SÃO LUIZ GONZAGA: SERÁ QUE VÃO ESQUECER A MA-247 NOVAMENTE?


Pedreiras, desde 1889 foi desmembrada administrativamente  do município de São Luiz Gonzaga pela Lei provincial nº 1453, de 04-03-1889. No entanto, estamos ligados umbilicalmente à pacata São Luiz Gonzaga, cidade típica maranhense, que parece estar parada no tempo.

São Luiz Gonzaga, que não é tão novinha, teve os portugueses como primeiros povoadores do território daquele município. Localizada à margem direita do rio Mearim, os portugueses formaram pequenos núcleos de lavoura, dando início a uma povoação que, a princípio, denominou-se "Paios" e depois "Vila Velha". Com a chegada de novos portugueses e africanos, transformou-se o local devassado em centro de povoamento, onde exploradores se fixaram, edificaram moradias e fizeram plantações. Por lei provincial nº 196, de 29 de agosto de 1844, foi criada a freguesia de São Luís de Gonzaga, depois elevada à categoria de vila pela lei nº 349, de 12 de junho de 1854 e transferida para o local "Machado" pela lei provincial nº 485, de 21 de junho de 1854. Este território sofreu sucessivas modificações que deram lugar à criação dos município e Pedreiras e Bacabal. Pelo decreto-lei nº 820, de 30 de dezembro de 1943, que fixou a nova divisão administrativa e judiciária, teve o seu nome mudado para Ipixuma.

Como podemos observar, São Luiz Gonzaga tem história. Uma cidade que foi tão importante para o desenvolvimento da região do Médio-Mearim, não pode ficar sem uma estrada decente. Muitas pessoas que circulam por aquela rota, vêm reclamando das condições de trafegabilidade na MA-247. A estrada já foi motivo de Ação Civil Pública contra o governo do Estado do Maranhão. A Promotoria de Justiça da Comarca de São Luís Gonzaga ajuizou Ação exigindo a recuperação da rodovia.

A rodovia MA-247 é a principal via de acesso ao município de São Luís Gonzaga. Atualmente, a estrada encontra-se em precárias condições de acesso, ante a buraqueira que a tornou intransitável, indicativo do descaso da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado do Maranhão, na realização e obras para sua manutenção.

A má conservação da MA-247, ocasiona o atraso no transporte de alunos para escolas, gera elevados custos de manutenção de veículos, dificulta o escoamento da produção rural e ultimamente tem favorecido ao risco de assaltos. 

3 comentários:

  1. A mudança só depende de nós... fora Sarney

    ResponderExcluir
  2. Cadê o Deputado Raimundo Lero, lero, lero. que disse que ja tinha pedido a governadora o asfaldo e que já estava tudo acertado.
    Ai mente esse raimundo lero. KD, kd, kd,kd o asfalto

    ResponderExcluir
  3. Essa pobre cidade sofre nas mãos de prefeitos incompetentes e desonestos, que so procuram o governo do estado para defender os interesses deles próprios, de suas famílias e apaniguados, esquecendo o povo que os elegeram. Uma lastima.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.