“RESPEITO É BOM, E TODO MUNDO GOSTA”.

Por: Joaquim Filho

Ofensas morais, denúncias de corrupção, uso ilegal de imagem pessoal, acusações de crimes praticados contra outrem, problemas pessoais do passado trazidos à tona, golpes baixos ao estilo vale-tudo e muitas outras coisas graves marcaram a semana de trabalhos das campanhas políticas dos grupos que disputam as eleições municipais na cidade de Trizidela do Vale, cujos candidatos são Fred Maia (15) e Acione (65).

Dessa forma, de acordo com o que ouvimos da população durante esses dias por onde passamos, é que a sociedade trizidelense está assustada, horrorizada, decepcionada e não está gostando disso e tampouco quer ver a campanha política de ambos os candidatos continuar nessa linha, nesse nível baixo e muito perigoso, a qual poderá ocasionar consequências gravíssimas tanto na Justiça Eleitoral, como no corpo a corpo para os dois grupos políticos.

Perguntamos-nos se realmente é preciso que as coisas sejam canalizadas dessa forma e por esse caminho sórdido? Quem são os maquiavélicos pensadores que estão nos bastidores arquitetando essas idéias maléficas, perigosas onde a finalidade é aguçar e incitar um grupo contra o outro? Na qualidade de terroristas da mais criminosa facção, essas pessoas estão construindo “bombas” de altíssimo poder de destruição, que ao serem detonadas, poderão causar danos irreparáveis à vida física, moral e psicológica de muita gente.

Ainda há tempo para que seja feita uma campanha política em alto nível. Que cada grupo ao usar o rádio, a televisão, o carro de som, as visitas e as palestras possam levar ao povo um esperança de uma verdadeira mudança e que realmente a vida social do povo tenha respeito e dignidade. Não é dessa forma que se briga pelo povo. Não é dessa maneira que se constrói a paz, o amor e a ordem social de uma comunidade.

Ao contrário de ficarem se digladiando, senhores (as) candidatos (as), procurem falar de seus projetos para o povo. Diga-nos o que vocês pensam em fazer pela cidade, no social, na educação, na infraestrutura, saúde, cultura, agricultura, habitação, lazer, esporte etc.

Se vocês continuarem como estão – brigando - a ideia que vocês vão passar à população é que não estão preocupados com o bem-estar da cidade; que estão brigando somente por interesses próprios e da manutenção de continuar ou chegar mais uma vez Poder.

Pensem e analisem que essa semana não existiu; pois, o que houve foi muita tristeza diante de tantas conversas maldosas e muito disse me disse. Digamos o que restou foi cinza de um saldo negativo e vergonhoso para o processo eleitoral, para o povo desse município e aos que pleiteiam a cadeira do Executivo Municipal, neste ano de 2012.

Precisamos sair urgentemente desse mundo pequeno de pensar e fazer política e, recorramos aos teóricos; consultemos aos pensadores e vejamos o que eles pensam, de que forma conceituam e definem política.
O conceito de política em Aristóteles nos diz que:

“Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva.”

Agora percebam que coisa interessante diz Aristóteles em relação aos que têm pouca ou nenhuma experiência da vida política:

“A pouca experiência da vida torna o estudo da política supérfluo para os jovens, por regras imprudentes, que só seguem suas paixões.”

33 comentários:

  1. Meu caro Joaquim Filho,mas a ideia principal é essa,o interesse proprio,nao acredito mais nessa conversa de "o melhor para o povo"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo então tu tá pensando em se tá bem o povo e a cidade com fica então tu não merece seu voto.

      Excluir
    2. SINCERAMENTE NÃO SEI QUEM É MAIS PERIGOSO, SE PAULO MATARÁ OU FRED MATA. SÓ TENHO PENA DO POVO DE TRIZIDELA, QUE NÃO TEM OUTRA OPÇÃO.

