JOÃO DO VALE: 16 ANOS DE SUA MORTE. MUITA GENTE, AINDA, DESCONHECE


Pedreiras, denominada pelos poetas, artistas e saudosistas como a “Princesa do Mearim”, que no passado foi uma das maiores produtoras de arroz do Brasil, cidade cujo povo é bastante religioso, ordeiro e hospitaleiro, que tem como santo padroeiro, São Benedito. Terra de poetas mil, no dia 11 de outubro de 1933 viu nascer no povoado Lago da Onça, distante a seis quilômetros da cidade de Pedreiras, o seu filho mais ilustre, João Batista Vale, que depois veio a se consagrar e ficar eternizado na memória do povo, simplesmente como João do Vale.

O Brasil viu teus compositores,
E cantou com o humilde João,
Que lançou, deste Vale pro mundo
Mais respeito pelo Maranhão. (LOBATO apud  KRAUSE, 2010).

Segundo o poeta e historiador pedreirense Filemon Krause, o povoado Lago da Onça é o local exato do nascimento de João do Vale, e está fixado em férteis terras da Saudade, onde se localizavam as extintas fazendas de escravos de propriedade do Coronel Raymundo Ferreira Vale e do Alferes Ricardo Ferreira Vale. (KRAUSE, 2008, p.9).
João do Vale é o quinto filho do casal de camponeses Cirilo e Leovegilda. Sempre viveram com dificuldades, realizando trabalhos duros, braçais e na arte da colheita dos produtos que cultivavam na roça, de costumes, em terrenos alheios. Foi uma época muito difícil para o casal e toda a sua família.
Viviam de favores nas fazendas de coronéis. Ninguém se importava com eles ou falava a seu favor. Cabia-lhes somente a única responsabilidade de criar e educar os cinco filhos – Aurélio, Antonio, Cleide, Miguel e João. Nesse período, um déspota representava o sistema coronelista a serviço do Governo que, com mão-de-ferro existia para reprimir, manipular e escravizar o homem do campo. Sobre coronelismo, o historiador João Paulo Mestieri escreveu:

O coronelismo é a manifestação do poder privado - dos senhores de terra - que coexiste com um regime político de extensa base representativa. Refere-se basicamente a estrutura agrária que fornecia as bases de sustentação do poder privado no interior do Brasil, um país essencialmente agrícola. Definido como um compromisso, uma troca de proveitos entre o Poder Público, progressivamente fortalecido, e a decadente influencia social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. A força dos coronéis provinha dos serviços que prestavam ao chefe do Executivo, para preparar seu sucessor nas eleições, e aos membros do Legislativo, fornecendo-lhes votos e assim ensejando sua permanecia em novos pleitos, o que tornava fictícia a representação popular, em virtude do voto "manipulado”. Esses grandes fazendeiros eram chamados de coronéis e seu sistema de dominação, o coronelismo, cujo papel principal cabia aos coronéis. Os coronéis acabaram assumindo um grande poder. O coronel era, sobretudo, uma figura local, exercendo influencia nas cidades menores, mais afastadas e suas imediações. (MESTIERI, 2009).

