SÓ LEIA SE VOCÊ PUDER OLHAR ALÉM DA TORRE DA IGREJA


Esta semana fui procurado por uma paroquiana muito preocupada comigo, dizendo-me: “ Pe. O senhor está se envolvendo na política de Pedreiras? Segundo ela, não é bom deixar o circo pegar fogo? sem titubear disse estou me envolvendo sim como Padre. E como seguidor de Jesus Cristo nãop posso deixar que homens de bem possam incendiar seus corações por algo passageiro. Não estou envolvido na política partidária, porque não sirvo partidos, mas estou sendo cada vez mais bombeiro apagando arestas, egos inflados pelo poder, buscas desenfreadas para prefeitura, rusgas entre amigos e muitas vezes pessoas de igreja. Me escutem com os ouvidos da Fé.

- Minha atuação nesta paróquia é acima de tudo colocar o meu sacerdócio em prática sem ser burguês e sem prepotência, quantas vezes humildemente tive que buscar auxílios dos políticos para fazer acontecer o reino de Deus entre os pobres?

- Minha função nesta paróquia é ser pai espiritual para ajudar as ovelhas a escutarem a voz de Deus e não do Maligno que divide as pessoas, que cega às pessoas para o poder, que leva a competição pela competição num tempo tão pequeno de vida. Não durmo tranquilo vendo essas turbulências e ficar parado como alguém imobilista. O padre não é só para rezar missa, não posso decepcionar a minha Igreja que tanto amo.

Deus me fez padre não para OMISSÃO, mas para MISSÃO! Eu sou profeta, não posso faltar com a verdade, com orientação, com o discernimento.

Nem sempre o que eu digo para os políticos saem da forma que eu digo. Porque existem os furacões do fuxico que são piores do que parasitas. Mas falei para senhora que me indagou , eu vou dizer-lhe o que eu falo todo dia para os políticos de Pedreiras tanto da situação e da oposição que gozo de uma boa aproximação e respeito.

1- Nós somos filhos de Deus, não substituam Deus pelo poder; quando o homem buscou o poder (ADÃO) ficou nu, da dignidade de Deus;

2- Nós somos uma só humanidade, filhos de Deus, porque não nos comportamos como irmãos?

3- Diante de Deus somos todos iguais, devemos também ser assim em dignidade e em oportunidades;

4- Não podemos perder a solidariedade com os pobres e nossa solidariedade não pode ser paternalista, porque não podemos tratar os menos favorecidos como descartáveis;

5- A solidariedade e a fraternidade devem ser exigentes: damos e recebemos , para que também a própria solidariedade, alem de alimentar as pessoas e curar doenças, facilite e estimule a vivência da própria cultura;

6- Tenho dito a todos os políticos, minha missão é Evangelizar e não posso fechar os olhos à realidade crucial em que vivemos. Não sou um padre materialista, mas precisamos cuidar das necessidades do ser humano para atingir o seu espírito para Deus. Nesta terra residiremos por pouco tempo.

7- Ai de quem disser que estou fazendo política partidária para A ou B, porque não me pauto em homens que mudam com facilidade e rasgam princípios e valores que são evangélicos. Afirmo: não sou santo, luto para me santificar e para isso a igreja me ensinou amar os pobres, escutar a sua palavra que liberta, que faz a gente enxergar além da torre da Igreja, não posso separar fé da vida e não fico parado diante de guerras, egos inflados, competição e conflitos... posso até não fazer nada, mas sensibilizo para os instintos não serem maiores que a razão;

8- Sou o padre da Igreja Católica e sonho que esses candidatos de pedreiras vislumbrem ventos de esperança para os jovens drogados, os idosos desassistidos, as mulheres abandonadas, as crianças sem perspectivas de futuro e se quiserem podem ir comigo ver a realidade nua e crua que presencio todos os dias!

9- Tenho dito aos políticos que pleiteiam a Prefeitura de Pedreiras: entrem num processo de conversão de mudança de vida e mentalidade.

10- Como católico não posso ferir a minha igreja que prega o ecumenismo e o que Pedreiras precisa é ser a verdadeira princesa do Mearim edificada pela grandeza de espírito de seu povo; O nosso povo só quer presença e atenção!

11- Como eu não sei usar a homilia para dar lição de moral em ninguém, prefiro já colocar meu ponto de vista, pequeno, limitado às vezes aqui no Facebook. Porque o que dito as escondidas podem também bradar nos telhados. Não me escondo por trás de mascaras.

