COMENTANDO A ENQUETE: “Se você fosse candidato a prefeito (a), qual das pessoas abaixo escolheria com o VICE?”.


Em uma eleição majoritária a figura do vice muito importa para "somar". O Vice tem seu peso e papel previamente estabelecido durante a campanha, no entanto muitos se esquecem de que este cidadão estará adjunto ao poder e que na linha sucessória do comando do executivo municipal ele é quem deve tomar as rédeas do município - pelo menos era para ser assim. 

A escolha de um nome para vice tem muitas variantes, observam-se alguns pontos que qualificam esses "vices" para compor chapas: uns caem de paraquedas, outros são escolhidos pelo poder econômico, alguns tem grande entrada na comunidade (médicos, magarefes, feirantes, professores, religiosos, empresários etc.); mas também tem aqueles que são políticos tradicionais, de longas batalhas, tem currículo e grandes exemplos para falar. 

Para se atrair o voto do eleitorado um bom nome para "vice" faz parte da estratégia de todos os grupos. Escolher um candidato que consiga agregar e progredir dentro do processo é uma grade jogada. A união perfeita pode empolgar os eleitores, deixando de ser apenas uma união política e passando a ser uma coligação química. 

Em nossa enquete realizada há alguns dias, com toda segurança e condições iguais de situação para todos os nomes envolvidos, inclusive com controle por IP e cookies, mecanismos estes que impossibilitam ou dificultam fraldes, fizemos o seguinte questionamento: “Se você fosse candidato a prefeito (a), qual das pessoas abaixo escolheria com o VICE?”. 

Entre os nomes envolvidos, o aparecimento de Marcílio Ximenes foi uma surpresa, o presidente do PDT de Pedreiras que também é gerente de uma empresa e dono de outra, vem crescendo politicamente e se destacando no meio político. Integrante da dita, Terceira via, Marcílio seria um bom nome a ser testado nas urnas. 

A presença de Fátima Vieira entre os primeiros colocados, já era esperada, Fátima além de ter uma história política interessante, ser filha e cara metade de político, conta com a popularidade que seu grupo está tendo neste momento. 

Dr. Walber é um vice de peso, talvez todos os grupos o quisessem para compor suas chapas já que é um dos que mais soma e atrai votos. Foi assim na eleição passada com Lenoílson; muitos atribuem a vitória por causa da união com Walber. 

Outro nome que já foi vice-prefeito e que muito pode somar dentro da estratégia de um grupo é o do vereador Klebinho Branco. Articulador Klebinho ainda luta para ser candidato dentro do grupo de Lenoílson, pois sabe que seu nome tende a crescer dentro da disputa eleitoral. 

Socorro Leite, agregada ao nome de Simplício Araújo tem seu charme, a vontade política que esta senhora vem demostrando e seu histórico de campanhas, qualifica e a credencia como importante peça dentro de qualquer grupo. Mesmo não estando entre as melhores opções da enquete, sua luta pode fazer com que dentro de uma campanha eleitoral seu nome cresça. 

Para Jacinto e Branquinho (pai) muitas explicações podem ser pontuadas, no entanto, é preferível que observemos que esses nomes também são bons para compor como vice e em uma eleição majoritária podem se destacar desde que trabalhados e preparados previamente. 

Ivaldo Lima é um estranho caso a ser analisado mais a fundo, já que o pessoal ligado a Ivaldo diz que onde se passa ouve-se em uníssono o clamor do povo por Lima – Será que aqui na internet é diferente? 

18 comentários:

  1. Como dizem os bons marqueteiros, na composição de uma chapa na verdade não se faz política!!! é isso mesmo, pelo menos dentro do grupo político não se faz opções por apadrinhamento, consaguineidade, afeto.. não! o que é válido de fato é o poder de apreensão da proposta do candidato para com o povo. desta Forma, o Maranmhão e o Brasil quase todo escolhe seus candidatos de formas erradas, pois não se considera o melhor perfil para vencer as eleições . Mas sim as situações acima descritas aliadas ao poder aquisitivo.
    Porém, aqui mesmo em Pedreiras e nas cidades vizinhas já vimos e aprendemos muito bem que só dinheiro não ganha eleição e muito menos o dedo indicador de quem está no poder.
    Para que o candidato e seu vice seja a dupla vencedora é necessário que ambos sejam bons mesmo. caso contrário o dedo de quem indica tocará quase sozinho a tecla de votação, porque os cartolas da política só entendem de eleição segundo a necessidade de sua conta bancária, mas o povo não, o povo leva em conta a história do canididato, seu passado, sua família, enfim...o povo sempre dá o troco para as escolhas mau feitas!!! bom vice para todos e prioncipalmente para Pedreiras.

    ResponderExcluir
  2. O que o nome desse forasteiro o Branquinho, que não tem nenhuma expressividade política nessa terra está fazendo ai? Valdeci deve tá se revirando no túmulo!



    Tô de olho.

    ResponderExcluir
  3. Nem pra vice o povo quer o Lima.
    Credo.
    Nessa eleição a disputa vai ser acirrada, entre Totonho e Marcilio (se este entrar).
    A mudança estar proxima!

    ResponderExcluir
  4. Ouve-se em uníssono o clamor do PT pelo o nome de Lima, é por isso que a percentagem ficou 5,38%, para vice, pois esse povo ligado ao PT de Pedreiras que mesmo é ficar mamando nas tetas da prefeitura, mas esse percentual acima citado não significa a votação dos menbros do PT, o percentual do PT de Pedreiras é 0,54%. hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio do Mercado você só falou a verdade a turma de hoje que acompanha o pt de Pedreiras já era.