      Excluir
  2. Esta campanha feita de "baixarias" já está mostrando o que será de Trizidela se qualquer dos lados assumir a Prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as campanhas politicas são feitas de baixarias, uma vez que não há nenhum santinho em cima desses palanques.Vocês só falam de |Trizidela do vale, enquanto Pedreiras não fica atráz, o Deputado Raimundo Mentira está esculhanbando todo mundo e vocês não vê, isso é incrivel. Inclusive o dia que tem mais esculhanbação em Trizidela é nos dias que ele vem pro palanque daqui.Essas baixarias já vem transportada de Pedreiras, e sabe como elas vem? transportadas no bigode do Raimnundo Louro!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "curica do rabo pelado"

      Excluir
  3. Que puxada de orelha nos nossos futuros representantes os que se dizem que vão defender nossos direitos, num acompanho a politica do outro lado mais ouço falar e hj teve até confusao de ronaldo e vinicio loro deu até policia. Muito fei isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o porque da confusão? O filho do Deputado vem transportado dai DE pEDREIRAS para querer bancar o "coronel" aqui na nossa baixada! Também se compreende, sendo filho de quem é, e estando ao lado de quem está! Só que aqui não tem vez pra ele não, a baixada sabe o que quer, e RONALDO MEDICAMENTOS já é o nosso favorito para 2014.Esse vinicius ainda tem muito que criar pêlo no bigode para nos enfrentar." Baixadeiro"

      Excluir
  4. Quem foi que começou a jogar sujo ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o 65 sempre partindo p/ baixaria. E a historia ta se repetindo.

      Excluir
    2. Foi o Jânio, que nos enganou, apresentou o Ronaldo Medicamentos como Favorito e colocou o Fred, essa "Vanessa de Pernabuco".

      Excluir
  5. eu num intendo como a promotoria e a justiça aceitam umas coisas dessas, e ssa falta de respeito dos politicos se esculhambado em praça pública.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho 62 anos de vida e desses 62 anos tenho 42 anos de cabaré. Sempre gostei de cabaré, mas durante todo esse tempo eu nunca vi mais esculhambação de agressão, acusação, intimidação, ameaça do que na campanha politica de trizidela. Nessa idade eu ainda vou na Rosinha, na francisca, Esmeralda, rua do campo, diogo e vejo que há muito mais respeito nas raparigas e putas de cabaré do que no meio politico. O que existe muito nesse mundo é ipocrizia, onde tem mais safadeza é onde a gente menos espera.

    Zé Cabarezeiro

    ResponderExcluir
  7. ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  8. Onde estão os lideres religiosos, a igreja católica e as evangélicas deveriam fazer uma campanha, um movimento de paz na politica de trizidela, do contrário vai ter até morte, as pessoas estão destruindo a paz nos lares por causa de Fred e Paulo maratá. Será se eles meressem isso? isso é o que acxontece quando os politicos não dão educação de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, os católicos e os evangelicos estão é se pegando em cima dos palanques! é cada um puxando a brasa para sua sardinha, afinal, são quatro anos de mordomia, ganhar sem trabalhar! Aí tem Pastor que tá pra se acabar nesta campanha.

      Excluir
  9. O objetivo dos candidatos não é outro senão alcançar os cofres dos Municípios e se esbaldarem em dinheiro, pois sabem que podem se apropriar das verbas públicas ilicitamente e que nada vai lhes acontecer. No máximo, no máximo, vão ser tachados de "ficha suja", coisa que resolvem com a indicação de parentes aos cargos eletivos.
    Assim,enquanto não tivermos uma polícia, um Ministério Público e um Poder Judiciário que cumpram os seus papéis exatamente como preveem a Constituição Federal e as demais leis infraconstitucionais, enquanto isso não ocorrer temos que conviver com a dolorosa ideia de vivermos num dos países mais injustos e corruptos do mundo: o Brasil.
    Veja a vergonha, só para exemplificar: o Paulo Maluf roubou bilhões, aqui no Brasil, e remeteu para o exterior. Se sair do Brasil será preso pela Interpol. Mas aqui no Brasil, que é o paraíso da imunidade, ele é assediado inclusive por alguém que um dia se manifestou contra a corrupção e que hoje, deixa, registrado na História do Brasil, um dos maiores escândalos de corrupção denominado de "mensalão".
    A única alternativa são as instituições (polícia, Ministério Público e Pode Judiciário), mas aí é outra história ...

