalmente, ou na mídia. Detentor de uma boa classificação pela revista Veja de ser um dos melhores deputados federais nessa legislação. Um dos poucos parlamentares que fora escolhido para recepcionar o Papa Francisco quando da visita do Pontífice no Brasil. Bom de oratória. Gogó bem afinado. Estiloso e diga-se de passagem - o cara tem uma boa aparência. Na última eleição teve o meu voto, ficou na reserva, mas no último minuto entrou na partida e virou o jogo. Nada contra ou a favor de ninguém, mas se Simplício não voltar para a Câmara federal, o Maranhão, Pedreiras, Trizidela do Vale e toda região do Mearim vão perder e sentir na pele a falta do que é ter um representante legítimo e que se identifica com a região. Pois, os de fora, só vão aparecer aqui no período da campanha.

Rogério do PT depois de várias eleições para vereador, sem sucesso, tem aprendido muito, amadureceu e agora já não é mais aquele chato petista que queria ser o dono da verdade. Concorreu à presidência do PT Municipal e deu de lavada. Reestruturou o partido a nível de Instituição e colocou as coisas nos eixos. Vem para deputado federal. Eu só não sei se é para valer ou para manter o seu nome em evidência para um futuro breve (2016). Independente de qualquer coisa, se puder chegar, que bom, assim a nossa cidade não vai ficar sem um representante na esfera federal.

Klebinho Branco não é o escritor Paulo Coelho, mas dormiu e sonhou que precisava criar uma grande obra que o colocasse no ponto mais alto da política, da sociedade e da vida diária da cidade e da região. Então, fundou o programa Tribuna 101, esse que já é o maior líder de audiência do Estado do Maranhão, graças a uma equipe de profissionais competentes que temos na comunicação: Sandro Vagner (âncora), Ribinha da FM (repórter de rua), Dahiana Silva (informes e assistência), Klayrton Sousa (o homem dos editorais), Marcos Lima (correspondente),enfim... Klebinho Branco, ex-vereador, ex-vice-prefeito, saiu da última eleição para vereador como um saldo negativo: não conseguiu se reeleger para a Câmara Municipal. Mas o rapaz tem um currículo invejável, coisa que qualquer jovem queria ter: o nosso Pedro Bial Pedreirense nasceu em berço de político. Quando Klebinho Branco nasceu, as primeiras palavras que ele ouvira foram: política, política, política. Filho de Dr. Josélio Carvalho Branco (a maior referência política da cidade) e sobrinho de Dr. Kleber Fernandes Carvalho Branco (vereador, prefeito, deputado e grande liderança política). Quem pensou que o rapaz estava brincando de ser candidato, se enganou. Nos bastidores da família Branco não se fala em outra coisa a não ser a campanha de Klebinho Branco.

Francinete Braga tem se destacado nos últimos cinco anos, em Pedreiras, como uma mulher de luta. Tudo que é de movimentos sociais, ela está à frente dando o seu apoio e abraçando a causa. Ninguém fala porque não tem os cabelos oxigenados, olhos claros, não nasceu em berço de ouro e não está preocupada com mídia, embora estivesse até o dia de homologar a sua candidatura, Diretora da TV Band Pedreiras. Já registrou sua candidatura e vem para pleitear uma vaga no Legislativo Estadual. Uma mulher que bem que poderia ter uma chance para nos representar no Legislativo Estadual. 

Edvan Matos essa semana divulgou nos blogs e nas redes sociais que é candidato. Escudeiro fiel do deputado Raimundo Louro, o homem da confiança. É funcionário público municipal com grande influência nos movimentos da Igreja Católica.

JÁ FICOU...

Marcílio Ximenes, gerente da Mearim Motos de Pedreiras é outro nome que também poderia encabeçar as fileiras para essa concorrência eleitoral e salutar. 

Marcílio Ximenes é hoje na cidade de Pedreiras um empresário de destaque, não só pela sua capacidade, mas também por ser simpático, alegre e atencioso com todos que lhe procuram. Tem realizado grandes eventos sociais, culturais e esportivos na cidade, coisa de dá inveja a muitos gestores da região. Se está no cargo que lhe foi confiado há vários anos, é porque o rapaz tem competência. Um bom nome para a apreciação do povo da região.

Resumo: O regime democrático em que vivemos no Brasil dá direito a qualquer cidadão ser candidato a qualquer cargo político. A não ser que a pessoa contraria a lei por desvio de conduta ou personalidade, todos têm direito perante a Lei.

Não quero colocar lenha na fogueira, mas vou deixar dois questionamentos para encerrar esse texto:

1. Se o deputado Raimundo Louro não conseguir na justiça eleitoral o direito de ser candidato, qual dos quatro filhos ele vai apresentar?

2. E os nossos vereadores, vão apoiar os candidatos da terra, ou vão fechar compromissos com candidatos de fora e dá-los apoio?

Está na hora de provar quem ama Pedreiras e se preocupa com o povo!!!

4 comentários:

  1. boa poeta, eu agora quero ver se os vereador que fazem oposição a totonho vão apoiar klebinho e simplicio já que eles se dizem preocupado com a cidade, pois pela logica eles teria que apoiar

    ResponderExcluir
  2. Acredito no trabalho e na reeleição do deputado federal Simplício Araújo, 7777. Bem como, na renovação da Assembleia Legislativa com Wellington Reis, 77000, Deputado Estadual.

    ResponderExcluir
  3. Esse número é a derrota do Brasil na copa 7+7= (ano copa 14). 7x1, o sete é a derrota do federal Simplicio e o 1 é só um mandado do federal e tchau.

    ResponderExcluir
  4. Esses vereadores de Pedreiras ,estão todos participando do leilão.Quem dá mais para ter o apoio dos vereadores de Pedreiras.Antonio França ,tomou gás,Elcinho e outros Macedaram e quantos aos demais é só fazer um lance maior.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.