O casal Cirilo e Leovegilda, na esperança de encontrar dias melhores na vida, para si e seus filhos, resolve abandonar a vida do interior e se mudar para Pedreiras, e ao chegar à cidade vai morar na Rua da Golada, situada à margem direita do Rio Mearim, com vista para a Tresidela que nessa época ainda era um bairro de Pedreiras.
Enquanto isso, o menino João crescia livre, solto, correndo, brincando e dando os seus mergulhos com o seu corpo franzino nas águas barrentas do Rio Mearim. Muito cedo, ainda menino, João começou a perceber que a vida não era tão fácil assim: carregava água do rio para o consumo e as necessidades de higiene da família, pois naquela época ainda não existia uma política de sistema de abastecimento de água para os pedreirenses.
Contam os mais antigos, em rodas de conversas, que João do Vale quando menino tinha as pernas cambotas, e por isso recebeu o apelido de “Pé de Xote”; também era gago. Por um bom período, o menino João foi morar com uma senhora, amiga de sua mãe Leovegilda, de nome Maria da Conceição Pereira, após o falecimento desta, a família o recebeu de volta. A história narra que o contato de João do Vale com a escola não foi muito feliz para o pobre e negro menino.
Quando estava cursando o terceiro ano primário em uma das Unidades de Ensino de Pedreiras, foi obrigado por atitudes racistas a dar a sua vaga para um filho de um coletor que tinha acabado de chegar à cidade de Pedreiras.            A história de João do Vale tem o seu percurso mudado no instante em que acontece esse maldito e maléfico acontecimento vergonhoso, o de ser tirado à força de sala de aula, sem respeito ao ser humano e sem nenhuma justificativa, uma criança carente e indefesa, pelo simples direito de estudar.
Compara-se tal tragédia com a mesma truculência e maldade que os políticos de Pedreiras, anos atrás, cometeram ao mudarem por conta própria o percurso do Rio Mearim. Se ao rio, esses senhores “poderosos” causaram um crime ambiental a ponto de calejarem em parte a nossa fonte de vida, em João do Vale, as consequências foram maiores: moral e psicológica que o traumatizaram até o seu último dia de vida.
A Constituição Federal de 1934 que foi promulgada um ano depois do nascimento de João do Vale, no capítulo I que fala dos direitos e deveres individuais e coletivos já rezava que todos deveriam ser tratados de forma igual, pois ninguém deveria receber tratamento diferenciado, ter privilégios ou sofrer perseguição devido a sua classe social, conforme se transcreve a seguir: “Todos são iguais perante a Lei. Não haverá privilégios, nem distinções, por motivo de nascimento, sexo, raça, profissões próprias ou dos pais, classe social, riqueza, crenças religiosas ou idéias políticas.” (BRASIL, 2007, p. 15).
Sobre esse acontecimento, o próprio João dá o seu depoimento de desabafo, que se encontra no livro “Pisa na fulô, mas não maltrata o carcará”, de autoria de Márcio Paschoal:

Na época em que eu cursava o primário, foi nomeado um coletor novo para Pedreiras. Ele levou um filho em idade escolar. Na escola tinha uns trezentos meninos alunos, mas escolheram logo eu para dar lugar ao filho do homem. E eu senti, é claro! Resolvi nunca mais ir estudar. Não tinha porquê. Então, de manhã, eu pegava o meu saco de merenda e enchia de pedras, ia para cima do muro do colégio e na hora do recreio mandava pedra em todo mundo, por estar com inveja, por não concordar com aquela injustiça. Tinha dia que botavam um inspetor lá, mas eu dava a volta e na hora do recreio mandava pedra. Daí, todo mundo comentava: ‘Esse menino não dá pra nada na vida.’ Hoje eles botam rua com meu nome, me homenageiam, só para desmanchar o que fizeram... Mas nem Deus querendo eu esqueço. (VALE apud PASCHOAL, 2000, p. 20-21).

