O POVO QUER FALAR: DIVALBER VIEIRA, FLAGRANTE EM ESTRADA NO MARANHÃO

 SITUAÇÃO ROTINEIRA NAS ESTRADAS QUE CORTAM O MARANHÃO

Nas minhas constantes-obrigatórias-e-frequentes viagens de Pedreiras a Tuntum, sempre encontro situações inusitadas ou algo interessante no percurso. Veja as imagens postadas e analisem comigo: 

As pessoas são transportadas sem nenhuma segurança e, quando eu digo nenhuma, é no sentido literal da palavra mesmo. Confesso que, a cena me deixara um tanto estarrecido, e uma reflexão me veio à cabeça: 

Vivemos realmente em mundos bastantes diferentes uns dos outros! 

Senão vejamos: É de se entender que pessoas se submetam a transportes dessa natureza onde o mesmo é a ÚNICA opção, mas, neste caso, trata-se de uma rodovia federal, bastante movimentada, com dezenas de vans e ônibus passando a cada trinta minutos e ainda tem gente que usa esse tipo de condução, expondo-se ao iminente risco de vida. Logo se percebe que se trata de um problema cultural, essas pessoas, apesar da evolução dos transportes, ainda procuram estes meios primitivos talvez por conta de acharem - consciente ou inconscientemente - que este é o tipo de condução apropriada ao seu estilo de vida, causando dessa forma, uma auto-exclusão social. 

Ali ninguém liga para perigo: nem motorista que dirige com o braço de fora, nem os rapazes pendurados atrás do carro, nem pais e mães que colocam seus filhos nesta situação e nem o Estado, que deveria ver e zelar pelos seus. 

Já que citei o Estado, pergunto: Onde estão os órgãos fiscalizadores desta rodovia? Cadê a Polícia Rodoviária Federal? Serão coniventes com tal prática? Por que, ande com o licenciamento do seu carro atrasado por ali, ou com uma película um pouco mais escurecida que eles chegam “rente” como abutres (estão certos, eu sei, mais ainda assim registro minha indignação). 

Enfim, uma simples situação me fez refletir nas nossas mazelas rotineiras, coisas nossas... só nossas, que um dia hão de não mais ser, que elas fiquem apenas neste hoje, e que ele se torne um pretérito distante, eu espero! Temos uma boa oportunidade, esse ano, de começar a mudar este cenário, colocando a consciência à frente do nosso voto. 

 DIVALBER VIEIRA

8 comentários:

  1. Amigos estive agora pouuco na quadea onde é realizada a grande festa da semaana da cultura em Santo Antonio dos Lopes e fiquei estarrecido com o que vi, o local da festa ou seja a quadra parecia mais um chiqueiro me desculpe os porcos, chiqueiro é mais limpo com certeza, o cara que ganhou varios km de asfalto e não teve a descencia de asfaltar o local da festa praa min é um porconelio, vergonhoso, se ele não gosat de limpesa podia peleo menos respeitaar os visitantes, voltei pra casa porque não sou porco, moro em pedreira sou apenas um visitante.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo e irmão Divalber Vieira, a quem eu tenho a liberdade de chamá-lo de Divalber de Nazaré, uma alusão a sua querida mãe.
    Amigo, eu estou muito feliz com o seu texto-protesto que retrata a situação de desmando que reina nesse Estado que muito amamos - o Maranhão. Que vergonha, que falta de respeito e compromisso com as Leis, as quais são desrespeitadas a toda hora.
    Fico feliz também que as pessoas estão compreendendo a proposta do Blog.

    Joaquim Filho
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Divalber, fico feliz ao ler seu texto por vários motivos raros em nossa cidade e região: correção gramatical e livre fluência, consciência plena dos direitos e deveres de um cidadão, coragem de criticar/protestar e se identificar e a grandeza de explorar um tema de tamanha importância. Parabéns, meu rapaz. Minha admiração e respeito.

    ResponderExcluir
  4. Joaquim Filho de Angelita, obrigado pela cordialidade das palavras.
    E agradeço ao Pedras Verdes pelo espaço cedido. Contem comigo sempre que precisarem!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Allan,

    Suas palavras me chegam com apreço e lisonja. Tenho uma grande estima por vc, sempre me pego tecendo bons comentários a seu respeito quando estou com amigos a falar do nascimento do meu primeiro filho, onde vc realizara o parto. Poucas vezes vi tanto profissionalismo reunido em uma pessoa!
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Caro Divalber,

    Eu quero lhe parabenizar por tratar de um tema tão importante, precisamos melhorar o nosso transporte público,sim, mas sobretudo necessitamos também melhorar nossa condição social e econômica.Gostei bastante da forma clara e precisa do seu texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Que blog é esse que vc entra não ver as noticias em destaque ver é propaganda, vcs do Pedras Verdes precisam verificar isso, a pessoa passa horas procurando uma reportagem e muita das vezes não encontra. o que for manchete coloca em destaque, organizem-se.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.