PADRE ZÉ GERALDO FALA SOBRE A REALIZAÇÃO DO CARNAVAL NO ANFITEATRO D. JACINTO BRITO

Anfiteatro Dom Jacinto Brito, Pedreiras, MA.

O Carnaval é uma das festas mais populares e tradicionais do país. Os dias de folia misturam cultura, diversão, descanso e por que não, espiritualidade. São muitas as formas de curtir os dias carnavalescos. O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 antes de Cristo que passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 depois de Cristo. 

O carnaval nem sempre foi assim, como conhecemos hoje. Hoje em dia existem duas posturas em relação ao carnaval, os que absolutizam a festa como a única festa, e que pensam que nesta época vale tudo e existem os que se colocam contra o carnaval e que até demonizam a festa como impura e simplesmente do mal. Diante de pontos tão diferentes é preciso separar as duas coisas e perceber que a própria origem do carnaval é cristã, e que o objetivo principal é a despedida da carne para entrar num tempo de abstinência quaresmal. Os três dias antes da quarta feira de cinzas, eram de comer bastante carne, pois ficariam quarenta dias em abstinência. 

Além do aspecto religioso o carnaval se constitui em manifestações artístico-culturais, onde a criatividade é colocada em prática nas canções, fantasias e na alegria dos que participam de forma saudável. 

A doutrina católica não é contra manifestações de júbilo, canto, dança. São práticas totalmente compatíveis com o evangelho. O problema é quando coisas moralmente neutras, como a arte: o canto, a música, a dança, são desvirtuados e transformados em práticas libertinas. 

Queridos Paroquianos, Pe. Valdenício e eu temos recebido muitas visitas de paroquianos falando sobre o Carnaval 2013. Alguns achando que a Paróquia não deve ceder o espaço chamado Anfiteatro para tal evento a Prefeitura Municipal. Entendemos e respeitamos, porque para nós padres, além de estimarmos nossas ovelhas, às respeitamos, principalmente acolhendo suas indagações e sugestões, bem como suas críticas. É dever dos pastores respeitar as diferenças e nortearem-se pela Palavra de Deus, pela Tradição e o Magistério da Igreja. 

O Padre Valdenício pároco desta Igreja Pedreirense precisou viajar a São Paulo para tratar de assuntos referentes à Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion. Antes de viajar recebeu um ofício do Prefeito Eleito Sr. Totonho Chicote, pedindo-lhe apoio para que acontecesse no anfiteatro D. Jacinto Brito de forma provisória o Carnaval 2013, por ser início da sua gestão enquanto a Secretaria de Cultura viabilizaria um local definitivo nos próximos anos. O Padre Valdenício e eu, após termos consultado o Conselho desta paróquia, achamos por bem deferir favoravelmente o pedido pelas razões fáticas a seguir: 

a) Um Anfiteatro, entre outras denominações é considerado um local de espetáculos e como tal cedido para realização de mais um evento de nossa comunidade. O Carnaval.

b) Um dos membros de nossa sociedade, o Sr. Totonho Chicote, prefeito eleito de nossa cidade pela maioria dos católicos, nos procurou e nos reiterou de uma votação que foi feita nas redes sociais, pela própria população a escolha do Anfiteatro D. Jacinto Brito para realização do evento. E não visando a política partidária a qual o Prefeito eleito faz parte, o Pároco e eu, após consulta ao Conselho fomos solidários na condição de pastores preocupados com o povo.

c) Temos a plena convicção que a Cidadania é uma conquista democrática. A locação do Anfiteatro, além de fomentar um espaço de paz para nossos jovens e seus familiares que brincarão em segurança, propiciará geração de renda aos pequenos comerciantes, além de reverter um benefício para própria estrutura que no momento a paróquia não teria condições de melhorar para bem servir aos Pedreirenses.

d) Acreditamos que servir em todos os aspectos está no coração da filosofia cristã. Peço aos filhos queridos de Pedreiras, em relação a este evento, não machuquem seus pastores por esta atitude nossa intenção não tem ideologia política partidária, pensemos em uma cidade que o trânsito está tão violento, a droga está de vento em polpa, ninguém está seguro nas ruas, faz-se urgentemente necessário primarmos pela segurança. Ai vem por que não ceder? Já o fizemos em tantas oportunidades, até circo de fora apresentou seu espetáculo no local. Não podemos fechar as portas a Prefeitura, porque precisamos que ela também nos ajude durante esses quatro anos. A parceria é um ditame do século XXI.

e) Saibam queridos pedreirenses, que a renovação Carismática faz todos os anos o carnaval com Cristo chamado Rebanhão, nós vamos fazer no anfiteatro como forma de Evangelização e alegria da comunidade.

f) Diante da locação do Anfiteatro, pedimos que o pavimentasse para que este benefício fique para nossa paróquia, além da iluminação e da canalização dos esgotos.

g) Todos sabem que a segurança deve ser multiplicada, além dos banheiros ecológicos e outros procedimentos da infraestrutura.

