JÁ PENSOU ISSO NAS PREFEITURAS?


Sistema de monitoramento lançado nesta terça-feira permite que qualquer pessoa possa ver os estágios de execução das obras de saneamento realizadas pelo órgão, pela internet.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) lançaram nesta terça-feira (28), o Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios (Sismoc). A nova ferramenta, que estará disponível na página da Funasa na internet, possibilitará que qualquer pessoa acompanhe as obras resultados de convênios com a Funasa em qualquer município brasileiro com população de até 50 mil habitantes. Durante o lançamento no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, o presidente da Funasa, Gilson Queiroz, demonstrou o funcionamento do Sismoc.

Acredito muito que o Sismoc será uma ferramenta importante no aprimoramento da gestão da fundação, acelerando processos internos e possibilitando o acompanhamento das obras e a fiscalização por parte da população que conseguirá acompanhar os convênios em andamento”, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


A Funasa administra, atualmente, cerca de 12 mil convênios de saneamento, grande parte em fase de execução, incluindo as obras referentes aos Planos de Aceleração de Crescimento (PAC 1 e PAC 2). Por meio do Sismoc, é possível acompanhar o estágio em que se encontra cada um dos convênios ou termos de compromissos firmados entre a Fundação e os municípios brasileiros. O cidadão poderá pesquisar os percentuais de execução da obra e valores liberados.

É importante ressaltar que este é um sistema em construção que será alimentado constantemente com as informações relativas às obras, por isso acredito que será um instrumento eficaz de aprimoramento da gestão”, comentou o presidente da Funasa, Gilson Queiroz.

Todos esses documentos são, atualmente, gerenciados por quatro sistemas de informação: o Sistema Integrado de Gerenciamento de Obras (Sigob), o Sistema Gerencial de Projetos de Saneamento (Sigezan), o Sistema de Gestão de Convênios (Siscon) e o Sistema de Convênio (Siconv), cada um com sua característica, mas inacessíveis a consultas por parte da população. A nova ferramenta integra os sistemas já existentes.

Criado pela Coordenação-Geral de Modernização e Tecnologia da Informação da Funasa, o Sismoc representa uma inovação em termos de acompanhamento de convênios e obras, por se tratar de acesso direto aos relatórios produzidos pelos engenheiros da Funasa. O novo sistema atende à determinação da Lei de Acesso à Informação, no sentido de disponibilizar uma ferramenta de consulta para o cidadão e, também, a uma orientação de tornar os temas relativos ao PAC mais transparentes para a sociedade.

2 comentários:

  1. com toda essa tecnologia ainda é um dos maiores focos de corrupção do país. que o diga as materias jornalisticas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Já tentei acessar alguma coisa, mas não consegui por causa de uma senha de acesso. Talvez depois eu consiga descobrir através de gestores municipais funcionários da FUNASA, desviando recursos da própria FUNASA, em algum município brasileiro. Será difícil?

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.