João tinha um irmão de nome Aurélio que já vivia bastante tempo em São Luís, era o mais velho da família, e na época era terceiro sargento da polícia militar. Aurélio resolveu então levar para a Capital seus pais e seus irmãos, e lá vai João do Vale morar em São Luís onde foi vendedor de frutas na feira da Praia Grande, sem esquecer-se de relatar a experiência anterior que o mesmo já tinha como vendedor de pirulito, arroz doce e mugunzá na cidade de Pedreiras. O talento e o gosto pela música já haviam se manifestado no menino, influência que tivera, ouvindo o pai cantar cantigas religiosas e africanas quando estavam na roça cuidando do plantio. Quando percebeu que tinha queda para a música, o menino largou tudo e resolveu fugir de casa e se lançar no mundo em busca do seu sonho; e foi com a ajuda de uma companhia de circo que fugiu de São Luís para Teresina. Em Teresina foi ser ajudante de caminhão, rodando para Fortaleza, conforme se lê no livro de Marcio Paschoal: “Aí, de Fortaleza, eu escrevi uma carta para meu pai. Perdão, pai, por ter fugido de casa. Não tinha outro jeito, pai. Pedreiras não dá pra gente viver feliz. Não quero mais ficar vendendo banana, vendendo pirulito em São Luís. (VALE apud PASCHOAL, 2000, p. 23).
Depois de Fortaleza, o seu próximo passo foi Salvador onde foi ser ajudante de pedreiro por uma temporada. Dizia que seu avô certa vez leu a sua mão e lhe disse que um dia iria ser muito rico, e acreditando nesse sonho utópico rumou para Minas Gerais; foi ser garimpeiro na cidade de Teófilo Otoni onde só teve desilusão de encontrar ouro ou diamante. “O que eu encontrei foi só formigueiro”, (VALE apud SILVA, 1980).
Planeja sair do garimpo, mas teria que sair escondido para não passar a ideia aos companheiros que pudesse estar levando dinheiro e ser morto por bandidos, pois é só o que ocorre em garimpo. Então, pensa numa estratégia genial: sair do garimpo escondido na boléia de um caminhão rumo ao Rio de Janeiro. Em dezembro de 1950 realiza o seu sonho: pisa pela primeira vez no Rio de Janeiro e consegue emprego de ajudante de pedreiro, onde trabalha e dorme no canteiro de obras. Mas é nas andanças noturnas, nas farras de bares, botecos, casas de show, espetáculos e rádios que João do Vale começa a fazer contato com os artistas de nome daquela época e aproveita para mostrar as suas letras.
Numa dessas andanças noturnas encontra Tom Jobim, com quem toma porres e depois se torna amigo. Segundo Paschoal (2000), Tom Jobim declarou em entrevista que “João do vale foi um dos compositores mais fortes e autênticos que nós já tivemos”. Nesse tempo não havia praticamente a televisão. Só existia o rádio como o maior meio de comunicação de massa. Ter uma música tocada num programa de rádio naquela época era a consagração para qualquer compositor. E era justamente isso que João do Vale queria. Nada mais.
Quando a sua primeira música foi gravada e reconhecida como composição de qualidade, João do Vale passa a receber direitos autorais, e com isso, começa a demarcar o seu espaço no mundo da música. Aos poucos vai conhecendo grandes figurões da MPB (destaque para Luiz Vieira, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, Elba Ramalho e outros), fazendo parte do dia-a-dia e da vida desses artistas.

Camarada João, poeta e cantador, mestre da simplicidade e pureza, alma generosa que hoje voa em sagrados planos astrais, livre na imensidão. Um dos maiores compositores nordestinos de todos os tempos. Um amigo querido e cúmplice desde todo o tempo que nasci na música popular. A bênção.” (RAMALHO apud PASCHOAL, 2000, p. 219).                                  

Também teve uma experiência no cinema, atuando como figurante, assistente de direção e até compondo músicas para diversos filmes. No ano de 1959, João do Vale se casa com Dona Domingas Rodrigues, uma mulher bonita, viúva e que tinha três filhos: Raimundo Nonato Rodrigues Chagas, Fernando Castelo Rodrigues Chagas e Iara Alexandrina Rodrigues Chagas. Além desses três filhos, Dona Domingas Rodrigues ainda teve com João do Vale mais quatro: Paulo Roberto Riva Rodrigues do Vale, Luiz Neiva Rodrigues do Vale, Lúcia Cleide Rodrigues do Vale e João Aurélio Rodrigues do Vale.
João do Vale teve uma vida marcada de sofrimento e glória. Quando menino, ainda na cidade de Pedreiras, sofreu e sentiu na pele o peso da discriminação por ser negro e pobre; na fama e na glória não fugiu às suas origens e provou com as suas obras voltadas para a poesia engajada com as causas sociais. Rodou o mundo cantando suas músicas, mas sempre que tinha um tempinho vinha a Pedreiras visitar seus familiares e amigos.
A sua música “Carcará”, quando foi apresentada no Show Opinião, fez tanto sucesso que passou a ser o hino dos estudantes, sendo motivo para João do Vale receber da Universidade de São Paulo, o título de Poeta do Povo. Foi reconhecido e condecorado no Governo Federal do amigo José Sarney; gravou discos; participou de festivais, sendo que o que marcou foi o “Show Opinião” onde sua música Carcará surgiu para o mundo; ganhou prêmios e mais prêmios; fez composições inesquecíveis; cantou para São Benedito, seu Padroeiro e também para sua cidade Pedreiras.