12- Tenho sido convocado por todos os políticos desta terra onde muitos expressam os mais bonitos sentimentos, não posso deixar de atender A para prevalecer B. Agora eu digo sempre a A e a B que só se pode resolver os problemas de Pedreiras desde saneamento básico a emprego, se houver de forma simultânea, políticas oficiais e políticas domésticas, grupais, partidárias, de associações. ONGs. É preciso que tenhamos uma consciência política, é preciso assumir uma vocação política e não rotular pessoas a partidos. Quem não se envolve na política fica apenas cantando canções de protestos e o nosso tempo adolescente já se passou.

13- Por ultimo tenho dito e continuo dizendo como padre de uma Igreja de dois mil anos. A política sempre foi desmoralizada, foi ficando nas mãos de pessoas muitas vezes sem consciência social e sem responsabilidade. Tanto partidos como sindicatos causaram muitas decepções, MAS CONTINUAM SENDO VÁLIDOS mesmo que já não sejam tão hegemônicos, porque também há muitos movimentos sociais e ONGs que são muito valiosos.

14- A minha Igreja que respeita outras Igrejas, sempre fez caridade, promoção humana, mas se não nos envolvermos nas estruturas, não podemos sonhar e concretizar o Reino de Deus.

15- Prezado leitor, e amigo a ESPERANÇA É O DNA da raça humana. Podem tirar-nos tudo, menos a esperança fiel, como canto, como ajo, mesmo cansado de visitar nosso povo, os pés inchados e doloridos, mas o sabor de esperança é bem maior. A esperança é confiável, ativa, justificável e atuante.

16- Se o padre José Geraldo diz que Deus é amor, é preciso praticá-lo, se digo que Deus é vida, preciso romper todos os partidos e fazer que os candidatos à prefeitos potencializem a vida. A religião não é a práxis, é fé, dizia-nos, eu digo a fé sem a prática é uma quimera e também um sarcasmo.

17- Um grande abraço a todos os candidatos a Prefeito, e vereadores de nosso estimado município de pedreiras! Sigam os seus partidos que o padre José Geraldo com as suas orações ao nosso Deus, vai ajudá-los por inteiro.

21 comentários:

  1. Coragem é para poucos mais conhecir o Padre José Geraldo, um Homem que veio do povo e serve o povo, que não ver com os olhos, mais sim com o seu coração, muito obrigado por você existir, ainda bem que agente se tem.
    Que Deus te abençoe,seu amigo Rogério do PT.

    ResponderExcluir
  2. NA ELEIÇÃO PASSADA PESSOAS SEM NENHUM ESCRÚPULO, LEVARAM A QUESTÃO POLÍTICA PARTIDÁRIA PARA O LADO DA RELIGIÃO,QUERENDO INSUFLAR OS EVANGÉLICOS CONTRA OS CATÓLICOS E VICE VERSA. AGORA CHEGA O PADRE JOSÉ GERALDO COM MUITA SABEDORIA,AMOR NO CORAÇÃO,SERENIDADE E HUMILDADE,FAZ O PAPEL DE UM VERDADEIRO MISSIONÁRIO DE DEUS QUE É UNIR AS PESSOAS. PARABÉNS PADRE.

    ResponderExcluir
  3. Padre espero q o Senhor consiga colocar na cabeça desses político o seu real papel diante de um orgão publico.A politica daqui nos entristece bastante e é porque pouca eu votei,mais já estou saturada da nossa política.

    ResponderExcluir
  4. É, "seu" Rogério do PT, mas não basta só ter tido o prazer de conhecer o Padre Zé Geraldo; não basta só dizer e admirá-lo por ter vindo do povo e servir o povo; não basta confirmar que o Sacerdote ver com os olhos do coração; quer dizer, não basta, não basta, não basta...
    É preciso, mais que reconhecer essas qualidades na figura do Padre, seguir o exemplo desse Homem. Viver os ensinamentos que ele nos ensina todos os dias nos sermões, nos encontros, nas palestras e nos cursos que já ministrara. A melhor forma de você reconhecer o caráter de uma pessoa, é também tentar fazer o que essa pessoa faz.
    Se você como cristão tem o prazer de estar sempre ao lado dele, procure aprender as coisas boas que esse maravilhoso homem tem a nos ensinar.
    Saiba, Rogério do PT, que eu não estou lhe dando lição de moral e nem estou aqui sendo moralista, mas, meu caro, já está na hora de você refletir sobre a sua pessoa, a sua postura e procurar impor uma nova maneira de ser. Quando a gente faz parte de um grupo, de uma agremiação seja ela social, cultural ou partidária, não devemos deixar que o sectarismo tome conta da nossa razão e nem tão pouco das nossas emoções.
    Não é crítica, não é lição de moral. Eu não sou aquela senhora do vídeo que lhe "esculachou", sou alguém que convive com você no dia-a-dia.