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo e para comprovar o que ambos candidatos querem o poder custe o que custar pouco se importando conosco com a fome a saúde a infra-estrutura da cidade acho lindo eles no período eleitoral se humilharem pedindo voto pq o poder e do povo a função deles e nos representar porém só tem interesse próprio. De um lado 65 n pode ser candidatoas coloca a esposa pq quer pq quer ter poder. Do outro lado o 15 o Vinicius sem experiência nenhuma querendo ser político pq o pai na próxima eleições provavelmente n poderá ser candidato já ta querendo colocar a família toda na política isso e ridículo. Exijam meu povo seus direitos façam eles assinarem compromisso para q dps possamos executa lia n deixem eles ficarem só nessa baixaria ridícula pq a única coisa que ambos os lados querem e o dinheiro da prefeirura e o poder. A maioria da cidade n tem acesso a internet mas quem tiver coloque para populações explique pq serão quatro anos em vão. Eu sinceramente voto em branco mas quem tem esse poder nas mais e capaz de usa li para proveito exigindo nas reuniões assinaturas ambos os candidatos nenhum tem experiência. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Isso é triste, é o retrato do povo dessa cidade que se diz inteligente, preparado , competente... O povo ainda acredita nas palavras do lobo na pele de cordeiro que sobe ao palanque e solta cada palavra de baixo calão. Nunca vi as candidatas em nenhuma de suas palestras falarem mal de candidato algum. Agora quem defende sua causa se zanga com a desmoralização que o candidato do prefeito faz com elas. E não deixam barato. Ele fala até o que o adversário ta comendo em casa. ninguém pode nem comer uma carninha mais ou menos, que ele se revolta, só ele que pode comer filé. kkkkkk Vocês acham que um homem desse sem equilíbrio tem condições de assumir uma prefeitura? Eu mesmo não confio não. E ainda se diz um jacaré, bicho bruto que épra engolir o pouco que ainda resta do povo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Joaquim Filho, concordo plenamente com o seu ponto de vista.Venho acompanhando a processo eleitoral de Trizidela do Vale através deste blog e no início da Campanha eleitoral me chamou a atenção as candidatas do 65, pela organização da Campanha,as propostas... a campanha estava se mantendo em um excelente nível até o dia que o Pastor Bel fez uso da palavra e seu discurso apresentou uma proposta totalmente contrária a proposta das candidatas,a partir daí a situação vem se agravando.Acredito no bom senso das candidatas.

    ResponderExcluir
  13. Enquanto isso na internet... O próprio blog serve de palanque para as baixarias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porem só para as baixarias que lhe é conveniente, pois já postei algumas verdades que contradizem ao ego de um certo poetinha e não foi publicado! Esse blog deixa suspeitas!

      Excluir
  14. Esse texto tá incomodando muita gente do cenário politico de trizidela, o blog foi na ferida de muita gente que se comporta como tal diz a matéria. Eu duvido que agora eles ainda vai se xingar nas palestra, pois se isso acontecer é melhor o povo num votar em ninguem mermo pois eles nun tem compromisso com a população.

    ResponderExcluir
  15. Depois dessa guerra travada entre grupo de jânio e paulo maratá o frei willian já sinalizou com o pessoal da igreja e vai fazer um encontro com as lideranças dos dois grupos, uma andorinha da igreja disse que ele quer um encontro com os candidatos para acabar com a baixaria que tá grande e matando as famílias de trizidela de vergonha.

    ResponderExcluir
  16. Enquanto isso na internet... Um idiota anônimo pensa que o blog serve de palanque e tem alguma coisa a ver com as baixarias de quem não tem o que fazer e, vem aqui postar besteiras;

    Enquanto isso na internet... Um idiota anônimo acha que o blog tem poder de amordaçar as pessoas e impedir que elas se manifestem livremente;

    Enquanto isso na internet... O próprio blog serve de palanque para quem tem propostas, discurso, linha de raciocínio e sabe se expressar.

