O VALOR DAS PEQUENAS COISAS



Por: Joaquim Filho

A capacidade e a perspicácia de poder enxergar no próximo, por mais que esse seja pobre-humilde, qualidades e valores e, reconhecê-los a ponto de tornar público à verdadeira importância que essa pessoa tem, é tarefa rara em grandes empresários que estão por aí, correndo atrás do dinheiro, preocupados somente com o poder, os negócios que envolvem grandes transações e da fama, sem ter tempo para observar o mundo ao seu redor.

Referências tristes e vergonhosas como estas aqui citadas, não é o caso e nem condiz com a personalidade do jovem empresário José Geraldo Mota Lima, conhecido simplesmente por Neto e, agora, de uns tempos para cá, por Neto da SP.
Desde quando esse Blog fora fundado na cidade de Pedreiras, a premissa era de ter como função e compromisso sério e responsável, a informação dos acontecimentos locais em todas as suas nuances.

Certo que a notícia para se tornar pública, é preciso que os meios de comunicação que a divulgam, precisam “correr” atrás, buscar os fatos, os acontecimentos, enfim...
Mas nem sempre as informações que publicamos nesse periódico virtual, é fruto da nossa busca investigativa; algumas delas nos vêm e caem em nossas mãos como uma luva.

E, assim, aconteceu com essa informação que ora estamos passando agora, aos nossos internautas, que veio de forma natural e, que se faz necessário a nossa publicação. De ante mão, reconhecemos que o único erro é que estamos tornando-a pública, sem a permissão do empresário em voga.

No dia da inauguração do Residencial Lolita, construído pela SP Construtora, no Bairro do Mutirão, aqui na cidade de Pedreiras, cujo proprietário e construtor é o Neto da SP, eis que durante o evento de inauguração, um simples e humilde cidadão, desconhecido por muitos da sociedade, ousou recitar um poema, que naquela oportunidade dissera ter sido feito por ele para homenagear a pessoa de Lolita (esposa de Neto da SP, falecida num trágico acidente automobilístico) e, assim, o fez:

UM ANJO BOM ME GUIA

(Poema para Lolita)

Quando as plantas brotam as flores
Com certeza nascem rosas bonitas
Também nasceu o Neto da SP
Desatando os laços de fita
Assim cresce o residencial mais lindo
Com o nome de LOLITA.

Parabéns, LOLITA!
Tu és vida e moradia
Teu amor só faz crescer
É de paz e harmonia
Quem morar neste residencial
Terá muito amor e alegria.

LOLITA hoje é estrela
Que brilha nossa cidade
Assim clareia noite e dia
Dando vidas à sociedade.
Parabéns, Neto da SP!
Teu trabalho tem qualidade.

Com este poema, aqui, transcrito na íntegra e recitado pelo autor que se chama INÁCIO AMÂNCIO, ele num toque de mágica saiu da condição de anônimo e de figura humana invisível - pois na sociedade nós temos a péssima mania de enxergar somente os que ostentam dinheiro e status social de destaque – sendo aplaudido por todos os presentes, a ponto de incitar em Neto da SP e nos familiares de Lolita, uma grande emoção que levara todos às lágrimas.

Passado alguns dias, Neto da SP mandou chamar o senhor Inácio Amâncio, o homem que havia lhe comovido com esse belo poema e feito com que lágrimas corressem dos seus olhos de tanta emoção e, descobriu que o mesmo, em sua humildade de quem vivia esquecido e à margem da sociedade, não queria nada mais do que ver um trabalho seu publicado por uma gráfica, para que chegasse ao conhecimento das pessoas: os frutos da sua imaginação de poeta.

E, assim, Neto da SP fez: pegou o trabalho de Inácio Amâncio e mandou-o para uma gráfica e publicou uma tiragem de 500 (quinhentos) exemplares de um livreto intitulado “FRAGMENTOS DE CORDEL”, com a participação especial do poema para Lolita, “UM ANJO BOM ME GUIA”, que tão logo, muito em breve será lançado para toda a sociedade pedreirense.

Nessa manhã de quarta-feira, a nossa reportagem ao saber dessa história, foi até a residência de Inácio Amâncio, na Rua 9, do Bairro do Mutirão, para saber quem é esse homem; e, descobrimos o que iremos narrar agora:

SOBRE O AUTOR

INÁCIO AMÂNCIO DA SILVA nasceu no dia 1º de fevereiro de 1957, no Povoado Olho D’água dos Evangelistas, pertencente ao município de Pedreiras.

Filho do casal: João Amâncio da Silva e Marciana Maria da Conceição. Estudou até o 3º ano primário, no próprio Povoado onde nascera.

Em 11 de setembro de 1976, veio para Pedreiras tentar a vida; e, aqui conseguiu o emprego de sacristão da Igreja de São Benedito, na época que o Arcebispo Dom Jacinto Brito ainda era o pároco da Paróquia de São Benedito.

Além de sacristão, Inácio Amâncio trabalhou como lavrador, sendo essa a sua profissão e, também trabalhou de servente de pedreiro.

Casado com a senhora Marines Avelino Carvalho Silva há mais de 22 anos, com quem tem os filhos Romildo Carvalho Silva e Rosiane Carvalho Silva.

Devido a uma grave doença que tivera tempos atrás, Inácio Amâncio hoje está aposentado por invalidez, e, sobrevive de uma aposentadoria que mal dá para se sustentar.

Atualmente está morando na Rua 9, do Bairro do Mutirão, onde goza de um bom relacionamento e respeito dos seus vizinhos e amigos.

Inácio Amâncio, embora não tenha dado sequência aos seus estudos, afirmou que sempre gostou de escrever, e que esse hábito não é de hoje, pois sente que a poesia está em suas veias.

Depois de ter participado da inauguração do Residencial Lolita, de ter tido a oportunidade de ser visto e ter uma atenção especial do empresário Neto da SP, esposo de Lolita e, ter recitado um poema em homenagem à mesma, pela sua passagem, a vida de Inácio Amâncio não fora mais a mesma, pois Neto tanto se emocionou com o poema, como passou a olhar para esse poeta anônimo com outros olhos.

Num gesto de gratidão e agradecimento, o empresário Neto da SP resolveu publicar esse simples livro, para homenagear e agradecer este humilde poeta, que doravante terá seus trabalhos reconhecidos por todos.

FRAGMENTOS DE CORDEL

Autor: Inácio Amâncio da Silva
Gênero: Literatura de Cordel
Impressão: Gráfica e Editora Mearim, 500 exemplares
Edição: Cleilson dos Santos Santana (Neném)
Produção Executiva: JF. Produções e Blog Pedras Verdes

APOIO CULTURAL:
Grupo SP
SP Veículos
SP Pneus
SP Construtora
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.