ACADÊMICOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UEMA INICIAM ESTUDOS SOBRE RECURSOS HÍDRICOS EM PEDREIRAS

Acadêmicos do Curso de Química da UEMA

Os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Maranhão, Programa Darcy Ribeiro (UEMA), ainda no primeiro período de estudos, já se organizam e começam a desenvolver pesquisas sobre a qualidade dos recursos hídricos e a forma como a água está sendo utilizada para o consumo humano. 

Rio Mearim, trecho na parte urbana do Povoado Marianópolis e bomba de captação de água

Em uma fase mais incipiente, um grupo de estudantes se deslocou ao Povoado Marianópolis, município de Pedreiras, buscando observar como é feito o uso da água naquela localidade, já que, mesmo a comunidade tendo uma pequena estação de tratamento, a água disponibilizada para o povoado é captada e distribuída diretamente do Rio Mearim para as casas, sem qualquer tipo de tratamento. Os moradores que ora encontram-se satisfeito com a facilidade de acesso ao precioso líquido, estão fazendo uso de uma técnica de purificação de água que pode oferecer muitos riscos à saúde: o uso da pedra ume. Quimicamente, o Alúmen de Potássio pode ser encontrado na natureza, porém essa matéria também pode ser encontrada na forma industrializada e vendida livremente, sendo aplicada sem qualquer orientação profissional. A pedra ume é um componente usado na purificação de água promovendo a floculação de toda matéria orgânica e inorgânica que esteja em suspensão na água, permitindo a sedimentação desses resíduos deixando a água cristalina. Este produto tem elevado pH fazendo com que as impurezas se aglutinem formando flocos que são removidos facilmente. 

Aspecto da Pedra ume vendida e água descansando depois de aplicado o mesmo produto.

A água distribuída gratuitamente em um primeiro momento aparenta ser um grande negócio, no entanto, a médio e longo prazo o risco/benefício desta prática vai ocasionar problemas para saúde, principalmente a nível hepático, renal e gástrico, daí consequente desequilíbrio geral. 

Em países com níveis elevados de pobreza e corrupção a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda essa prática, tendo em vista que além da água ser escassa, pode ser que tenha elevados índices de contaminantes em suspensão nos reservatórios, sem que haja qualquer auxilio de entidades governamentais competentes.

Estação de Tratamento desativada, implantada no governo Edmílson Filho e aspecto de balneário local dentro do Povoado Marianópolis
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.