h) O padre Valdenício e eu ficamos muito tristes com comentários desrespeitosos, pois todos sabem da luta que enfrentamos para atender nossos paroquianos, sabem que não medimos esforços para dar assistência espiritual tanto em missa como nos sacramentos, além das visitas e os eventos sociais para com os nossos pobres.

i) Na Igreja reside a estabilidade da comunidade como um todo, com seus processos éticos que agregam os paroquianos em busca da harmonia e da Paz.

j) Por último, esperamos que o Senhor prefeito Totonho Chicote e seus secretários sejam solícitos às nossas reivindicações, como foi o nosso Prefeito Lenoílson Passos que tanto contribuiu para o nosso Anfiteatro. Este último parágrafo nos dar a convicção de mostrar que somos Igreja que não partidariza, mas que caminha precisando de todos, para a felicidade de todos.

k) A Você caro leitor, ajude-nos a semear a Paz! Não queremos unicidade e nem alienar ninguém. Pedreiras Merece ser feliz!

l) Na oportunidade peço a todas as pastorais e movimentos, vocês podem ajudar nessa importante reflexão, defendam sua Igreja. Ao mesmo tempo, peço-lhes desculpas se não soube me expressar, mas conto com a sua compreensão. Neste momento em que se aproximam as Festas do Natal e Ano Novo. Padre Valdenício e eu, desejamos-lhes votos de um abençoado Natal e um Ano Novo cheio de realizações! 

Na Paz do Senhor Jesus, 

Pe. José Geraldo Teófilo da Silva. 
(Vigário Paroquial)

10 comentários:

  1. Bom dia, ao Pedras Verdes.
    Passei por aqui lendo, este blogue, Admirável. Eu também tenho um blogue, muito simples por sinal. Eu vim lhe convidar a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos, por eles, por que eu já estou lhe seguindo.
    Deixo aqui o meu sentimento de amizade, aliado a um abraço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Estou com você Pe.José Geraldo, seus argumentos me foram bastante convincentes, realmente á muitos benefícios não só para a Paróquia, mas como para os brincantes de Pedreiras na realização do Carnaval em um local agradável que pode proporcionar segurança àqueles que vão as festas carnavalescas para brincar.

    ResponderExcluir
  3. Ja sinto ate o cheiro dos adultos e crianças bebadas, do lolo e das drogas rolando solta, da sensualidades do abadas cortados, das letras construtivas, aquele espirito de santidade e viva sao Benedito no espaço dom Jacinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio esse puritanismo exacerbado, geralmente essas pessoas que tentam passar uma santidade que NÃO TEM, são os piores tipos de pessoas. Lembre-se Jesus preferiu sempre os pecadores aos Fariseus que se achavam santos. Quem sabe nesse Carnaval teremos uma ótima oportunidade de Evangelizar?


      Ass: Paroquiano.

      Excluir
    2. E VIVA O CARNAVAL!!!! Mas o que importa no momento é a INFRAESTRUTURA, do ANFITEATRO e da REDONDEZA... O uso de bebidas por menores, drogas, prostituição é CULTURA, né??? Mas é uma faca de dois gumes, PROGRESSO/MAZELAS. Desejo que realmente, traga beneficio para a cidade tal evento, afinal é apenas no CARNAVAL e Festejo DE S.Benedito que Pedreiras, atrai turistas.Agora fala sério? Camarote Ponto X, o que eles vão oferecer? as refeições p bandas e cia? Ah sei, ajudaram a eleger o prefeito. Esse FAVORITISMO É QUE ACABA COM O MARANHÃO.

      Excluir
    3. Tem muita babaquice, ô anônimo se o ponto x pode comprar o camarote e vc não cale a boca!!! ora essa os camarotes compra quem pode e pronto

      Excluir
  4. Grande José Maria Souza Costa, um abraço, amigo!
    Faça contato, será um prazer em atendê-lo.

    Joaquim Filho
    (99) 8110.3668
    jofefipoesia@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu acho que a igreja,não deveria ser conivente com o uso de drogas,sexo,prostituição,brigas,traições etc...
    Porque é isso que rola no carnaval,visar um beneficio que vai pavimentar e iluminar um local que no meu modo de ver já era pra ter sido pavimentado e iluminado se fosse bem administrado.não concordo com esse visão dos padres de pedreiras.acho que os princípios bíblicos devem ser levedo em consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao acho que aja conivencia com nada do que voce citou , a maldade muitas vezes esta nos olhos de quem ve. ou voce´chamaria Jesus de conivente com a prostituiçao ou com a corrupçao por ter sentado a mesa com as prostitutas e cobradores de impostos?

      Excluir
  6. nos olhos de quem vê não,de quem faz,e outra jesus sentou com prostitutas e com cobradores de impostos,pra evangelizar,pregar as boas novas,ate porque ele veio para salvar os perdidos e não os salvos.agora me diz uma coisa sera se o padre vai ter um tempo durante o carnaval pra pregar a palavra de deus,pra evangelizar???

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.