      Excluir
  5. Joaquim Filho: (99) 8110.366818 de junho de 2012 às 20:03

    Penso que é de uma maldade, inveja e até falta de escrúpulo uma pessoa se passar por anônima aqui no blog somente no intuito de tentar denegrir a imagem de um homem como o Sr. Branquinho.

    Amigo, forasteiro, no sentido lexical da palvra é apenas um cidadão que vem de fora, ou seja, de outros rincões, que não quer dizer uma pessoa de má índole.

    Quem dera se todos os forasteiro que aqui chegaram, tivessem o caráter e a capacidade empreendedora do empresário Sr. Branquinho!!!

    Vamos estudar, ler, trabalhar e colocar essa mente ociosa para progredir, gente!

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA
    (99) 8110.3668 - jofefipoesia@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bem, salutar se faz esclarecer aqui que a intenção para vice não representa necessariamente a de titular. Desta forma, então, discordo do analista do texto sobra a situação do Lima, que pode ter melhor intenção de voto para prefeito e menos para vice-prefeito - são intenções e conjunturas políticas distintas - não confundamos! Pelo raciocínio do analista autor do texto sobre Lima, Marcílio Ximenes seria o virtual prefeito de Pedreiras. Essas enquetes de internet mesmo com controles de IP e cookies têm índice de insegurança muito alto. Não impede, por exemplo, que um maníaco como um Rogério do PT saia por aí em vários computadores da cidade fraudando a enquete como faz em suas outras maracutaias aqui no blog em suas várias facetas torpes. Portanto, Mr. Heel, cuidado com essas análises superficiais, pois hj você faz opinião nessa cidade e o que vc escreve e publica ou deixa de publicar por censura ou omissão tem importância nos fatos políticos da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
      Aristóteles
      ...seu ponto de vista faz sentido.

      Excluir
  7. ADVOGADO DO MR. HEEL18 de junho de 2012 às 23:15

    Acredito que todos os grupos tenham seus MANÍACOS, todos em iguais condições, pernas, mãos, inteligência, opiniões e manias... então, a enquete ainda continua sendo imparcial. As análises assim como os comentários são livres e garantidos até para você Dr. X, que comenta abertamente sem qualquer tipo de censura. Aqui está a prova maior.

    Agora, mesmo aqui há limites, e se barrar comentários ou textos caluniosos, difamatórios ou injuriosos for censura? considero Mr. Heel o próprio general do ATO INSTITUCIONAL NUMERO CINCO OU ATÉ MESMO PILATOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode se defender como Mr. Heel ou Henrique mesmo, cara, sem pseudônimos... Os termos "caluniosos, difamatórios ou injuriosos" entregaram a autoria da defesa, Mister. Opinião é livre e o novo e bom desse espaço era/é a liberdade. E não confunda "limites" com medo de "prejuízo" dos objetivos quaisquer do dono do blog desde que resolveu sair do anonimato, pois o anonimato era um dos maiores patrimônios do blog que a vaidade do seu dono deixou perder-se.

      Excluir
    2. ADVOGADO DO MR. HEEL19 de junho de 2012 às 01:03

      Meu cliente não vai entrar nesse seu jogo raivoso,(rsrsrs) pois não tem nada a provar para você. Essa partida nunca vai começar, esse jogo é só seu.

      Seu jogo de palavras é interessante e pode confundir o leitor mais desatento, porém, acredito que nesta situação não devamos manter este diálogo, já que nos encontramos em situações totalmente diferentes. Com a certeza de manter-se a cordialidade que sempre tivemos, encerramos aqui nossa fala e de já, garantimos que sua opinião sempre será respeitada.

      Excluir
    3. "... cordialidade que sempre tivemos..." rsrsrsrs, se entregou de novo, Mr. Heel... rsrsrs. Abraços!!!

      Excluir
  8. Gostei muito de Vê o nome de Marcilio sendo analisado, menino bom, talvez ainda nao seja sua, mas bom seria para Pedreiras que fosse.

    ResponderExcluir
  9. Sou amigo de Marcílio. Acho-o uma pessoa extraordinária. Uma pessoa humilde e muito prestativa. Agora, gente, para de querer transformar o rapaz nessa "coca-cola", que também não é por aí.

    Skin de Litro

    ResponderExcluir
  10. Dr. Allan, vulgo Dr. X e o Henrique, alcunha de Mr. Heel, com essas trocas de confetes envenenados, vão terminar se apaixonando. Vai ser a primeira vez que duas pessoas se apaixonaram através de um blog. Bom, se isso acontecer, me convidem para o casamento, rsrsrsrsrs!

    Urtiga e Cansanção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Advogados do Dr. X do Mr. Heel20 de junho de 2012 às 22:34

      Urtiga = Mãe Dinah
      Cansanção = Pai Tomás
      Julgam os outros por eles e sua profissão de adivinhos zodiacais além de sua união estável homoafetiva.

      Excluir
    2. Rsrsrs... Sigmund Freud em seus estudos da criação da ciência psicanalítica, quando descreveu o EGO, também descreveu os MECANISMOS DE DEFESA DO EGO. Entre estes há um de nome PROJEÇÂO, isto é, o indivíduo projeta em outrem a sua realidade íntima que o angustia. Urtiga e Cansanção, na minha opinião, freudianamente, cometeu uma 'projeção", isto é, costuma se apaixonar por homens e até se casar com eles e jogou essa realidade para Allan/Henrique-Dr.X/Mr.Heel.

      Excluir
    3. JHESSYKA LONGA DE VELUDO21 de junho de 2012 às 02:48

      ÉÉÉÉGUAS JOAQUIM POETA NESSA TU TI LASCOU KUAKUAKUAKAU

      Excluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.