CÂMARA MUNICIPAL DE PEDREIRAS REALIZA A ÚLTIMA SESSÃO DO ANO DE 2012



 
 


Por: Joaquim Filho

Embora o mundo estivesse marcado para se acabar hoje, dia 21 de dezembro de 2012, segundo alguns malucos que não têm mais o que pensar e ficam colocando conversa fiada na cabeça dos ignorantes, a CÂMARA MUNICIPAL DE PEDREIRAS, sob a admirável e competente Presidência do vereador Otacílio Fernandes, realizou a sua última Sessão do ano de 2012 e a última da Legislatura 2009 a 2012. Por ser a última fora intitulada de Solene. E, se foi Solene, fez jus o nome.

Jamais se viu uma sessão de Câmara Municipal tão singela, mas cheia de emoção e comprovação de competência, compromisso e seriedade de quem esteve à frente da Presidência por todo esse tempo.

Foi uma Sessão Solene de encerramentos dos trabalhos legislativos, como também para dar Título de Cidadão, Moção de Aplausos e Placas de Honra às pessoas que contribuem com o desenvolvimento e a história social e cultural da cidade de Pedreiras.

O Senhor Presidente da Casa abriu os trabalhos, fez a saudação aos presentes, convidou o vereador Magnus Branquinho para secretariar os trabalhos da Mesa Diretora e, em seguida, passou o cerimonial ao Mestre de Cerimônia.

O Mestre de Cerimônia chamou algumas autoridades para a formação da Mesa, sendo a primeira autoridade a ser chamada foi Lenoilson Passos da Silva, Prefeito Municipal de Pedreiras, que não se fez presente, não enviou representante e nem justificou a sua ausência; em seguida, chamou o vereador Otacílio Fernandes, Presidente da Câmara; Padre José Geraldo, Vigário da Paróquia de São Benedito; Sargento Lacerda, da Polícia Militar do Maranhão e a Senhorita Francisca Franco, Secretária Paroquial da Paróquia de São Benedito.

O Mestre de Cerimônia passou a palavra ao Presidente Otacílio Fernandes que deu prosseguimento com a entrega de Título de Cidadão para algumas pessoas, sendo uma delas, destacamos o Sargento Lacerda que agora passa a ser o mais novo cidadão pedreirense.

Terminada a entrega de homenagens, a grande homenageada da Sessão Solene fora a Senhorita Francisca Franco que recebera uma placa de honra ao mérito, pelos 30 anos de serviços prestados à Paróquia de São Benedito.
Em seguida vieram os discursos, e, o primeiro a falar foi o vereador Otacílio que aproveitou o momento para fazer uma análise da sua trajetória na qualidade de Presidente da Casa Legislativa.

Leia agora, na íntegra, o discurso do Presidente Otacílio Fernandes, que o blog teve acesso com a Assessoria da Câmara:

“Senhores Vereadores, Senhora Vereadora,
Senhoras e Senhores,
Autoridades aqui presentes.
Quero em primeiro lugar agradecer a Deus pela oportunidade de hoje poder está fazendo uso desta tribuna para falar ao povo de Pedreiras.
Quero parabenizar os homenageados que receberam o titulo de cidadão pedreirense.

ROBERTO FERREIRA DUARTE
JOCICLEIDE PEDROSA DUARTE
FRANCISCO MEDEIROS DE BRITO
EDVALDO MOURA LACERDA

Quero parabenizar a nossa amiga Francisca das Chagas Franco, secretária paroquial da paróquia de São Benedito que hoje recebe desta Casa Legislativa (a Casa do Povo) uma Moção de Congratulações e Aplausos e uma Placa de Reconhecimento pela sua dedicação, zelo e pela sua história de trabalho junto à secretaria da paróquia.