    Dunnas du Maranhão.

    ResponderExcluir
  17. O juis e a promotora já convocou todos que se envolveram na baixaria para uma reunião, ou acabam com as brigas ou terão seus registros cassados.

    vozes do mearim

    ResponderExcluir
  18. A confusão da politica em trizidela já chegou no gabinete da governadora, um asseçor de deputado chegou de lá hoje e disse que num se fala em outra coisa. Segunda feira a policia será reforçada com a força nacional do estado do maranhão. A que ponto nóis chegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, depois da baixaria que foi a familia sarney expulsar o Governador Jakson Lago do poder, essas intriguinhas de Trizidela do Vale é café pequeno para as vistas do eleitor, uma vez que nós que moramos aqui, sabemos das arbritariedades destes candidatos, mas... fazer o que? ou votamos no ruim ou no pior! não temos outra opçãp.

      Excluir
  19. Isso é uma falta de vergonha, tudo por causa de um candidato desesperado sem escrúpulos que pensa que manda na cidade. sai fora jacarezada, a baixaria não tem lugar em trizidela. Tudo que o 65 faz é organizado, não tem confusão, é familiar,por isso que o povo quer a sensatez das mulhgeres Acione e Kariádne. E dale 65. Depois da caminhada que parou mais uma vez a cidade os jacarés vão tudo fugfir pra lagoa.kkkkkk

    ResponderExcluir
  20. O papagaio deu um ole nas curicas , acabou até com o trio delas !!!!!!! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não acabou com o principal, a alegria do povo do 65! Tentaram nos boicotar de todo jeito mas o tiro saiu pela culatra, abaixada "xonou" pelo Ronaldo Medicamentos e devemos isso ao Jânio Balé que foi quem nos apresentou ele! Certo que ele não é o candidato, mas estamos com ele no apoio ao 65.

      Excluir
  21. Todo mal que o candidato do 15 fz pras candidatas do 65 só se transforma em bem pra elas. Tentaram denegrir a imagem delas chamando de curicas e acabpou foi dando uma jogada de marketing perfeita e todod mundo aderiu e ainda virou marca registrada dela. Foram boicotar o Ronaldo e o pessoal da baixada, acabou o povo amando mais ainda o Ronaldo e odiando o Fred pela baixaria e grosseria. Falam mal das mulheres íntegras do 65 e o povo só cria nojo dele. Continua Fred que assim o Jacaré acaba sozinho na lagoa... Porque o povo ta tudo pulando pro lado do 65. Hoje teve briga na baixada, pq eles(15) qerem obrigar um cidadão a permanecer com a placa do 15 na casa dele e o rapaz pediu pra colocar do 65. Isso é democracia. Obrigar as pessoas a fazerem o que ele quer? Isso é qwue é escravidão. Acabou Fred mala, agora é65!!!kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred se eu fosse você, eu faria questão de retirar minha placa da casa do Paulinho, lá você só tinha o voto dele, e esse não fará nenhuma diferença na taca que vamos dar nessas curicas. Tenha amor próprio amigo, a gente só deve querer quem quer a gente, ele já se revelou que é 65 porque ficar com o 15 de propaganda? Tem tanta gente querendo uma placa daquelas! E olha, dê a vaga dele para quem realmente é 15 e precisa trabalhar. "jacaroa do Mearim"

      Excluir
  22. Sabe Fred, voto em você porque acredito na sua determinação de querer ser o Prefeito para fazer aquilo que o Jãnio Balé não lhe deu espaço para fazer nestes 08 anos, ele passou o tempo todo correndo para São paulo para cuidar das doenças dele (que ninguém sabe qual é) e ao invés de lhe entregar a administração deste municipio, deixou nas mãos da Prefeitinha Tinãia e seu filho Chelêle que deitaram e rolaram com o dinheiro do povo, a gente só vê eles desfilando em carrões, enquanto que nós, o povo, ficamos a mercê das migalhas, por isso acredito que você fará diferente. Ivete

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.