CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PEDREIRAS SE REUNIU NESSA QUINTA-FEIRA





   fotos: Manuel Santana 

Por: Joaquim Filho

Aconteceu nessa quinta-feira (17), na Promotoria Pública de Pedreiras, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura do município de Pedreiras, com início às 9h30, e contou com as presenças dos conselheiros: Augusto Cajueiro (presidente da FUP), Samuel Barrêto (também conselheiro estadual), Manuel Santana (segmento música), Joaquim Filho (livros e leitura), Álvaro Pachêco (artes plásticas), Alves (poder público), Solange Ribeiro (poder público), Francisca (poder público), Uclédna Silva (artesanato) e Joel (danças).

Presentes na reunião estavam a promotora Sandra Pontes e o novo promotor recém-chegado à cidade, José Carlos Farias Filho, que responderá pela 2ª promotoria que responde pelo patrimônio cultural. 

Em pauta, tratou-se da estruturação do Conselho Municipal de Cultura, que segundo Dr. Sandra Pontes a entidade precisa se legitimar, se organizar, para poder valer os seus direitos de fiscalizador de tudo que se passa na cultura local. A promotora lamentou que para o Conselho se reunir e debater os seus interesses, não é necessário que a Promotoria esteja cobrando, pois essa não é a função do Ministério Público, e sim, orientar, acompanhar e tomar as providências cabíveis por lei quando necessário.

Em parceria com o novo promotor Luis Carlos, Dra. Sandra Pontes mais uma vez foi bastante importante na orientação, e, juntos, se colocaram à disposição do Conselho no sentido de que o mesmo possa valer a sua função. 

Dr. Luis Carlos Farias foi de suma importância também e se colocou à disposição do Conselho e deu orientações de como fazer para o mesmo se organizar e acompanhar tudo que ocorre com a cultura local politicamente.

CADÊ A PRESTAÇÃO DE CONTA DA FUP DA FESTA JUNINA?

Foram com essas palavras e o seu jeito bem peculiar que nós já conhecemos que a Dra. Sandra Pontes se dirigiu ao presidente da FUP Augusto Cajueiro, uma vez que o Ministério Público tem a informação de um montante de R$. 120.000,00 (cento e vinte mil reais) que entraram nos cofres da Prefeitura de Pedreiras para a realização da festa junina. A promotora quer saber do presidente da FUP quando essa prestação de contas será colocada à disposição da comunidade, pois se trata de uma festa popular realizada com dinheiro público.

Cajueiro se explicou aos presentes e respondendo à pergunta da promotora, que esse dinheiro veio para a cultura, mas não foi depositado na conta da FUP. Que o mesmo veio através do Estado via Gabinete do Prefeito. 

Dr. José Carlos Farias falou que esse não é o procedimento correto. Que no futuro o presidente e o gestor podem se complicar, uma vez que esse dinheiro é destinado exclusivamente para a cultura. Que é inadmissível que o Conselho de Cultura não cumpra a sua função: acompanhar e fiscalizar o dinheiro que é da própria classe – os artistas. 

Em detrimento dessas questões, mais uma vez foi discutido o velho assunto de sempre: a cultura tem dinheiro para as bandas que vem de fora e não tem apoio para os artistas locais que precisam divulgar a sua arte como: livros, cd, exposição de telas e artesanatos, danças, teatro etc, que segundo o Ministério Público são as verdadeiras manifestações de cultura de um povo.

Foi uma reunião bastante proveitosa, que serviu para o Conselho Municipal de Cultura assumir o seu papel de verdade e, a FUP, na pessoa do seu presidente ficar mais atento e colocar o bigode de molho. 
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.