Francisca, lembro-me muito bem que desde a época que Dom Jacinto, hoje arcebispo de Teresina era pároco aqui em Pedreiras que você já trabalhava na casa paroquial. Outras passagens da minha vida, que ainda no meu temo de criança nunca esqueci, era quando na época o Pe. Jacinto ia celebrar na comunidade do São Manoel, terra em que nasci. Francisca sempre o acompanhava já prestando seus serviços auxiliando nas celebrações das santas missas, e acredito eu que o Pe. Jacinto tenha transmitido à Francisca uma experiência invejável para a condução dos trabalhos paroquiais e é por isso que Francisca hoje é reconhecida e respeitada por toda a sociedade pedreirense.

Tenho a absoluta certeza que hoje Dom Jacinto mesmo não estando em Pedreiras, mas deve se orgulhar em saber que você Francisca hoje recebe deste Poder Legislativo, uma homenagem em reconhecimento pela sua grandeza, sua dedicação e seu trabalho.

Não posso esquecer-me de mencionar a pessoa dos Padres Valdenicio e José Geraldo que também deve sentir orgulho em ter uma pessoa tão dedicada e com uma responsabilidade incalculável à frente dos trabalhos da secretaria da paróquia de São Benedito.

Portanto, mais uma vez meus parabéns.

Gostaria agora senhoras e senhores de aproveitar a oportunidade, já que se trata da última Sessão do ano 2012 e da Legislatura 2009/2012, de fazer em um breve relato um balanço da minha administração durante esses quatro anos como presidente desta Casa.

Logo que assumir a presidência, procurei buscar algo que viesse fazer a diferença, lançando a proposta aos vereadores de realizarmos as audiências públicas nos povoados da zona rural de Pedreiras, que foi aceito por unanimidade dos meus pares entendendo que seria um projeto brilhante para esta Casa, foi quando começamos a realizar as audiências públicas em todos os povoados de Trindade a Marianópolis, (visitamos todos os povoados), Sítio Novo, Morada Nova, Barriguda do Insono, Bom Lugar dos Corrêa e em todos os povoados que chegávamos éramos muito bem recebidos e aplaudidos pelos moradores, onde o nosso objetivo era ouvir a comunidade para saber das necessidades que aquelas pessoas enfrentavam, para em seguida reunir com o prefeito e passar a responsabilidade a ele para atender o anseio daqueles moradores. Esse foi um fato inédito e aplaudido por toda a população do município de Pedreiras.

Outro fato inédito que esta Casa adotou foi a realização das audiências públicas para discutir com a população os projetos de leis eram encaminhados pelo Poder Executivo, como: LDO, LOA, Plano de Cargos Carreira e Salários dos Servidores da Educação, regulamentação dos moto-taxi  e tantos outros projetos que foram discutidos nesta Casa.
Outro fato inédito foi a realização das audiências públicas para prestação de contas, onde os vereadores mostravam à população todos os projetos de sua autoria apresentado durante o ano e a presidência mostrava à população como era gasto os recursos recebidos por esta Casa ano a ano.

Gostaria de dizer também aos senhores e as senhoras aqui presentes que eu como presidente deste Poder Legislativo, procurei me dedicar o máximo, prestando o meu expediente diário de segunda a sexta no meu gabinete para que as pessoas que se dirigissem a esta Casa em busca de informações ou ajuda pudesse encontrar o presidente para esse contato pessoal. Enquanto em outras gestões e em outras cidades quando se procura o presidente da Câmara nem mesmo os funcionários sabem dá informação.
Outra coisa que me orgulho em dizer é que na minha gestão dei prioridade em pagar todos os funcionários dentro do mês trabalhado, onde todo dia 20 de cada mês já estavam com seus salários em mãos. Como também os nossos fornecedores que não se preocupavam em fornecer o que fosse necessário, pois sabiam que não tinha trabalhos para receber seus pagamentos.