    Juventude

    ResponderExcluir
  5. Tá certo o Padre, não podemos nos afastar da política por causa dos "políticos" a nossa participação é essencial para mudar essa maneira de fazer "política" vigente em nossos dias. E tá certo o Padre quando diz que não toma partido. Um abraço grande Pe.José Geraldo.

    ResponderExcluir
  6. Belo e sincero pronunciamento de nosso Reverendo. Sinto que foi extremamente verdadeiro, do mais íntimo, do fundo da alma, como de diz no popular. Estou convivendo muito no meio evangélico por uma recente conversão e vejo aqui e acolá intrigas quanto à real intenção do sacerdote com suas ações mobilizadoras e de muito sucesso. Conheço sua índole e intenção pelo pouco que convivemos até agora e não vejo má fé nem segundas intenções, senão a prática do verdadeiro cristianismo e da verdadeira igreja, aquela de Atos, em que os cristãos tinham tudo em comum e dividiam seus bens com alegria; além de fazer a igreja católica sair da rotina enfadonha de sua liturgia, que só lhe faz perder fiéis a cada dia pela distância de seus pastores das reais necessidades espirituais de suas ovelhas. Entendo esse o trabalho principal do Padre Zé Geraldo - brilhante e abençoado.
    Mas se ele está fazendo política? E se estiver? Vamos analisar alguns fatos. Cristo foi um prisioneiro e condenado político, não religioso. Dom Paulo Evaristo Arns definiu política como a luta pelo bem comum. João Paulo II trabalhou em grande parte de seu pontificado arduamente no mundo político e talvez tenha sido o mais hábil político do século passado para derrubar a "cortina de ferro", o Muro de Berlim e fazer a abertura política do leste europeu, salvando inúmeras vidas e mudando a história da humanidade. Dom Hélder Câmara resistiu bravamente à ditadura no Brasil com sua política de bravura com o amor à frente, perseguido pelos poderosos, amado pelos humildes e protegido pelos intelectuais do mundo todo, conhecido como "o Arcebispo Vermelho". Não é pecado padre fazer política porque a mensagem cristã é eminentemente política, pois é revolucionária, prega o amor, é contra a miséria, a fome, a opressão, a violência, a exclusão social. Se sua política, Padre, for essa, parabéns, o senhor está seguindo o cristianismo de verdade, não somente aquele de glórias e aleluias sem se preocupar se o irmão ao lado passa fome ou não.
    Admiro-lhe grandemente e tenho orgulho de tê-lo em minha paróquia e em minha cidade. Abraços fraternos!!!
    Dr. Allan Roberto Costa Silva

    ResponderExcluir
  7. Coerência e coragem devem acompanhar o discípulo de JESUS CRISTO, o profeta ANUNCIA E DENUNCIA e disso não pode se omitir. PARABÉNS Pe. Zé Geraldo pela sua coragem, é preciso tirar nossa querida cidade desse marasmo, dessas disputas infelizes que só a levam para o atraso... são exemplos como o seu e de tantos outros homens como citou bem o Dr. Alan Roberto que me mantêm nessa igreja. DEUS esteja ao seu lado.
    Allan Roberth Vieira Alves

    ResponderExcluir
  8. O espírito Santo tem suscitado dentro da Igreja bons e atuantes sacerdotes. Seu texto chega num momento muito propício padre José Geraldo e afasta sem sombra de dúvidas os olhares maldosos e soberbos que o acusam de partidarismo.
    Na verdade o espanto dos bajuladores partidaristas de plantão com sua pessoa, é pelo fato de que a sua verve anuncia A POLÍTICA tal qual a pensada primordialmente , contudo em pedreiras faz-se e muito bem, a politicagem: a defesa não é coletiva mas tão somente pelos benefícios pessoais que são assegurados a cada um ou a cada uma que aplaude vigorosamente seu candidato, ainda que este não ofereça nenhuma condição de disputa.
    Parabéns pelo texto que exemplifica muito bem sua atuação de agente de Cristo na terra. Ele é um Brado estridente contra as forças DIABÓLICAS que inudam tantos corações afogados nos ilusórios oceanos do poder.
    o exemplo de adão fala por todo o texto. Enfim, que Deus o abençoe e que o inspire. E ainda, que abra os corações daqueles que lerem este texto para não sejam estes parágrafos sem representatividade alguma diante da dureza dos mesmos.
    José de Freitas