Pisa na fulô, pisa na fulô
Pisa na fulô
Não maltrata o meu amor
                                           Um dia desses
                                           Fui dançar lá em Pedreiras
Na rua da Golada
Eu gostei da brincadeira
Zé Cachangá era o tocador
Mas só tocava
Pisa na fulô
Pisa na fulô, pisa na fulô...
Seu Serafim cochichava com Dió
Sou capaz de jurar
Que nunca vi forró mió
Inté vovó
Garrou na mão do vovô
vamos embora meu veinho
Pisa na fulô
Pisa na fulô, pisa na fulô...
Eu vi menina que tinha doze anos
Agarrar seu par
E também sair dançando
Satisfeita, dizendo
"Meu amor, ai como
É gostoso pisa na fulô"
Pisa na fulô, pisa na fulô...
De magrugada Zeca Cachangá
Disse ao dono da casa
"Não precisa me pagar
Mas por favor
Arranja outro tocador
Que eu também quero
Pisa na fulô"
Pisa na fulô, pisa na fulô...
Eu vi menina que tinha doze anos... (VALE, 1981 apud KRAUSE, 2008, p. 37-38).

Depois de ter sofrido vários AVCs e ficar com sequelas, João do Vale falece em São Luís do Maranhão, em 06 de dezembro de 1996. O corpo de João do Vale foi trazido para Pedreiras, velado no Auditório que tem o seu nome, e no dia 08 de dezembro de 1996 foi sepultado no cemitério Alto São José, atendendo a um pedido e um grande desejo: “Quando eu morrer, nem que seja na China, mas quero ser enterrado em Pedreiras”.
Em abril de 2001, através de um plebiscito realizado em todo Estado do Maranhão, o compositor João do Vale foi eleito o Maranhense do Século XX.  Segundo o jornal O Estado do Maranhão, numa reportagem especial de retrospectiva, de 31 de dezembro de 2001, João do Vale recebeu 61 mil (40,3%) do total de votos dados aos 10 concorrentes.
João do Vale se foi, mas o seu perfume ficou boiando no ar.

FONTE: JOÃO DO VALE: Um estudo analítico-interpretativo da obra poética do Maranhense do Século. Monografia de Joaquim Filho, graduado em Letras pela FAESF.


6 comentários:

  1. Um cidadão com uma história tão bonita e de tanto talento se perdeu nos revezes da vida no fim de sua história. Lembro de João do Vale e penso em como o ser humano é um peregrino por esse vale de lágrimas. Conto a seguinte história: Um dia nos idos dos anos 90, eu estava curtindo um final de semana em casa, quando numa tarde de sábado chegou alguém dizendo: "João do Vale está sentado bem ali na calçada do Bar do seu....". Eu ainda pouco conhecia suas músicas, mas tenho um Tio que sempre gostou da boa música de antigamente, e este ao saber foi logo vê-lo. Lá soube que o carro (Taxi) de João tinha tido um problema mecânico, e que a pessoa que o dirigia tinha saido para procurar ajuda e não mais tinha voltado. João estava lá, sentado na calçada quente com o sol ainda a pino. Meu Tio logo se prontificou a leva-lo para casa, tirou o carro novo da garagem (coisa que só fazia em caso de muita necessidade) e saiu a levar João. Horas depois voltou muito zangado! O que tinha acontecido? João do Vale, já perdido nos devaneios de sua mente, pois-se a indicar um lugar ou outro como sua pousada de modo que isso levou toda a tarde, e devido a sua falta de higiene, pois aparentava um estado de indigência, fedia muito, tanto que o carro tão bem cuidado de meu Tio ficou um fedor só. Não me lembro onde ele ficou naquela tarde, o que me lembro é de um cidadão que hoje as pessoas tanto veneram, terminar seus dias em um estado tão degradante, não sei se por opção, pois ele aparentava não estar bem da cabeça, ou se simplesmente foi deixado ao léu por aqueles que deviam ter cuidado dele. O fato é que isso me marcou tanto que hoje quando vejo tantas homenagens a esse talentoso artista não deixo de pensar numa palavrinha tão em voga em nossos dias: Hipocrisia!

