PEDREIRAS CAPITAL DA FÉ! PADRE JOSÉ GERALDO IMPLANTA TURISMO RELIGIOSO COM O SURGIMENTO DO SANTUÁRIO

Igreja de São Benedito - Santuário (Foto: Jorge Cavalcante)

As comunidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Região do Médio-Mearim têm observado atentamente, e mais de perto, o crescimento e o desenvolvimento de setores de nossa cidade. Os comércios atacadistas e varejistas muito se sobressaem ao oferecerem produtos diversificados e com boas oportunidades de negócios. Nossa cidade cresce e se destaca principalmente no que se refere ao setor prestador serviços ou que vende serviços: saúde, construção civil, eletromecânica, hotelaria e trabalho informal fazem com que Pedreiras cada vez mais se torne líder e desempenhe papel fundamental no crescimento da região. Os setores agropecuário e industrial, mesmo que limitadamente, colocam Pedreiras em uma posição de destaque em relação ao Maranhão. 

Nossa cidade, historicamente, sempre teve a sorte de estar em evidência comercial, econômica, cultural e religiosa. A princesa do Mearim ao longo do tempo gerou e adotou homens e mulheres inspirados. Sempre tivemos junto à comunidade, pessoas, visionárias, empreendedoras, à frente do seu tempo e sempre tocadas por Deus. Pessoas estas, que simbolicamente, podem ser facilmente visualizadas em ruas, avenidas, prédios públicos, escolas, praças, e em muitos logradouros públicos, pois, mesmo que fora desta vida, lá estarão presentes, imortalizados, verdadeiros bastiões de nossa terra.

Padre José Geraldo Teófilo
Mais recentemente, dentre os filhos que esta terra adotou, destaco a labuta do Reverendíssimo Padre José Geraldo Teófilo, Pároco e Reitor da Igreja e Santuário de São Benedito em Pedreiras, que a frente da comunidade católica está desenvolvendo um excepcional trabalho de evangelização, promoção da dignidade humana, ampliação, construção e reconstrução material e imaterial da Fé católica. Seu extenso trabalho em pouco mais de 3 anos de sacerdócio, sistematicamente, vem sacudindo os pilares da Igreja – que graças a Deus não são rachados - e provocando o aguçamento da Fé adormecida dos irmãos Cristãos. 

Dentre muitos feitos do Padre. Zé é importante chamar a atenção da comunidade para o Santuário de São Benedito, não só para o que ele represente espiritualmente na Fé católica e para a cultura pedreirense e trizidelense, mas também, pela nova perspectiva que o Santuário nos traz elevando nossa cidade e nos colocando em maior evidência, não só na região, mas, no mundo. Toda nação católica terá ciência que aqui, há um local de peregrinação e Fé. 

Pedreiras e o Santuário de São Benedito entram na rota do turismo religioso. Este segmento do turismo cultural gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades do turista, gerando renda e empregos, numa modalidade que só perde para o turismo de praias.

Segundo o Ministério do Turismo: “fazem parte também dessa modalidade de turismo espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema e exposições” 

Igreja Matriz de São Benedito
(Foto: Quim Buckland)
O que motiva os turistas de cunho religioso é, principalmente, a necessidade de estar em locais onde a fé apresenta mais intensidade. Existem diferentes tipos de viagem com motivos religiosos, como a Romaria, na qual os romeiros vão aos destinos sagrados apenas para conhecer a religião e o local, a Peregrinação que consiste em cumprir promessas ou votos de divindade, e as viagens de Penitência ou de Reparação, onde o viajante busca se redimir de culpas ou pecados.

No Brasil temos o exemplo de Aparecida, em São Paulo, que é o local que mais se destaca no turismo religioso brasileiro. Nascida de um milagre em 1717, a cidade vive do comércio movimentado pela visita de pessoas de todas as partes do país, que se dirigem à cidade para agradecer ou pedir graças à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Pedreiras tem andado rápido e crescido de forma fenomenal, agora, precisamos evoluir também humanamente e sanar nossos males, para que possamos realmente transformar nossa terra em um grande campo de Fé e acolher da melhor forma possível aqueles que buscam Deus na mais nova Capital da Fé – A Princesa Abençoada do Mearim, Pedreiras.

Congresso Eucarístico de 1950 (Aquivo Igreja)

Missa de encerramento, Adeus a São Benedito (foto: Pedras Verdes

Capela (Foto: Beth Costa)
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.