70 detentos provisórios de Pedreiras serão transferidos


Os 70 internos provisórios da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Pedreiras serão transferidos até o final deste ano para os mais variados estabelecimentos penais do interior. A decisão, que tem como finalidade permitir que o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (apac) seja implantado de forma total neste município, aconteceu durante reunião na tarde de segunda-feira, 27, entre o secretário titular da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sergio Tamer, a juíza da comarca de Pedreiras, Gabriela Everton, a promotora da cidade, Lana Barros Pessoa e representantes da Apac daquele município.

O superintendente de estabelecimentos penais do interior, Afrânio Feitosa, disse que basicamente estes internos serão transferidos para três unidades, dentre as quais a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Bacabal, a de Santa Inês e o estabelecimento de Rosário para onde irão a grande maioria, em torno de 50. “É uma unidade que está prestes a ser inaugurada e vai poder acomodar os internos muito bem”, contou ele.

Para dar inicio às transferências, Afrânio disse que até o final deste mês um total de 10 a 20 internos serão levados para a unidade carcerária de Bacabal. “Não te dou o número exato porque vamos ter que conversar com o juiz daquele município para ver quantos presos poderão ser levados para lá, mas é nessa média”, informou.

Na ocasião foi discutida pelos presentes a melhor forma de funcionamento do método Apac. Criada com o objetivo de devolver a dignidade e promover a ressocialização dos presos, este método visa trabalhar apenas com presos sentenciados. A juíza de Pedreiras, Gabriela Everton, destacou que após a remoção dos detentos, o prédio será organizado para que o método Apac seja aplicado em sua totalidade seguindo os moldes de Minas Gerais, onde a filosofia Apac nasceu.

Everton declarou que toda essa iniciativa vai beneficiar o próprio detento. De acordo com ela, a Apac vai poder fazer um trabalho ainda mais eficaz. “Será feito um trabalho efetivo de recuperação do apenado”, pontuou. A promotora Lana Barros falou que a reunião foi muito positiva. Segundo ela, hoje foi concretizado uma nova realidade pela qual a Apac passará. “Hoje temos a certeza de que o método Apac será definitivamente implantado em Pedreiras”, ressaltou.

1 comentários:

  1. Que legal, que bom ter pessoas que procuram dignificar aqueles que cometeram crimes. So desta forma é que se pode recuperar o preso.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.