Gostaria também de informar a toda população de Pedreiras e em especial a todos vocês aqui presente que no final de dezembro de 2011 esta Casa fez a devolução de sobra de recurso num montante de mais de 28.000,00 para o município, coisa que só o presidente Otacilio Tavares Fernandes fez em toda a história deste município, e se teve outro presidente de Câmara que tenha feito isto eu desconheço. Enquanto em outras Câmaras por ai a fora quando sobra recurso o presidente rateia entre os vereadores, como foi o caso da Câmara de Estreito no Maranhão e logo depois foi descoberto e foi preso o presidente e todos os vereadores e em seguida perderam seus mandatos.

Conseguimos realizar o primeiro e único concurso público aqui na Câmara, onde foi um sucesso, tivemos a felicidade de ter como parceira a Fundação Sousândrade que realizou o processo na mais alta transparência sem deixar insatisfação por parte de todos os candidatos que se inscreveram em busca de conseguir uma vaga de emprego. O concurso já foi homologado e está ai pronto para o próximo presidente fazer a convocação dos candidatos aprovados conforme a quantidade vagas apresentadas que serão novos servidores concursados da Câmara Municipal de Pedreiras.

Este último ano da minha gestão, com as sobras de recursos, conseguiu juntar uma média de R$ 100.000,00 e ao invés de devolver para o município, nós estamos investindo no prédio, estamos fazendo uma reforma para dar mais comodidade aos vereadores, aos funcionários e ao povo que costuma frequentar esta Casa. Estamos construindo ali atrás banheiros modernos masculino, feminino e especial, como também uma área para copa-cozinha. Vamos trocar todo o piso do Plenário, retirar todo esse carpete e aplicar um piso de porcelanato de primeira qualidade. Vamos adaptar rampas de acessibilidade tanto para a mesa principal com também na entrada do prédio. Estamos fazendo também uma reforma na pintura para que possamos entregar as dependências da Câmara Municipal para a Legislatura 2013/2016 impecável.

Agora meus senhores e minhas senhoras, autoridades aqui presentes, quero fazer os meus agradecimentos:

Quero agradecer de forma especial a todos os vereadores que me ajudaram e muito contribuíram para essa administração, como também quero pedir que me perdoasse àqueles que não consegui agradar, mais saibam que todos vocês vereadores: Antonio França, Cearense, Ceiça, David Leite, Klebinho Branco, Magnus Branquinho, Ribamar e Robson Rios, foram importantíssimos nesse processo que sempre procuraram desenvolver ações que viessem beneficiar a nossa cidade e a população;

Quero agradecer a parceria entre Poder Legislativo e Poder Executivo, na pessoa do prefeito Lenoilson que sempre tivemos a harmonia entre os Poderes para que as ações do governo se desenvolvessem com maior rapidez;

Quero também de forma especial agradecer a todos os funcionários que muito, muito contribuíram durante esses quatro anos de minha gestão, e gostaria de nesse momento convidar todos os funcionários aqui à frente, pois eu quero fazer esse agradecimento olhando nos olhos de vocês.

(agradecer um por um)
Agora gostaria de prestar uma homenagem a dois funcionários.”

Antes de homenagear os dois funcionários, que no caso foram Saulo de Tarso e Carlos, o vereador Otacílio chamou todos os servidores da casa e agradeceu um por um, olhando nos olhos, diante da platéia qua ainda continuava firme na Câmara.

O público presente ficou emocionado e aplaudiu o gesto que fora feito pelo vereador Otacílio Fernandes, atitude essa jamais vista ou feita por outra Presidente que passara naquela Casa.
Depois continuaram as falas: Sargento Lacerda, Magnus Branquinho, Vereador Robson Rios, Vereadora Ceiça, Francisca Franco, Padre Zé Geraldo e a homenageada Francisca Franco.
Depois o Mestre de Cerimônia passou a palavra para o Presidente da Câmara, que deu por encerrado a última Sessão do ano de 2012.

PARA VER MAIS FOTOS CLICK NO LINK ABAIXO:


 
 
 
 
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.