FOTO COMENTADA: MARANHÃO SEM FRONTEIRAS

Estrada que liga Pedreiras a Santo Antônio dos Lopes, perto do povoado Centro dos Rodrigues

Uma típica imagem nas terras férteis do Maranhão: crianças a caminho da escola em cima de alguns cavalos vapor. Sim, chega-se a modernidade e a melhoria da condição econômica do cidadão, agora, quando vai chegar a responsabilidade, direitos e deveres? O abuso da liberdade, aliados ao motor da ignorância nos faz refletir e pensar sobre algumas coisas do nosso conviver, inclusive o porquê do sabor da corrupção ser tão doce.

Se os jumentos foram trocados por motocicletas e, se há falta do transporte público, não podemos culpar as crianças por desejar o picante sabor da aventura e a refrigerante empolgação da descoberta, tampouco, culpemos o pai, a mãe ou mesmo os dois; pobres coitados, que só querem o melhor para seus filhos. O que podem fazer, se tiveram uma formação similar?

Esse é um pequeno pedacinho da nossa terra, flagrado em um curto espaço de tempo, mas, que mostra uma dura realidade a qual não se pode esconder,  nem se quer descartar nossa responsabilidade.

1 comentários:

  1. Joaquim Filho: (99) 8110.366810 de agosto de 2012 às 07:20

    “NÃO CORRA, NÃO MATE, NÃO MORRA”

    Por: Joaquim Filho
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA - jofefipoesia@bol.com.br
    (99) 8110.3668

    Não sei quem é o verdadeiro autor da frase acima, mas quem eu ouvi proferi-la e escrevê-la em cartaz, no sentido de alertar às pessoas quanto o valor de suas vidas, em relação ao trânsito, fora o saudoso Dr. Kleber Branco, ainda na década de 80, um período que o mesmo estava em evidência na questão política local e estadual.
    Quem já viajou de Pedreiras a São Luís, ao chegar à cidade de São Mateus, deve já ter observado essa frase, escrita numa placa, na entrada daquela cidade, do lado direito de quem vai para São Luís.
    Não faz parte da minha natureza ou da minha índole, postar coisas trágicas na internet. Para ser bem franco, sou contra toda manifestação bizarra e de sensacionalismo na mídia, seja qual for o meio de comunicação.
    Mas nessa viagem que realizei para Natal juntamente com meus amigos Zeca da Sucam e Silvam, de moto, tive a infelicidade de presenciar um acidente trágico e fatal. No meu segundo dia de viagem, já havia passado de Fortaleza, e, antes de chegar a Mossoró, no Rio Grande do Norte, num povoado chamado Cacimba Grande, um veículo em alta velocidade atrapoleu brutalmente um jovem (daquele lugar), que fora atravessar a pista, em uma moto bros ES – NXR – 150. O mesmo teve morte instantânea.
    Segundo os moradores, o condutor do veículo que passava pelo povoado não teve culpa algumas, pois, o condutor da moto, de forma displicente, sem parar e olhar para os lados, avançou e encontrou a morte que por ali rondava, no dia 27 de agosto, por volta das 17 horas.
    Com a permissão dos familiares e amigos do rapaz que estavam no local lamentando a fatalidade, me apresentei como colaborador de um blog e, pedi-lhes a autorização para fazer algumas imagens, que lamentavelmente, posto-as, não para causar sensacionalismo ou o prazer de vários acessos no meu “facebook”, pois a maior finalidade é alertar às pessoas que trafegam pelas ruas, avenidas e nas estradas, a terem mais prudência quando forem conduzir um carro ou uma máquina.
    Depois de presenciar tal cena chocante, foi difícil prosseguir a viagem, mas eu tinha que seguir o meu caminho e, doravante, com mais atenção, prudência e muita cautela.

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.