    ResponderExcluir
  9. O Analfabeto Político
    O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
    Bertolt Brecht
    ...Ainda assim Padre, eu acredito que a PAROQUIANA está olhando além da torre da Igreja.Peço a Deus em nome de Jesus, que lhe dê sabedoria e coragem para enfrentar os desafios e,principalmente que lhe abençõe na missão de evangelizar no sentido de despertar o bom senso dos políticos da nossa cidade e o senso crítico dos eleitores.

    ResponderExcluir
  10. Deus misericordioso olha para nossa gente.
    Estamos impaciente aflito e muito nervoso.
    Padre Geraldo é bondoso e firme na sua oração,
    e Senhora de sião intercede imediato e nos mostra
    o candidato livre da corrupção.

    Padre Jose Geraldo, parabéns sou seu fã incondicional
    " Padre poeta,poeta padre"
    Deus foi generoso com nossa paróquia, quando o enviou no momento quando o rebanho mais precisa.
    Padre Valdenicio não fique enciumado, pois do Sr. também da sua sucintez, pois como um bom mineiro o Sr. também é um bom padre. Tenho convicção que nossa paróquia está em boas mãos.
    Um abraço..........

    Poeta que sonha com politica justa, democrática e livre da corrupção.
    Pedreiras me aguarde!!

    ResponderExcluir
  11. Doutô Allan aquele nome na relação dos fichas sujas é o senhor mermo?
    Rapaiz, eu não acredito, istudia o senhor falou tam bonito e agora me escandalizou. Éguas lascou foi dentro. Assim nóis do PT vai rir da sua cara,
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Amigo Padre José Geraldo,

    Seje confiante na sua missão como sempre foi, Deus proverá sua força como sempre, o senhor não esta em Pedreiras por acaso, há algo divino nos projetos do criador e que muitas pessoas infelizmente não enchergam.
    Antes de criticar e preciso elogiar, antes de jogar a pedra e preciso verificar se ela não bate e volta, o mal da lingua é idiondo e procura transpormar anjos em demônios, prega palavras mentirosas para que os menos esclarecidos acreditem e meu amigo suas qualidades são o inverso do mal, sua arvore é do bem e produz sombra, flores e frutos..
    O senhor chegou para fazer a diferença e somar com o Padre valdenício, para amar ao próximo, para pregar a palavra de Deus, para fazer a Igreja de São Benedito e seus fiéis ser reconhecida ainda mais pelos seus feitos e levar ainda mais almas aos céus.
    Certas pessoas infelizmente só vêem os espinhos nas rosas mas não se preocupe, essas certas pessoas são minoria pois a maioria encherga a rosa e o perfume, trabalhemos então para que a miopia da alma seja curada pois seu trabalho é maior, sual alma é maior e seu propósito de promoção humana maior ainda.
    Li e concordo com suas palavras pois sou participante de suas caminhadas e embora distante acredito fielmente no senhor e no coração do povo pedreirense.
    Sgt Granges
    Natal-RN

    ResponderExcluir
  13. Amigo Padre José Geraldo,

    Seje confiante na sua missão como sempre foi, Deus proverá sua força como sempre, o senhor não esta em Pedreiras por acaso, há algo divino nos projetos do criador e que muitas pessoas infelizmente não enchergam.
    Antes de criticar e preciso elogiar, antes de jogar a pedra e preciso verificar se ela não bate e volta, o mal da lingua é ediondo e procura transpormar anjos em demônios, prega palavras mentirosas para que os menos esclarecidos acreditem e meu amigo suas qualidades são o inverso do mal, sua arvore é do bem e produz sombra, flores e frutos..
    O senhor chegou para fazer a diferença e somar com o Padre valdenício, para amar ao próximo, para pregar a palavra de Deus, para fazer a Igreja de São Benedito e seus fiéis ser reconhecida ainda mais pelos seus feitos e levar ainda mais almas aos céus.
    Certas pessoas infelizmente só vêem os espinhos nas rosas mas não se preocupe, essas certas pessoas são minoria pois a maioria encherga a rosa e o perfume, trabalhemos então para que a miopia da alma seja curada pois seu trabalho é maior, sual alma é maior e seu propósito de promoção humana maior ainda.
    Li e concordo com suas palavras pois sou participante de suas caminhadas e embora distante acredito fielmente no senhor e no coração do povo pedreirense.
    Sgt Granges

