POLÍTICA 2012: NOTAS RÁPIDAS


PEDREIRAS VIRA REFERÊNCIA

Santa Inês, Paço do Lumiar, Parnarama e pelo menos mais vinte cidades do Maranhão estão utilizando o modelo adotado por Pedreiras nas eleições municipais, onde após definidas as coligações, o Juiz Eleitoral, o Ministério Público e as coligações definem as regras e os limites permitidos para utilização de estruturas e pessoal “contratado” para trabalhar nos comitês eleitorais. Na ultima eleição cada coligação em Pedreiras teve direito a cinco carros de som, cinquenta pessoas para “trabalhar” em cada comitê, também foram delimitados os horários de funcionamento dos carros de som até as 18 horas e os critérios para colagem de cartazes e pinturas de muros, o que diminuiu, além do custo das campanhas, a poluição sonora e visual da cidade. O trabalho deve se repetir nessa eleição em Pedreiras e foi fruto de um trabalho realizado pelo Juiz Douglas Martins quando da sua passagem pela cidade.
AS CHANCES DE CADA COLIGAÇÃO

Ainda no ano passado, em matérias publicadas aqui no blog, fizemos duas previsões. A primeira, seria que a eleição em Pedreiras teria este ano três coligações e se concretizou com a realização da convenção da terceira via, no último dia 23. A segunda diz respeito as chances de cada coligação na eleição dos vereadores, já que a câmara vai de nove para treze vagas, a partir do dia primeiro de janeiro de 2013. O quadro abaixo mostra hipoteticamente o que pode acontecer. Agora é aguardar outubro para ver o que pode acontecer.

<><>
<><>
<><>
<><>
COLIGAÇÃO
VEREADORES QUE A COLIGAÇÃO ELEGERÁ
VEREADORES COM MANDATO QUE DISPUTARÃO NESTA COLIGAÇÃO
DR WALBER, PRTB 28
ELEGE 5, NO MÁXIMO 6 VEREADORES
SEIS VEREADORES DISPUTARÃO, KLEBINHO VAI TENTAR A REELEIÇÃO
TOTONHO, PRB 10
ELEGE DE 3 A 5 VEREADORES
TRES VEREADORES DE MANDATO DISPUTARÃO POR ESTA COLIGAÇÃO
SIMPLICIO, PPS 23
ELEGE DE 2 A 4 VEREADORES
NENHUM VEREADOR DE MANDATO ESTARÁ NESTA COLIGAÇÃO

7 comentários:

  1. Primeira vez que vejo uma análise de conjuntura previsiva sobre política, principalmente sobre resultado eleitoral, tão concisa e objetiva. Parece mais coisa de adivinhador, jogador de búzios etc. Pensei que de Mãe Dinah aqui no blog só o Hacher X9.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
    Paulo Freire
    Estou acompanhando o processo eleitoral de Pedreiras através do blog Pedras Verdes e das conversas informais e, é muito interessante observar como esse processo se desenvolve nas ruas, nos postos de moto táxi, nas filas de banco, na feira livre, enfim...é interessante também observar que este processo vem sofrendo alterações ao longo do tempo.Se nos reportarmos há 10 anos percebemos que Pedreiras teve um considerável avanço no contexto sócio-político-econômico e a Faculdade de Educação São Francisco-FAESF é parte integrante desse processo e tem contribuído significativamente para a transformação da nossa sociedade.
    Os eleitores estão mais atentos,mais críticos,tem mais acesso as informações e, portanto, mais exigentes.De tal modo que, não existe mais espaço para discursos evasivos,apelativos,...
    Este novo cenário político exige das Coligações supracitadas a apresentação de um PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS que contemple ações concernentes com as reais necessidades da nossa população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em parte voce seu ponto de vista está correto, mas convenhamos, as candidaturas e alianças politicas reinantes são de arrepiar e isso denota uma certa decepção (me incluo) com nossas lideranças. Aqui como na maior parte dos municipios brasileiros, só é candidato quem falou mais alto e disse em alto e bom som que tem dinheiro ou no minimo, está articulado com os poderosos de fora de nossa cidade. NINGUEM, NINGUEM MESMO, SEM EXCESSÃO, pensa em melhorar a situação do povo e isso ne deixa triste e revoltado. TODOS ELES defendem interesses pessoais. E, se voce acha que nosso eleitor tem mais consciencia, sinto muito lhe dizer que VOCE ESTA ERRADO. Temos varios exemplos de pessoas dignas, vocacionadas para a melhoria do municipio que sequer se arriscam. A corrupção entranhou na sociedade que quando se questiona a lisura deste ou daquele candidato, a resposta é simples e direta: "O QUE QUI TEM, TODO MUNDO ROUBA MESMO, TUDO É IGUAL MERMO". Plano, promessas só vigoram com participação popular e transparencia. Como será possivel ser transparente se o candidato, vai gastar milhoes na campanha para aliciar "lideranças" e influenciar o eleitor e depois vai se ressarcir. Vou parar aqui, mas tenho mais "bala na agulha"
      assino
      PedreirasLivre

      Excluir
  3. O certo mesmo era não reeleger nenhum vereador de mandato, pq até hoje nenhum dos nove que hair estão fizeram nada principalmente o Kleber Branco, pra não ser tão radical defenderia a reeleição de Robson Rios é o unico que ainda fez oposição os outros todos são sub serviente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo o Robson Rios está imitando o vereador Cearense, esse sim fez pelo povo.

      Excluir
  4. Simproessema e Sidserp29 de junho de 2012 às 05:57

    Uma coisa sei, o meu vereador Elcinho girio estará entre os eleitos, a educação precisa de um jovem de luta como este pra defender os interesses dos professores e do nosso alunado, elcinho o povo marchará firme com vc estamos juntos

    ResponderExcluir
  5. vai ser desse jeito mesmo até para prefeito: walber primeiro, totnho segundo e siplicio terceiro

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.