25 DE AGOSTO: DIA DO SOLDADO BRASILEIRO

 

Por: Joaquim Filho

O dia 25 de agosto é celebrado em todo o Brasil como o Dia do Soldado Brasileiro, numa forma de relembrar os feitos heróicos praticados por Luiz Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias – considerado Patrono do Exército Brasileiro.

Nessa data, em todas as cidades que têm uma representação institucional do Exército Brasileiro, é comemorado com muita honra o Dia do Soldado Brasileiro.

Em Pedreiras, não poderia ser diferente, pois, através do seu Tiro de Guerra 10-008, sob o comando do 1º. Sargento Fernandes, aconteceu uma solenidade de formatura comemorativa ao Dia do Soldado, a qual seguiu com a seguinte programação.

A solenidade de formatura teve início às 19h30min e, contou com a presença de familiares dos atiradores em exercício, autoridades e demais cidadãos e cidadãs da comunidade local.

O Mestre de Cerimônia deu as boas-vindas aos presentes e falou que o Diretor e o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10-008, em nome da cidade de Pedreiras, Trizidela do Vale e do Exército Brasileiro estendiam uma saudação de boa noite a todos os presentes.

Destacamos algumas autoridades que estavam presentes ao local: Sr. Lenoilson Passos da Silva, Prefeito Municipal de Pedreiras; Vereador Otacílio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Pastor Teixeira; Professor Francisco Fernandes; José Luiz, Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pedreiras, José Fernandes Ribeiro, Defesa Civil de Pedreiras e Tenente Cleuton Jhon dos Santos Costa.

Feita a abertura pelo mestre de cerimônia, em seguida, o 1º Sargento Fernandes, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10-008 fez a apresentação da tropa e solicitou autorização do Diretor do TG a dar início à solenidade.

Nesse momento, convidados presentes e tropa cantaram juntos a Canção do Exército, letra do Capitão Cassulo de Melo e música do Major Alberto Augusto Martins. 

Em seguida, o Atirador JWLLYANN fez a leitura da mensagem do Exmo. Sr. General de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército e logo após a execução do Hino a Caxias.

Dentro da programação que se celebrou o Dia do Soldado, houve uma premiação dos grupos de combates, vencedores da competição comemorativa à Semana do Soldado, com as seguintes modalidades: futebol, cabo de guerra, transporte de feridos e ordem unida.

Além de transmitir ao jovem Atirador conhecimentos militares, o Exército Brasileiro, nos últimos anos, vem também se preocupando com a formação social, cultural, educacional e profissional dos seus soldados e, prova disso foi a realização, aqui em Pedreiras, com o esforço do 1º. Sargento Fernandes, através do SENAC de Bacabal, dentro do programa Pronatec/Sistec, do Governo Federal, realizou-se nos meses de maio, junho e julho deste ano, com exclusividade para os Atiradores, o Curso de Auxiliar Administrativo. Segue lista com os nomes dos Atiradores que participaram do Curso, que lograram êxito:

Nr Ord
Nome
01
ALEX DE ALMEIDA DE OLIVEIRA
02
ALEXANDRE GOMES DE MIRANDA
03
ALYSSON ALVES DE SOUSA
04
ANTONIO IGIR DE MIRANDA SANTANA
05
ELIVELTON DE SOUSA ALMEIDA DA SILVA
06
FRANCISCO MARCOS DE JESUS CASTRO
07
FRANCISCO NATHANAEL AGUIAR RIOS
08
GABRIEL GUIDA PASCOAL COSTA
09
GEOVANI ABREU DO NASCIMENTO
10
GILMAR LOPES DA SILVA
11
GUSTAVO HEMERSON DE SOUSA DE OLIVEIRA
12
ISMAEL DA SILVA SOUSA
13
JOSÉ LUCAS FERREIRA SANTOS
14
MARCIO OLIVEIRA LIMA
15
RAFAEL ALVES DE OLIVEIRA
16
WALISSON DA SILVA SOUZA
17
WILLAME MENEZES DA SILVA JUNIOR
18
YURI PEREIRA ALBUQUERQUE

A entrega de Diploma de Atirador Destaque também foi outro fator preponderante na cerimônia, criado no Tiro de Guerra, o Diploma de Atirador Destaque, com a finalidade de reconhecer aqueles atiradores mais assíduos e que mais se destacaram nas instruções e serviços, no último semestre. Veja quem são os atiradores destaques dessa turma de 2012, sob o comando do 1º Sargento Fernandes:

01.   Monitor : ALEX ALMEIDA OLIVEIRA
02.   Monitor : GABRIEL GUIDA PASCOAL COSTA
03.   Monitor : WILLAME MENEZES DA SILVA
04.   Atirador: ANTONIO OLIVEIRA DOS SANTOS
05.   Atirador: GILMAR LOPES DA SILVA
06.   Atirador: ELIVELTON DE SOUZA ALMEIDA DA SILVA
07.   Atirador: TOMAZ GALDINO DE ARAUJO NETO
08.   Atirador: THIAGO ROBERTO DE CARVALHO SOUZA
09.   Atirador: PATRICK KAILA RODRIGUES LUZ
10.   Atirador: JWLLYANN WENDELL DE ARAUJO SILVA
11.   Atirador: JOSÉ RODRIGUES DA SILVA FILHO
12.   Atirador: CHRISTIAN WANDERSON MESQUITA LIMA
13.   Atirador: JOSÉ WILSON ALVES JUNIOR

Para encerrar essa belíssima solenidade, o Comandante do Tiro de Guerra, 1º Sargento Fernandes e o Diretor, Sr. Lenoílson Passos da Silva, Prefeito de Pedreiras, fizeram uso da palavra.

Após o comando de fora de forma da tropa, feito pelo 1º Sargento Fernandes, o Mestre de Cerimônia deu por encerrada a solenidade e convidou a todos os presentes a participarem de um coquetel que foi servido no próprio Tiro de Guerra 10-008. 


  
 

3 comentários:

  1. Este evento foi desrespeitado por uma carreata de meia dúzia de pessoas de um determinado candidato, que saiu sentido ao sítio novo comemorando sua candidatura. na mini-carreata eles passram emfrente ao quartel fazendo barulho, soltando foguete coisa que deixou o sargt. fernandes muito zangado, o caso vai pra promotoria. isso foi que me inforro, alguém sabe qual candidato?

    ResponderExcluir
  2. Sargento Fernandes, não precisa cassar o Lima, ele já foi cassado pela própria natureza.

    Salve Pátria

    ResponderExcluir
  3. GRANDE TG 10-008, PARABÉNS PELA BELA FORMATURA E FOTOGRAFIAS. SINTO SAUDADES DESSE POVO AMIGO QUE COMPUNHA NOSSA FORÇA E DOS LEAIS ATIRADORES.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.