    Ass: Admirador de João.

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  2. porque vc. num levou o joão do vale pra sua casa, deu banho e cuidou dele até os últirmos dias de vida dele? realmente isso é hipocrizia mermo.

    lago da onça

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    1. Eu ainda era uma criança, quando vivi essa história e escrevi tão somente para demonstrar que ele poderia ter tido um final de vida mais digno. Acho que cabia a sua família, a classe artística que tanto venera seu nome e talvez seus conterrâneos lá do Lago da Onça , ter provido os meios para que ele não tive-se um fim tão indigente.


      Ass: Admirador de João.

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  3. Realmente só se for "hipocri(z)ia".... mesmo...
    Mas HIPOCRISIA, se formos parar pra pensar um pouco talvez dê pra ver os nuances, não dos que estavam com ele, mas dos que agora de uma maneira ou de outra usam sua imagem pra se promoverem...

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  4. Atendi ainda recém-formado na antiga e saudosa Policlínica São Jorge o compositor, poeta e cantor João do Vale no Acidente Vascular Encefálico que culminou com sua morte na UTI do hospital UDI em São Luís semanas depois. Em muitos momentos de férias aqui no final do meu curso médico ou já depois de médico quando voltei, tive a honra de dividir mesas de bares e de cabarés com ele na Rua do Campo, Diogo (onde pela última vez publicamente estivemos juntos comendo um tatu no leite ce côco na Toinha) e nas barracas da beira do Mearim.
    Mas a primeira vez que encontrei João foi ainda estudante no RJ,no início do meu curso médico, quando eu esperava minha vez de ser atendido num cabeleireiro por lá, lia uma revista Contigo e uma reportagem falava do derrame de João, seu tratamento e da sequela paralítica e que estava morando num subúrbio da cidade fluminense de Nova Iguaçu, num bairro distante chamado Rosa dos Ventos. Me emocionei com a reportagem. E me determinei a tirar um final de semana para garimpar e encontrar João em Rosa dos Ventos. E fui.
    Peguei 03 ônibus e na periferia da baixada fluminense andei por estradas de terra e num conjunto de casas populares muito simples, localizei a casa de João do Vale. Bati palmas e fui recebido por sua esposa, Dona Domingas, de cadeira de rodas; me identifiquei e fui convidado a entrar e ela preparava comida num fogão a lenha. A casa era por demais simples. Numa estante toda empoeirada na sala, eu observei e me aproximei e peguei nos maiores e mais importantes troféus, medalhas e condecorações do Brasil e do mundo, inclusive a mais alta, importantee e maior condecoração brasileira - a Ordem do Mérito Nacional. Tudo isso jogado e empoeirado numa estante simples demais numa casa de subúrbio.
    Fui em seguida atrás de João que de cadeira de rodas estava em algum bar por perto; encontrei-o; identifiquei-me como pedreirense estudante de Medicina no RJ e que tinha ido lá por ser seu admirador e querer conhecê-lo. Ele falava com dificuldade e se emocionou, duas lágrimas rolaram em seu rosto, uma de cada olho e me balbuciou algumas palavras de agradecimento. Estava algo ébrio. Ele e Dona Domingas ficaram felicíssimos com minha visita e me contaram inúmeras histórias da vida deles e das estripulias de João, seu desapego ao material, suas viagens internacionais, seua amigos famosos e das inúmeras músicas famosas que vendeu a muitos cantores famosos a preço baixo apenas para arranjar dinheiro para tomar cachaça e raparigar... era assim mesmo que ele se referia a tudo isso com muita naturalidade e dificuldade de articular a fala pela sequela do derrame. Fiquei de meio dia até 16 horas com eles e saí de lá admirando ainda mais aquele grande homem, não mais somente por sua arte, mas por sua simplicidade também. Mas maior mesmo era Dona Domingas. Mulher valente, companheira, leal, sofredora, mas com ele até o fim.
    Nosso João nos é nossa maior referência artística e merece toda a nossa reverência.


    Allan Roberto

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  5. Nossa homenagem ao compositor de clássicos da MPB,aqui,LEITURA GERAL https://www.facebook.com/pages/Edevaldo-Leal/665430526803026

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Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.