Chico da TV - O que mudou de ontem para hoje?

Antes era tudo diferente, a tradição era outra, hoje os costumes mudaram. O que está acontecendo?

Lembro muito bem, num passado não muito distante, todo ano contávamos os dias e as horas para viajar ao interior quando estava na semana caçadeira, que é a semana que antecede a semana santa. Meus pais já preparavam a feira. E como dizia meu avô: "os dias grandes se aproximavam."

Eis que chegava a hora, a semana santa! Ali ninguém trabalhava mais, chegava o momento de jejum e oração, momento de reflexão na casa de minha avó, era preparado o banquete, tortas, frutas e tantas outras delicias do interior.

Da Quarta-feira Santa, até meia noite de Sexta, era o momento de alforria da molecada, todos ali sabiam que ninguém apanhava durante aqueles dias, ninguém tomava banho, não se podia ouvir música, até aqueles que gostavam de uma bebidinha, durante os dias grandes, tinham que abdicar do vicio.

Era tradição da vizinhança trocar o jejum, ou seja, o que tinha na minha casa eu doava parte para o meu vizinho, e ele fazia a mesma coisa, Na Quinta-Feira Santa, não se pegava mais em dinheiro, o clima de paz pairava nesses dias.

Hoje fico muito triste com o que vejo durante toda a semana. O que vamos deixar de tradição para nosso filhos e netos? será se o modernismo vai acabar com o que os nosso antepassados achavam tão sagrado? ou será se a nossa fé diminuiu tanto ao ponto de esquecermos o que somos e de onde viemos?

São tantas as perguntas sem respostas que ficamos a nos perguntar se nós eramos caretas? ou a humanidade esta tão perdida quem nem sabe o verdadeiro sentido do cristianismo? fico triste ao olhar pessoas comprando e vendendo em plena Sexta-Feira Santa, outros bebendo ao ponto de perder a noção do tempo.

O momento é de reflexão. Busque a Igreja mais próxima de sua casa, procure encontrar Deus, ele é a única solução para os seus problemas, não importa a sua religião, mais se não tiver uma, é momento de buscá-la porque o Reino dos Céus esta próximo.

Veja o que você vai ensinar para seus filhos, seus netos, ensine o caminho da casa do pai, aquele que leva os filhos para Igreja hoje, não o buscará amanhã na delegacia. Esse dito popular não é meu, mais é a mais pura verdade, busque Deus e verás que nem tudo esta perdido!

Francisco Rodrigues Morais Filho
Acólito do Santuário de São Benedito, Pedagogo e Bacharel em Teologia
e-mail: chicodatv@yahoo.com.br

1 comentários:

  1. certamente os valores que nossos avós tanto primavam vem aos poucos escapando do nosso dia dia como se fosse grãos de areias nas mãos em plena ventania. mas eu como vc e muitos outros que ainda vivem sob essa dogmática. são mais felizes pq conseguimos filtrar e absorver as coisas boas da vida. que sem Deus, de nada vale

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.