SÓ NÃO ESTUDA QUEM NÃO QUER # 2: UFMA EM PEDREIRAS

UFMA e SECTEC assinam convênio para oferta de licenciaturas em 11 municípios


SÃO LUÍS - Ao todo, serão abertas 880 vagas para os cursos de licenciatura em Química e Biologia. O Edital do vestibular será lançado pela UFMA ainda neste semestre. As graduações serão ofertadas na modalidade a distância, nos 11 municípios maranhenses que possuem polo da Univima. 

O Maranhão dá um importante passo para apoiar a formação de professores no interior do Estado. A Universidade Federal do Maranhão – UFMA e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado - SECTEC assinaram hoje, 01, o convênio para início dos cursos de licenciatura em Química e Biologia, na modalidade a distância, com 880 vagas para 11 municípios maranhenses. A parceria inclui ainda o curso de pós-graduação em Petróleo e Gás. 

A iniciativa vem atender a carência de professores formados nessas áreas, identificada principalmente no ensino médio em municípios do interior do Maranhão. Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, a parceria só reafirma o compromisso social da Universidade diante das demandas do Estado, apontando a Educação a Distância como política estratégica. “A Educação a Distância é, sem dúvida, um caminho para reverter o problema educacional do nosso país, principalmente em áreas estratégicas, como das licenciaturas. Hoje, a UFMA tem uma forte política de EaD, com quase 12 mil alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação e extensão”, relata. 

Após assinar o convênio, a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, falou da importância das parcerias para melhoria da educação no estado. “Com a oferta desses cursos de extrema importância, damos mais um passo para cumprir as metas e avançarmos na qualificação. As parcerias com a UFMA são muito importantes porque a gente vê como o trabalho é feito com responsabilidade”, afirmou. 

Com duração de cinco anos, as licenciaturas em Biologia e Química serão realizadas nos 11 polos da Universidade Virtual do Maranhão – Univima, instalados em Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís. O diretor do Núcleo de Educação a Distância – NEaD da UFMA, prof. Othon Bastos Filho, explica como ocorrerá a gestão dos cursos. 

“Será utilizada a plataforma da Univima, pelo canal IPTV, de alta velocidade, além dos estúdios. As aulas práticas vão ocorrer nos laboratórios dos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão - Cetecmas. A metodologia será a mesma desenvolvida nos cursos a distância do NEaD/UFMA, iniciada desde 2007 e recentemente reconhecida pelo Inep, que deu nota 4 ao nosso primeiro curso de graduação a distância: Administração”, destaca. 

Além dos docentes da Universidade, os alunos contarão com uma equipe multidisciplinar especializada em educação a distância e um sistema online para acompanhamento da tutoria. Os conteúdos serão trabalhados através de videoaulas, videoconferências, atividades no ambiente virtual de aprendizagem, livros impressos, além de encontros presenciais para avaliação escrita e aulas práticas nos laboratórios de química e ciências biológicas. O edital de seleção será lançado ainda neste semestre, nos sites www.ufma.br e www.nead.ufma.br. 

As próximas ações do convênio UFMA e SECTEC ocorrem com a oferta do curso de pós-graduação em Petróleo e Gás. Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, a previsão é de ofertar 160 vagas, que serão distribuídas entre São Luís, Caxias e Imperatriz. O curso terá duração de 1 ano, com início previsto para o segundo semestre desse ano. 
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.