    ResponderExcluir
  14. Vamos a Igreja para OUVIR e refletir a PALAVRA DE DEUS, que segundo o Sr.Allan Roberto é ENFADONHA!OUÇA, MEDITE....agora se você quer dar pulos e dar gritos pensando que Deus é surdo procure as outras correntes religiosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou vc não sabe ler ou não sabe interpretar texto, caro Anônimo. Eu não disse que a "palavra de Deus é enfadonha", eu disse que a "liturgia católica é enfadonha". Vc sabe o que é LITURGIA? E para achar que Deus é surdo dando pulos e gritos, fique mesmo na Igreja Católica congregando na Renovação Carismática, que tem essa prática, a mesma que João Paulo II quiz esmagar com mão de ferro dizendo tratar-se de "infiltração pentecostal no seio católico".

      Eu me acabo de rir de vcs... eu não sou tão importante assim para vcs se preocuparem com tudo o que eu digo. Ou sou e faço muita opinião. Me amam demais... ou me odeiam bastante. Ou é inveja sobrando...

      Excluir
    2. A liturgia Católica é a celebração do Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério Pascal.Portanto para mim,referir-se a Liturgia Católica como "enfadonha" é chamar de "enfadonho" o Deus por ela celebrado.Quanto ao que EU penso da Renovação Carismática ela é sim uma "infiltração pentecostal no seio Católico" como diz você, afirmou o saudoso Papa João Paulo II.Creio na boa intenção de seus membros mas não concordo com a sua maneira de expressar a fé.Para mim Igreja não é picadeiro e nem lugar para excentricidades! Tem algo de mal nisso? Não posso opinar? Assim como você desrespeitosamente opinou? Quanto a fazer opinião, você faz sim.Afinal és um membro respeitado da comunidade, respeito adquirido através da profissão que exerces e dizem muito bem.Quanto a te amarem? Não sei,és muito controverso. Odiar? Talvez alguma outra pessoa, não eu. Inveja? De ti? Não tenho. Sorria, sorria muito, o riso é uma das coisas boas da vida.

      Excluir
    3. Doutor imcina nois ae como fas pra entre neça fixa suja.

      Excluir
    4. Se opinei dePara muitos opinei RESPEITOSAMENTE. Discordo do seu conceito de liturgia. E continuo com minha opinião de enfadonha tal liturgia católica romana. Agora dizer isso não é desrespeito, pq expresso o livre arbítrio que Deus me deu. Como o hindu acha o cristianismo uma balela, o islâmico um pecado mortal, o budista uma excentricidade, e o judeu uma má interpretação da vinda do Messias. Quer dizer então que esses milhões de habitantes mundiais pq discordam do catolicismo estão desrespeiatndo-o. Não! Estão exercendo a maior expressão da existência e da dádiva divina: a liberdade do homem! Não resuma o mundo ao seu mínimo mundo do seu redor. Quando fui em Roma em 1º maio/2011 para a beatificação de João Paulo II, se vc ouvisse o que ouvi de tantos padres brasileiros lá sobre nossa Igreja Católica santa e pecadora, aí sim, vc ficaria triste com a igreja e com nossos pastores. Mas a prova de que ela é de instituição divina, é que passou por tantas e tantas crises e resistiu a todas impávidamente...
      Já sobre fazer igreja ou o presbitério de palco ou local de excentricidades... ... rsrsrsrs... ... por favor, não critique o que tão bem vem fazendo o nosso Padre Zé Geraldo e que vem ressurgindo nossa Paróquia. Não confunda a cabeça das pessoas.
      Se vc é fiel católico e entende algo de igreja, eu tb entendo, meu irmão. E engraçado é que vc só viu a parte do meu texto de elogio ao Padre em que critiquei a liturgia, não viu os 99% de elogio à pastoral dele aqui. Seja menos amargo e mais feliz em Cristo.
      Paz e bem.srespeitosamente, cara, esta é a SUA opinião.

      Excluir
  15. Doutor porque o pessoal do PT tá dessendo a lenha no siô aí na rua? já passaro na casa duma tia minha e dissero que o sinhÕ é ficha suja é tá com raimundo e totonho.

    Filha da Dona nenem

    ResponderExcluir
  16. realmente a turma do PT tá queimando o Allan nos bares e onde eles passa.

    fuxiqueiro

    ResponderExcluir
  17. Eita que esse Allan rende, parece arroz novo.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.